Esgoto e efluentes industriais: quais as diferenças?

Descubra aqui no Gestão Educacional o que são Esgoto e Efluentes Industriais e entenda suas difereças e importâncias!

O esgoto, conforme a definição ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas (NBR 9648), é um termo que abrange o esgoto doméstico, industrial, contribuição pluvial parasitária e água de infiltração (água do subsolo que penetra nas tubulações). É a água descartada de um ambiente, como limpeza de roupas, banho, louças e vaso sanitário. 

O esgoto possui algumas diferenciações de acordo com a sua origem, sendo essa diferenciação muito importante para o tratamento dos resíduos de modo específico e competente, sendo diferenciado em duas situações: O esgoto sanitário ou doméstico e o efluente industrial

Esgoto sanitário 

O esgoto sanitário, ou efluente doméstico, são resíduos oriundos de áreas residenciais.

Esta água é oriunda de higiene pessoal, necessidades fisiológicas e limpezas de modo geral, sendo composto basicamente por matéria mineral, orgânica, sólidos suspensos e dissolvidos, nutrientes e organismos patogênicos como vírus e bactérias.

Efluente industrial

Já o esgoto industrial, também chamado de efluente industrial, é oriundo dos processos em fábricas, podendo variar de propriedades de acordo com a especificidade da fábrica, suas atividades e matérias-primas, possuindo assim um tratamento específico para esse esgoto.

Exemplos desse tipo de efluente incluem águas de refrigeração, limpeza de máquinas, águas oriundas de laboratórios, etc. 

A necessidade do tratamento do esgoto

Esgoto e efluentes industriais quais as diferenças (Imagem: StorySet/FreePik.com)
Esgoto e efluentes industriais quais as diferenças (Imagem: StorySet/FreePik.com)

Segundo o SAAEC – Serviço Autônomo de Água e Esgoto, “geralmente, o esgoto não tratado contém numerosos agentes patogênicos, microrganismos, resíduos tóxicos e nutrientes que provocam o crescimento de outros tipos de bactérias, vírus ou fungos presentes em menor número”.

Por isso é tão importante os sistemas de tratamento de esgoto: é uma questão de saúde pública, evitando maiores riscos de poluição das águas e transmissões de doenças.  

Você também pode gostar de ler:
Poluição – O que é? Tipos, Consequências e Exercícios Resolvidos

Referências Bibliográficas 

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 8160: sistemas prediais de esgoto sanitário-projeto e execução. ABNT, 1999.

O que é esgoto? –  SAAEC – Serviço Autônomo de Água e Esgoto. Disponível em <https://www.saaec.com.br/esgoto/o-que-e-esgoto/> acessado 10/10/2022 às 13h40

NUVOLARI, Ariovaldo. Esgoto sanitário: coleta, transporte, tratamento e reuso agrícola. Editora Blucher, 2003.

Portal Tratamento de Água. Disponível em < https://tratamentodeagua.com.br/artigo/efluentes-domesticos-e-industriais-voce-conhece-as-diferencas/> acessado em 10/10/2022 às 14h50

Deixe seu comentário