Barômetro: o que é, de mercúrio ou aneroide e para que serve

Barômetro de Torricelli, ou apenas barômetro, é um artefato utilizado para medir a pressão da atmosfera, sendo a unidade de pressão chamada de “bar”. Ele foi inventado pelo matemático e físico Evangelista Torricelli, no ano de 1643 – daí seu nome.

Foi esse estudioso que descobriu a existência da pressão no ar, além de projetar o aparelho. Existem dois tipos de barômetros mais comuns, entre eles: o aneroide, que é metálico, e o que é à base de mercúrio.

Barômetro de mercúrio

Ele é feito de um longo tubo de vidro com uma cuba do mesmo material contendo mercúrio. Torricelli fechou uma das partes desse tudo de vidro e encheu com a substância. Depois, tampou a outra ponta e ao inverter o tubo, mergulhando uma das pontas em outra bacia com mercúrio.

Ao soltar, ele percebeu que a quantidade de mercúrio diminuía até certo ponto, porém parava ao alcançar, mais ou menos, 76 centímetros – por isso o valor comum da pressão é de 760 mmHg – 1 atm.

Então, ele concluiu que existia vácuo acima do mercúrio e que a mesma substância parou de descer porque seu peso foi equilibrado pela força da pressão do ar diante da superfície contida na bacia.

Com esse experimento, ele comprovou que é possível ter um vácuo e manter ele pelo tempo desejado, além da variação da altura da coluna do mercúrio.

Diante dessas mudanças, o matemático concluiu que a pressão da Terra varia, sendo que essas mudanças podem ser medidas por meio da diferença da altura do mercúrio na coluna.

Barômetro aneroide

O modelo aneroide foi inventado mais tarde, em 1843. Ele é formado por uma pequena caixa de metal fechada a vácuo e funcionando sem nenhum líquido. Um dos lados da caixa está ligado a uma mola que impede que o objeto se abra.

A posição móvel da caixa é determinada por meio de um ponteiro e funciona assim: ela expande se a pressão do ar diminuir e comprime caso aumente.

Esse tipo de barômetro é muito usado em navios e casas, independente da estação do ano. Já o de mercúrio é normalmente utilizado nas estações de meteorologia e em locais de pesquisa.

No entanto, ele também pode ser empregado para:

  • Medição de volume e massa;
  • Determinação de vazão;
  • Medição de níveis;
  • Medição de força;
  • Determinação de densidade.

Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply