Como calcular porcentagem? Exemplos e Exercícios para testar seus conhecimentos!

Uma das dúvidas mais comuns que várias pessoas trazem do colégio – até mesmo aquelas que concluem um curso superior – é como calcular porcentagem. Isso se deve ao fato de que a matemática no geral é uma das disciplinas que mais gera dúvida entre os alunos de todas as idades.

Porém, agora é o seu momento de tirar as suas dúvidas, conferindo as dicas do Gestão Educacional, abaixo.

O que é porcentagem?

Como calcular porcentagem? Clique e veja mais aqui.

Imagine um bolo que acabou de sair do forno. Agora, dividimos esse bolo em vários pedaços. Quando comemos algumas dessas partes, estamos retirando uma porcentagem do todo. Ou seja, essa é uma fração, uma parte de algo que era completo.

Esse bolo, quando estava inteiro, mesmo cortado, era o valor total de 100, ou seja, o bolo completo. Já a metade dele é o total de 50%, que é a metade do valor inteiro (100%/2=50%). Desse modo, a porcentagem determina o quanto você possui. Caso você divida esse bolo em 100 pedaços iguais, cada um deles representará o percentual de 1%, isso porque dividimos 100% em 100 pedaços, o que dá 1% para cada um.

Agora, se você dividir esse bolo que acabou de sair do forno em 4 pedaços, cada um deles representará 25% cada, pois 100% dividido por 4 é igual a 25%. Porém, se dividimos esse bolo em 8 pedaços, cada um representará 12,5%, afinal, 100% divididos por 8 é igual a 12,5%.

Calculando a porcentagem

Ao verificar as informações contidas no vídeo acima, você já teve uma ideia de como funciona a porcentagem, certo? Bem, agora, como conseguir fazer o cálculo em qualquer conta que seja?

Sempre que um número vem acompanhado do símbolo de por cento (%), é preciso imaginar que embaixo dele há o número 100, de modo que este será o divisor. Depois disso, você só precisará multiplicar essa fração pelo número inteiro, por exemplo:

“Henrique comeu 20% de 10 doces que ele tinha no seu bolso. Quantas balas ele comeu, afinal?”

Se Henrique tem o total de 10 balas, então elas representam o valor de 100%. Agora, você só precisa transformar 20% em 20 e dividir esse valor por 100. O resultado desse cálculo será 0,20. Por fim, você só precisará multiplicar esse valor pelo número inteiro (10 balas). Então, Henrique comeu 2 balas.

Exemplo 1

Rafaela comeu 20% das 10 balas que tinha. Quantas balas ela comeu, afinal?

10 x 20/100 (vinte por cento) = 2 balas. Ou seja, Rafaela comeu 2 balas, sobrando 8.

Explicando

O processo usado acima foi a regra de três, na qual 10 balas são iguais a 100% (o total das balas), portanto, 20% é igual a x, o valor que você quer descobrir.

Multiplica-se, então, 20% vezes 10 balas, sendo igual a 100x (100% vezes x): 20% x 10 = 100. Por fim, divide-se o 100% pela multiplicação do 20% vezes 10, igual a 200, obtendo-se o resultado 2.

Exemplo 2

Há quem use o método de multiplicação para descobrir qual o valor da porcentagem. Por exemplo: quanto é 45% de 600?

Basta multiplicar 45 vezes 600, encontrando o total de 27000. Agora, é preciso dividir esse valor por 100, que é igual a 270. Ou seja, 45% de 600 é 270.

Exemplo 3

Uma calça possui o valor total de R$ 85, porém se o pagamento for feito em dinheiro à vista, há o desconto de 15%. Quanto fica o valor da calça nessas condições?

85 x 15 = 1275.

1275/100 = 12,75.

Portanto, R$ 85,00 – R$ 12,75 é igual a R$ 72,25.

Regra de 3 – Como calcular porcentagem

A regra de três simples é o principal cálculo da porcentagem. Para fazer, basta agrupar em uma tabela as grandezas da mesma espécie e em colunas as especies diferentes em correspondência. Depois, deve-se cruzar as linhas para resolver a equação.

Entenda com o exemplo: Uma costureira sabe que para fazer 16 calças são necessários 24m de tecidos. Numa encomenda, um cliente pediu 10 calças e ela precisa fazer a encomenda dos tecidos. Quantos metros ela precisa comprar?

Para saber, deve-se colocar a quantidade de calcas na mesma coluna e a de tecido numa coluna a parte. Se 16 calças gastam 24m de tecidos, quantos metros seriam precisos para fazer 10 calças? Perceba que o valor que você quer saber fica com o X (a incógnita da questão).

Com a coluna feita, basta cruzar os dados, dividindo-os. 16 vezes X = 24 vezes 10. Na resolução, o resultado de 24 vezes 10 (240) deverá ser dividido por 16 para saber o valor de X. O resultado será de 15. Ou seja, seria preciso comprar 15m de tecido para a fabricação de 10 calças.

A regra de 3 pode ser aplicada em qualquer tipo de problema em que seja preciso saber uma porcentagem simples.

Regra de 3 composta – Como fazer e Quando usar?

A regra de 3 composta deve ser utilizada quando se calcula a porcentagem de mais do que uma grandeza ou quando as grandezas são inversamente proporcionais. Veja, abaixo, um exemplo de aplicação.

Em 8 horas, 20 caminhões descarregam 1600 m³ de terra. Em 5 horas, quantos caminhões serão necessários para descarregar 125³ de terra?

Para solucionar, deve-se montar uma tabela, como acontece com a regra de 3 simples. Coloque as grandezas juntas, sempre correspondendo a cada informação. O X da questão deve ficar no número que você quer saber (quantos caminhões são necessários em 5 horas).

O padrão para solução é fazer as frações dividas (porcentagens), conforme mostra o exemplo abaixo:

20 sobre x é igual a 160 vezes; 125 vezes 5 vezes 8. O resultado é de 25. Ou seja, são necessários 25 caminhões de terras para despejar 1600m³ de terra em 5 horas.

Como saber quanto é a porcentagem de um número?

Existe um cálculo padrão para descobrir a porcentagem de um número. A lógica é a seguinte: Multiplique o número pela porcentagem dele e divida o resultado por 100. Confira o exemplo abaixo:

Quanto é 25% de 600?

X = 600*25/100

X = 1500/100

X = 150

Esta fórmula pode ser aplicada para qualquer outro cálculo de porcentagem simples.

Agora que você já sabe um pouco mais a respeito da porcentagem e como calculá-la, que tal testar os seus conhecimentos nos exercícios que preparamos para você? Basta rolar até o final da página e se divertir! Ah, e não deixe de compartilhar com os seus amigos, desafiando eles também.

 

Rafaela Cortes

Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Revoltada por natureza, vê na comunicação uma oportunidade de extravasar a sua paixão por curiosidades, arte e conhecimento.

Conheça Mais Sobre o Autor

Teste seus conhecimentos sobre Como calcular porcentagem? Exemplos e Exercícios para testar seus conhecimentos!

1) A quantia de R$1.143,00 representa qual porcentagem de R$2.540,00?

  • a) 10%.
  • b) 50%.
  • c) 45%.
  • d) 25%.

2) (Adaptado VUNESP 2017/CM de Sumaré) Para ser aprovado, certo projeto de lei precisa que, dos 300 parlamentares, no mínimo, 51% votem sim. No dia da votação, 150 parlamentares votaram sim. Nesse caso,

  • a) faltaram apenas 2 votos para o projeto ser aprovado.
  • b) faltaram apenas 3 votos para o projeto ser aprovado.
  • c) o projeto foi aprovado com 3 votos a mais do que o mínimo necessário.
  • d) o projeto foi aprovado com 5 votos a mais do que o mínimo necessário.

3) Certa pessoa adquiriu um aparelho eletrônico realizando o pagamento desse produto em parcelas. Sabendo que o valor à vista é de R$1.500,00 e que o valor total a prazo é 15% maior, assinale a alternativa que corresponde ao preço final desse produto no parcelamento:

  • a) R$1.725,00.
  • b) R$1.515,00.
  • c) R$15.000,00.
  • d) R$1.800,00.

4) (Adaptado PUC-RIO 2009) Em um viveiro, há várias araras.

N 60% das araras são azuis
N 40% das araras são vermelhas
N 40% das araras azuis têm bico branco
N 30% das araras vermelhas têm bico branco.

Que porcentagem das araras do viveiro tem bico branco?

  • a) 10%.
  • b) 12%.
  • c) 24%.
  • d) 36%.

5) (Adaptado IFSC/2017) Um cliente foi a uma concessionária e comprou um carro no valor de R$35.000,00. Após 12 meses, o proprietário resolveu vender o veículo que havia adquirido. Sabendo-se que esse veículo sofreu uma desvalorização de 18% durante o ano, calcule o preço de revenda desse automóvel e assinale a alternativa correta.

  • a) R$28.700,00.
  • b) R$18.700,00.
  • c) R$17.800,00.
  • d) R$26.800,00.

6) (Adaptado ENEM) Em um curso de inglês, as turmas são montadas por meio da distribuição das idades dos alunos. O gráfico abaixo representa a quantidade de alunos por suas idades. A porcentagem de alunos com que será formada uma turma com idade maior ou igual a 18 anos é:

  • a) 11%.
  • b) 20%.
  • c) 45%.
  • d) 55%.

7) Fernanda ganha 10% a mais que Paulo. Se Fernanda ganhar um aumento de 20%, quantos porcento ela ganhará a mais que Paulo?

  • a) 30%.
  • b) 32%.
  • c) 40%.
  • d) 45%.

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