Como Fazer Uma Resenha Crítica? Confira um Passo a Passo Completo!

Trabalhos que envolvam a elaboração de uma resenha são sempre presentes em escolas e universidades. Além de serem uma forma eficiente de reter o conhecimento adquirido, são ótimos mecanismos para avaliar a capacidade interpretativa e crítica do aluno.  Por esse motivo, é praticamente impossível passar pelo meio estudantil sem nunca ter elaborado um tipo de resenha.

Esse gênero textual nada mais é do que uma síntese ou resumo capaz de descrever e trazer informações relevantes a respeito de uma obra literária, um filme, um show ou um evento. Quando incluímos o elemento da crítica, ou seja, tratamos de uma resenha crítica, essa terá mais um ponto a ser trabalhado.

O que irá diferenciar uma resenha crítica de uma resenha descritiva comum será a opinião emitida pelo autor. Sendo assim, além de descrever e informar sobre o objeto de sua resenha, será necessário emitir uma opinião e exprimir um juízo de valor.

Apesar do que possa parecer, essa tarefa não costuma ser tão fácil. Porém, com algumas observações simples é possível resolver esse dilema. Confira, só aqui no Gestão Educacional, as melhores dicas sobre o assunto!

O que é resenha crítica?

resenha crítica o que é

Há dois tipos possíveis de resenha, a resenha descritiva e a resenha crítica. A resenha descritiva tem um grau de dificuldade menor em sua elaboração, já que consistirá de uma síntese descritiva e informativa acerca do conteúdo do texto lido.

A resenha crítica contará com um grau de dificuldade mais elevado, pois a simples síntese do objeto de resenha não será suficiente. Pelo contrário, como o próprio nome indica, além da parte informativa, ela exigirá um nível de criticidade de seu autor. Será necessário expressar, ao longo da resenha elaborada, opiniões a respeito do tema analisado.

Mas atenção! Quando falamos em “opiniões” não se tratam de meros “achismos”. O autor de uma boa resenha crítica deverá embasar suas ideias, argumentando pontos de vistas diferentes e tecendo comparações com outras obras semelhantes ou de mesmo gênero.

Também, a palavra crítica não indica apenas a análise dos pontos negativos da obra. Sendo assim, é preciso evidenciar tanto os positivos, quanto os negativos do objeto analisado. Essa característica é fundamental, pois, apesar de a resenha crítica ser um gênero em que a opinião do autor é utilizada, ela não deve ser tendenciosa.

Deve-se tomar cuidado para não enaltecer ou demonstrar seu desagrado com o autor da obra lida. É por esse motivo que as opiniões emitidas em uma resenha crítica devem abranger tanto os aspectos positivos quanto os negativos, mas sempre com embasamento, ou seja, com argumentos válidos, que comprovem o seu ponto de vista.

Como fazer uma resenha crítica?

resenha

Para elaborar uma resenha crítica, alguns processos podem tornar essa tarefa menos complicada, fornecendo um norte por onde iniciar a produção de seu texto. Confira, a seguir:

  1. Faça um levantamento sucinto das informações da obra

Esse passo tem por objeto organizar suas ideias. Elas serão fundamentais para dar uma visão geral sobre o objeto da resenha. Responder perguntas simples como “Qual o tema da obra?”, “Qual o problema proposto pelo autor?”, “Qual a posição do autor?” e “Quais os argumentos utilizados pelo autor?” são de grande valia.

  1. Faça o resumo da obra

Apesar de a resenha crítica não se limitar ao resumo da obra, ela é necessária para situar o leitor de sua resenha sobre o conteúdo do texto resenhado. Seja sucinto e aborde os principais pontos tratados.

  1. Evidencie o posicionamento do autor

Após resumir o tema abordado no texto, é essencial deixar claro qual o posicionamento do autor do objeto da resenha. Tente apontar, de forma objetiva, os pontos de vista do autor.

Nesse momento, é possível fazer um breve relato a respeito da vida do autor, as características de sua escrita e seus princípios ideológicos. Ou seja, apresente o posicionamento do autor e descreva um pouco do perfil do escritor. Isso irá permitir ao leitor da resenha compreender melhor o conteúdo e o criador da obra.

  1. Faça uma análise crítica

Agora, é o momento de expressa a sua opinião de forma embasada, apontado os pontos positivos e negativos do texto. Expresse, também, a sua opinião sobre a coerência do autor e seu poder argumentativo. Lembre-se de ser imparcial ao expressar o seu juízo de valor.

Para dar mais credibilidade e poder argumentativo à sua opinião crítica, faça uma comparação com obras de mesmo gênero de outros autores ou outras obras do próprio autor. Isso dará mais respaldo à sua resenha.

  1. Faça a conclusão

Por fim, conclua sua resenha emitindo sua opinião quanto a recomendação da obra e para quem ela poderia ser mais interessante.

Gostou? Quer mais dicas para arrasar no ENEM? Então, confira o conteúdo completo sobre como fazer uma boa redação! 


Referências utilizadas neste conteúdo: 

Resenhas, Resumos, Paráfrases e artigos acadêmicos.  http://www2.unifap.br/alexandresantiago/files/2012/03/Resumo_Resenha_Parafrases_ArtigosCientificos.pdf

Como escrever uma resenha crítica. https://www.lendo.org/como-fazer-uma-resenha/


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply