Como melhorar a memória? Veja 5 métodos funcionais!

Para melhorar sua memória, você precisa dormir bem e se exercitar regularmente. Você também deve ter certeza de que você mantém uma alimentção nutritiva, medita regularmente e joga jogos cerebrais que estimulam a mente e desafiam o corpo.

Alguns hábitos ajudam a melhorar a memória

Algumas pessoas podem lembrar cada detalhe de uma festa de aniversário de infância com facilidade, enquanto outras lutam para lembrar seu próprio endereço. Felizmente, há maneiras de melhorar sua memória (e nem mesmo tomando algumas vitaminas). Os seguintes hábitos foram comprovados para ajudar a aumentar seu poder cerebral, e todos eles são surpreendentemente fáceis de implementar em sua rotina diária.

1. Mantenha uma alimentação saudável

Uma causa comum de perda de memória é a deficiência de vitaminas e minerais, como o B12 e o magnésio. Portanto, incluir nas refeições alimentos que contribuem para o bom funcionamento do cérebro é uma medida que melhora a memória. Por exemplo, o ômega 3 (presente nos peixes), além de frutas e vegetais ricos em antioxidantes ajudam a preservar as células cerebrais.

2. Durma bem

Dormir é um dos fatores mais importantes para uma boa memória. Quando você está desperto, seu cérebro está usando energia para processar informações e coordenar os movimentos de seu corpo. Ele não tem capacidade suficiente para transferir memórias do armazenamento a curto prazo para o armazenamento a longo prazo sem algum descanso.

Se você quiser melhorar sua memória, certifique-se de que você está dormindo o suficiente a cada noite – 7-9 horas para os adultos (crianças e adolescentes podem precisar de mais). Se dormir bem não for possível devido ao estresse ou outros fatores, tente relaxar atividades como meditação ou yoga antes de dormir.

3. Pratique atividade física

Mantenha-se ativo e faça exercícios regularmente durante toda a vida, principalmente após a chegada da terceira idade, pois eles ajudarão a manter os músculos fortes, o que melhora o equilíbrio e reduz os fatores de risco de queda. Exercitar-se regularmente também pode ajudá-lo a dormir melhor à noite.

Quando não dormimos o suficiente, é mais provável que esqueçamos as coisas porque nossos cérebros não estão funcionando bem o suficiente para lembrar de tudo o que precisam durante o dia”.

Além disso, o exercício pode ajudar tanto na memória de trabalho quanto na de longo prazo, melhorando o fluxo de sangue para o cérebro, dando-lhe mais oxigênio do que o normal. Além de fornecer oxigênio para tarefas de pensamento (como lembrar), o exercício também ajuda a liberar hormônios felizes no corpo que nos fazem sentir bem sobre nós mesmos e sobre nossas vidas.

4. Medite

A meditação pode melhorar a memória, ajudando você a se concentrar, relaxar e dormir melhor. Quando você medita, sua mente está clara e concentrada. Isto o ajudará a concentrar-se na tarefa em mãos, para que seus pensamentos não vagueiem tanto – e isto pode tornar mais fácil para você se lembrar das coisas também.

Além disso, meditar também diminui os níveis de estresse, o que permite que seu corpo descanse mais completamente e mantenha sua energia indo em direção a um novo aprendizado em vez de lidar com o cansaço ou a ansiedade.

Quando estamos estressados e cansados, nosso cérebro não funciona tão eficientemente. Logo, temos menos capacidade para novos aprendizados porque muita da nossa energia vai para lidar com o estresse em nossas vidas. No entanto, quando estamos mais relaxados (como depois de meditar), é mais fácil para absorver informações rapidamente porque não ocupa muito espaço em nossas cabeças.

5. Foco em uma única tarefa de cada vez

A chave para melhorar sua memória e aprender de forma mais eficaz é concentrar-se em uma tarefa de cada vez, e não em multitarefas. É melhor concentrar-se em uma coisa de cada vez, para que você possa dar-lhe toda a sua atenção.

Como exemplo, se você estiver tentando ler algo, mas também assistindo TV ou ouvindo música, então será mais difícil para você se lembrar do que acabou de ler por causa de todas as outras coisas que acontecem ao seu redor.

Você também pode gostar de ler:

Teste das Portas revela sua postura em relação à VIDA!

Jornalista formada pela Universidade Veiga de Almeida, Pós-graduanda em Gestão da Comunicação Digital e Mídias Sociais (pela IBMR) e Bióloga graduada pela Unigranrio. Interessada em tudo que envolve a escrita e os meios digitais.

Deixe seu comentário