A crase é um tipo de acento fonético grave (`), usado na língua portuguesa sempre que existe a junção da preposição “a” com o artigo feminino “a”. A regra mais fácil de lembrar quando usar a crase é conferir se a próxima palavra é feminina – se for, precisará ser usada; caso contrário, é dispensada.
Veja, abaixo, as situações em que é preciso usar a crase:
Se a palavra feminina estiver no plural, a crase também precisa ser usada com o artigo no plural, conforme os exemplos abaixo:
As frases adverbiais são aquelas que mudam o sentido do verbo. Confira os exemplos:
Um problema muito comum é colocar a crase quando ela não é necessária. Nestes casos, fica ainda mais difícil a compreensão do texto. Para não errar, confira os momentos em que não se deve colocar a crase:
O pronome relativo é aquele que retoma algo que já foi visto anteriormente na frase. Confira alguns exemplos:
Ao seguir estas regras da crase, fica muito mais fácil saber quando usar e quando não usar no seu dia a dia. Fique atento!
Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e pós-graduanda em Negócios Digitais. Tem mais de 600 artigos publicados em sites dos mais variados nichos e quatro anos de experiência em marketing digital. Em seus trabalhos, busca usar da informação consciente como um instrumento de impacto positivo na sociedade.
Conheça Mais Sobre o Autor
Deixe seu Comentário