Dá ou dar? Significado e Exemplos?

No caso de dá ou dar, depende. As duas formas existem no português, pois ambas são distintas conjugações do mesmo verbo, porém com emprego em contextos diferentes.

Confira mais a respeito dessa diferença entre “dá” e “dar”, só aqui no Gestão Educacional!

Quando se usa dá ou dar?

Dá ou dar

Quando usar “dá”?

Dá é a conjugação do próprio verbo “dar”, na terceira pessoa (ele, ela) do singular do presente do indicativo.

Sua função é indicar uma ação habitual ou que acontece no momento exato em que é narrada. No Imperativo, “dá” tem o sentido de pedido ou ordem, podendo ser escrito como “dê”.

Veja exemplos de frases:

  • Dá um petisco para esse cachorro!”;
  • “Janete dá aulas de inglês”;
  • Dê um pouco de atenção ao seu filho”;
  • Dê um tempo nesse relacionamento”.

Quando usar “dar”?

Dar é o verbo no infinitivo, sendo utilizado quando você quer se referir a uma ação, especialmente quando o verbo tem regência de uma preposição e também quando não existe um sujeito definido.

O verbo ainda aparece em locuções adverbiais, como “dar certo” ou “dar mole”.

Exemplos de frases:

  • “Eu sei que vai dar tudo certo com sua apresentação”;
  • Quero dar um presente para minha mãe”;
  • Melhor dar do que receber, lembre-se disso”;
  • “Cuidado para não dar mole para pessoas interesseiras”.

Vai dar certo ou vai dá certo?

Como dito acima, essa expressão tem uma forma correta:
“Vai dar certo”, com o verbo no infinitivo é a maneira certa de escrever essa locução, sendo que “vai” se torna um verbo auxiliar.

Caso você ainda tenha dúvidas entre “dá” ou “dar”, procure substituir a palavra por outro verbo no infinitivo, assim descobrirá com facilidade qual é a conjugação correta para cada oração.

Agora, com o que você aprendeu, teste seus conhecimentos no quiz, abaixo, escolhendo qual é a palavra mais adequada para as sentenças – dá ou dar?

Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e pós-graduanda em Negócios Digitais. Tem mais de 600 artigos publicados em sites dos mais variados nichos e quatro anos de experiência em marketing digital. Em seus trabalhos, busca usar da informação consciente como um instrumento de impacto positivo na sociedade.

Deixe seu comentário