Pronomes adjetivos – O que são? Como e quando usar? Exemplos e Exercícios!

Na oração, os vários tipos de pronomes podem desempenhar duas funções diferentes: ou a função de um substantivo, ou a função de um adjetivo.

Eles desempenham a função de substantivo quando são empregados apenas retomando e substituindo um substantivo já mencionado, como é o caso dos pronomes pessoais.

Por outro lado, quando eles acompanham o substantivo ao qual estão relacionados, determinando-o e modificando-o, estamos diante de um caso de pronome adjetivo. Um exemplo são os pronomes possessivos.

Neste artigo do Gestão Educacional, trataremos deste segundo tipo de pronome, ou seja, dos pronomes adjetivos. Confira!

O que são pronomes adjetivos?

Como comentado, determinados pronomes exercem na oração uma função semelhante à de um adjetivo. São a esses pronomes que se dá o nome “pronomes adjetivos”. Veja o exemplo:

(1) Sua casa é muito bonita.

Neste exemplo (1), o pronome possessivo “sua” foi empregado com valor adjetivo. Isso porque ele está acompanhando o substantivo “casa”, modificando o sentido deste e exercendo a mesma função que um adjetivo exerceria (como em “casa bonita”, estando o adjetivo “bonita” acrescentando uma característica ao substantivo “casa”).

Tendo as mesmas características de um adjetivo, isso também significa dizer que os pronomes adjetivos variam em número, gênero e pessoa, concordando sempre com as flexões do substantivo que acompanha. Veja:

(2) Nossos filhos são lindos!

Neste exemplo (2), pelo fato de o substantivo “filhos” estar no gênero masculino e no plural, o pronome adjetivo precisou concordar com ele, também ficando no masculino e no plural, “nossos”.

Ao dizermos “pronome adjetivo”, não estamos, portanto, nos referindo a um tipo particular de pronome, mas sim a uma função que os pronomes podem desempenhar. E vários tipos de pronomes podem desempenhar uma função adjetiva, como:

(3) Estou falando de certas pessoas (Pronome indefinido adjetivo);

(4) Minha encomenda está atrasada (Pronome possessivo adjetivo);

(5) Aquele casal é muito bonito (Pronome demonstrativo adjetivo).

Pronomes adjetivos x pronomes substantivos

Nem todos os pronomes desempenham apenas funções adjetivas. Há também aqueles que exercem função de substantivo. A estes, dá-se o nome “pronomes substantivos”. Veja um exemplo:

(6) Paulo não chegou a tempo. Ele se atrasou sessenta minutos.

Em (6), o pronome pessoal do caso reto, em negrito, não está determinando nem modificando o sentido de algum substantivo: ele está, na verdade, retomando e substituindo um substantivo, neste caso, o nome “Paulo”. Ele está desempenhando, portanto, a função de um substantivo – e por isso recebe o nome “pronome substantivo”.

Resumo do conteúdo

Dica: para identificar se o pronome tem função adjetiva ou substantiva, basta se atentar à seguinte informação: enquanto os pronomes substantivos aparecem isolados na oração, os pronomes adjetivos sempre acompanham os substantivos aos quais determinam/modificam.

Observe a comparação abaixo para compreender melhor:

(7) Socorro! Minha casa! Ela foi roubada (Pronome pessoal do caso reto substantivo);

(8) Essa cidade é pequena demais para nós dois (Pronome demonstrativo adjetivo).

Em (7), perceba que o pronome pessoal do caso reto está retomando e substituindo o substantivo “casa”, desempenhando, portanto, função de substantivo. E ele não está acompanhando nenhum outro termo, existindo, portanto, independentemente.

Já em (8), o pronome demonstrativo está intrinsecamente relacionado ao substantivo “cidade”, substantivo ao qual modifica o sentido: não é qualquer cidade, é “essa cidade”. Portanto, o pronome “essa”, que tem valor adjetivo, depende do substantivo em questão.

Formado em Letras Português/Inglês pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), com foco em Teoria da Literatura, Literatura Brasileira, Poesia e Tradução, é editor da WebGo Content e tem experiência com revisão, redação para web e gerenciamento de pessoas.

Deixe seu comentário