Substantivo composto – O que é? Regras, Exemplos e Exercícios Resolvidos

Os substantivos compostos são um tipo de substantivo formado pelo processo de formação de palavras chamado composição. Eles diferem dos substantivos simples por possuírem dois radicais, em vez de apenas um, como nos simples.

Confira tudo a respeito dos substantivos compostos neste artigo completo que nós, do Gestão Educacional, preparamos para você!

O que é o processo de composição?

Antes de entrarmos necessariamente no conceito de substantivo composto, é preciso compreender o processo responsável por sua formação, ou seja, o processo da composição.

A composição, basicamente, consiste na formação de uma nova palavra por meio da junção de dois ou mais radicais. Observe o exemplo:

(1) beijar + flor = beija-flor.

Em (1), o radical do verbo beijar (beij-), acrescido de sua vogal temática (-a-), juntou-se ao radical do substantivo flor (flor-) para criar um novo vocábulo. Perceba que, individualmente, cada uma das duas palavras possui significado próprio. Porém, quando juntas, resultam em um novo vocábulo, com um novo significado.

Sabemos que o radical de “beijar” é “beij-“ porque é até onde podemos diminuir o verbo em questão. Com esse radical, formam-se outros termos como “beijo”, “beijaram”, “beijoqueiro”, etc. Da mesma forma, sabemos que o radical de “flor” é “flor-“ porque dele surgem vocábulos como “florista”, “floresta”, “flora” etc. Ou seja, ambos estão em sua forma irredutível, não podendo ser diminuídos ainda mais.

Porém, o que realmente precisa ficar claro aqui é que a composição consiste na formação de palavras com dois ou mais radicais. Um exemplo ainda mais claro é o seguinte:

(2) porco-espinho.

Em (2), temos a formação de um substantivo composto (porco-espinho) pela junção de dois substantivos simples (porco e espinho). É importante observar que, mesmo possuindo dois radicais, o substantivo composto em questão faz referência a apenas uma coisa: aos roedores que possuem espinhos em seu corpo.

Para saber mais sobre os processos de formação de palavras da língua portuguesa, confira nosso artigo completo sobre o tema, clicando aqui!

Compreendido o processo de composição, vejamos, agora, o que são os tais substantivos compostos.

Quais são substantivos compostos?

Substantivos compostos são oriundos do processo chamado composição.

Por isso, são justamente substantivos que possuem dois ou mais radicais.

Veja alguns exemplos de substantivos compostos:

(1) pé + de + meia = pé-de-meia;

(2) segunda + feira = segunda-feira;

(3) perna + alta = pernalta;

(4) água + ardente = aguardente.

Perceba que em (1) e (2) os radicais do substantivo composto estão separados por hífen. Já em (3) e (4), os radicais estão unidos sem a presença de hífen. Logo, o hífen não é essencial para a formação de palavras compostas.

Perceba também que algumas palavras compostas são formadas mantendo-se ambas as palavras inteiras, como em (1) e (2). Não houve perda de sílabas na junção. Essas palavras são chamadas justapostas, e o processo de formação é a composição por justaposição.

Já em outras, como em (3) e (4), partes da palavra são perdidas no processo (em ambos os exemplos, perde-se uma das vogais “a”). Essas palavras são chamadas aglutinadas e o processo de formação, por sua vez, é chamado composição por aglutinação.

Com o Novo Acordo Ortográfico, algumas regras do uso do hífen mudaram. Confira todas elas clicando aqui, neste artigo sobre o acordo.

O que significa substantivo composto com hífen?

O emprego do hífen causa dúvidas e isso piorou com ao novo acordo ortográfico, não é mesmo?

O substantivo composto com hífen ganhou algumas modificações, então é bom que você saiba que o hífen continuará sendo usado em substantivos compostos que se encaixam nessas situações:

  • Quando possui elementos de ligação (ex: beija-flor, guarda-chuva),
  • Para termos com prefixos “ex”, “vice” e “soto” (ex: vice-diretor, ex-mulher),
  • Em prefixos terminados em “R” (ex: super-homem),
  • Em palavras compostas onde a segunda palavra começa com “H” (ex: sobre-humano).

Pelas novas regras, ganham hífen substantivos compostos:

  • Termos com vocábulos “além”, “sem”, “recém”, “aquém” (ex: além-túmulo, sem-teto),
  • Termos que terminam e começam com a mesma vogal (ex: micro-ondas, contra-ataque),
  • Termos que possuam o prefixo “pré”, “pró” e “pós” (ex: pós-graduação, pré-vestibular),
  • Termos com prefixos “pan” e “circum” (ex: pan-hispânico, circum-ambiente),
  • Termos de origem guarani terminados em “açu”, “mirim” e “guaçu” (ex: amoré-guaçu, Capim-Açu).

Há casos ainda em que o substantivo composto perdeu o hífen:

  • Palavras compostas que perderam noção de composição (ex: mandachuva, paraquedas),
  • Termos que terminam em vogal e começam com “s” ou “r”, sendo necessário agora dobrar a letra (ex: ultrassom, antirrugas),
  • Palavras terminadas e iniciadas com vogal (ex: anteontem, autoaprendizagem),
  • Locuções substantivas, verbais, adjetivas, pronominais, prepositivas, adverbiais e conjuncionais (ex: sala de estar, café com leite).

Substantivo composto x substantivo simples

A diferença, portanto, é nítida: substantivos simples são aqueles que possuem apenas um radical. Alguns exemplos são: bandeira, tamanduá, pombo, correio, etc.

Já os substantivos compostos são aqueles que possuem dois ou mais radicais, por exemplo: tamanduá-bandeira, guarda-chuva e pombo-correio.

Substantivos compostos e simples são, portanto, opostos.

Importante: um assunto que causa bastante dúvida nos estudantes é a formação do plural dos substantivos compostos, pois há uma série de regrinhas a serem consideradas. Confira, clicando aqui, este nosso artigo sobre o plural dos substantivos compostos para tirar todas as suas dúvidas!

Alexandre Garcia Peres, formado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), gosta de arte, literatura, língua portuguesa, poesia e do seu gato.

Quizz

Teste seus conhecimentos sobre Substantivo composto – O que é? Regras, Exemplos e Exercícios Resolvidos

1) Leia as afirmações abaixo a respeito dos substantivos compostos, atentando-se se são verdadeiras ou falsas, e depois faça o que se pede. I. Os substantivos simples são aqueles que possuem apenas um radical. Já os substantivos compostos caracterizam-se por possuírem dois ou mais radicais. II. Todo substantivo composto é separado por hifens. III. Os substantivos compostos são formados pelo processo de formação de palavras chamado composição. Essa composição pode ser por justaposição ou por aglutinação. IV. Um exemplo de composição por aglutinação é o substantivo composto “vice-diretor”. Já um exemplo de substantivo composto formado por justaposição é “viandante”. V. São exemplos de substantivos compostos: criado-mudo, belas-artes e mil-folhas. São afirmações verdadeiras:

  • a) I e III.
  • b) I, II e V.
  • c) I, III e V.
  • d) I, III, IV e V.

2) Assinale a alternativa que só contém substantivos compostos.

  • a) madrepérola, alto-forno, manga-rosa.
  • b) bem-bom, cata-vento, celular.
  • c) paredão, pé-de-moleque, pernilongo.
  • d) aguardente, segunda-feira, casa.

Deixe seu comentário