Densidade da água: qual é? Aprenda aqui!

O recurso natural que mais existe no planeta Terra é a água, que cobre cerca de 70% do nosso planeta, além de que a sua existência está diretamente atrelada à sobrevivência das espécies, afinal, sem esse líquido, nós não conseguiríamos existir, visto que o ser humano é composto por 60% de água.

A química e física da água são incomparáveis a qualquer outra propriedade, veja, abaixo, mais sobre a peculiaridade da água e sua densidade.

Densidade da água: qual é?

A densidade é um número específico para cada material, sendo medida pelo valor da massa, dividido pelo volume do corpo, como na fórmula:

Densidade da água: qual é? Aprenda aqui!

A água em estado líquido e na temperatura ambiente (por volta de 20ºC) possui a densidade aproximada de 0,99g/cm³. Ao diminuir a temperatura para 4ºC, o valor da sua densidade chega a 1,00 g/cm³. Porém, em temperaturas menores do que 0ºC, a densidade diminui para o valor aproximado de 0,91g/cm³, fazendo com que a água sólida flutue na água líquida.

Estrutura molecular

A estrutura molecular da água é representada por H2O, em que há um átomo de oxigênio, coligado a dois átomos do hidrogênio. Ela possui uma geometria angular e com os hidrogênios ligados diretamente ao átomo de oxigênio, por meio da ligação covalente.

Há uma interação forte entre as duas moléculas, chamada de Ligação de Hidrogênio, que acontece pela polaridade da molécula da água. O átomo de oxigênio atrai os elétrons dos átomos do hidrogênio para si, gerando, assim, uma carga parcialmente negativa, enquanto isso, os átomos de hidrogênio ficam com a carga parcialmente positiva.

Dessa forma, a molécula de água continua polarizada: em uma lado há a carga negativa e do outro a positiva. Essas duas moléculas geram uma atração parecida com a eletrostática, porém envolvendo cargas diferentes entre hidrogênio e oxigênio.

Efeitos da densidade da água

Densidade da água: qual é? Aprenda aqui!

A termodinâmica define que, caso a temperatura esteja alta, assim será também com o grau de agitação das moléculas. Diante dessa definição, se um corpo estiver com uma temperatura mais alta, ele tem maior grau de agitação. Esse fenômeno pode ser observado em um copo com gelo e nos icebergs.

Outro efeito é a estratificação em um corpo com água – seja rio, lago ou lagoa -, em que é necessária a existência de nutrientes no local, para a sobrevivência de alguns animais.

Desse jeito, acontece a estratificação térmica, cujas camadas diferentes de temperatura costumam ser formadas. Quanto mais fundo o corpo está dentro da água, mais densa será essa camada de estratificação, gerando uma menor temperatura.


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply