Dia da Mulher – Descubra o porque esse dia é tão importante

O Dia Internacional da Mulher é comemorado no dia 08 de março, tendo sua celebração iniciado no final do século XIX, nos Estados Unidos, diante do contexto de lutas femininas por condições de trabalho e pelo direito ao voto.

O principal acontecimento foi um incêndio em uma fábrica têxtil em Nova York, Estados Unidos, em 1857, que matou cerca de 130 operárias. Diversas manifestações aconteceram e muitas delas foram violentas e intensas, ainda tendo versões de que as empregadas que morreram no incêndio foram trancadas dentro do local.

Nos anos seguintes, as lutas trabalhistas e sociais aumentaram. Em março de 1908, cerca de 1500 mulheres reuniram-se em Nova York para protestar, sendo que uma das causas envolvia também o trabalho infantil. Nessa ocasião, foi estipulado que seria celebrado o “Dia Nacional das Mulheres” todo último domingo de fevereiro, o que foi mantido até 1913.

operárias

Durante uma Conferência Internacional de Mulheres Socialistas na Dinamarca, em 1910, foi criada uma resolução para que tivesse uma data anual para celebrar os direitos das mulheres, sendo aprovada por cem representantes, com o principal objetivo de reverenciar as lutas femininas em diversas nações.

Com a Primeira Guerra, diversos protestos espalharam-se pelo mundo. Em março de 1917, mais de 100 mil operárias manifestaram-se contra Czar Nicolau II, alegando más condições de trabalho, fome e participação na guerra. A manifestação, na época, ficou conhecida como “Pão e Paz”.

Mas, foi somente em 1960 que a ONU (Organização das Nações Unidas) assinou o primeiro acordo de igualdade entre homens e mulheres. A partir daí, o movimento feminista ganhou força, tendo, em 1975, o dia “8 de março” reconhecido como o Dia Internacional da Mulher.

No Brasil, os protestos em relação aos direitos femininos surgiram em meados do século 20, quando as mulheres buscavam melhores condições de trabalho e de vida.

Por que comemorar o Dia da Mulher?

Dia-Internacional-da-Mulher

Essa data é vista como um símbolo para a emancipação dos benefícios da mulher perante a sociedade.  Com ela, são reconhecidas batalhas e sacríficos realizados por mulheres para conquistar os direitos básicos.

A data é comemorada no mundo inteiro, tornando-se “comercial”, em muitos lugares, uma vez que os homens presenteiam as mulheres com flores no dia.

Embora essa lutas sejam antigas, esses benefícios ainda estão ameaçados. No Brasil, o direito ao voto só foi concedido em 1930 e o salário ainda não é equivalente para ambos os sexos.

Além disso, a violência, o aborto, a diferença salarial e, até mesmo, os feminicídios ainda são causas importantíssimas presentes nos dias atuais, pelos quais valem a pena serem lutados.

Além disso, é válido lembrar que essa data serve para relembrar e celebrar a trajetória de grandes conquistas das mulheres, um momento para refletir sobre o papel da mulher perante a sociedade e fortalecer a luta pelos direitos à proteção e ao respeito.


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply