Uma das áreas estudadas pela física é a Termodinâmica, que trata do estudo das leis da transformação de um tipo de energia em outra, ou seja, a relação entre energia e trabalho.
A Segunda Lei da Termodinâmica possui o seguinte enunciado: “Em qualquer processo natural, a ENTROPIA do universo sempre aumenta”. Mas, o que isso quer dizer?
Esse enunciado significa que um sistema tende a aumentar sua entropia com o passar do tempo. E a entropia é associada à irreversibilidade, desordem e aleatoriedade de um sistema. Confira, a seguir, mais informações a respeito dessa grandeza, bem como exercícios para testar os seus conhecimentos!
Entropia é uma grandeza física que mede o grau de desordem de um sistema, do objeto de estudo. Assim, quanto maior for a variação de entropia de um sistema, maior será sua desordem.
A entropia possui algumas características peculiares, como:
A fórmula dessa grandeza é a razão entre a variação de calor durante um processo isotérmico* pela temperatura. Assim temos:
Sendo:
ΔS = variação de entropia;
ΔQ = quantidade de calor;
T = temperatura.
*Processo isotérmico (ΔQ < 0): são os processos pelos quais a temperatura do sistema permanece constante.
Podemos verificar, então, que, em processos isotérmicos, quando o sistema recebe calor (ΔQ > 0), a entropia aumenta; e quando o sistema perde calor, a entropia diminui. Se o sistema não realiza troca de energia (ΔQ > 0), a entropia permanece constante.
Agora que você já sabe um pouco mais a respeito da entropia, que tal testar os seus conhecimentos nos exercícios que preparamos para você? Basta rolar até o final da página e se divertir! Ah, e não deixe de compartilhar com os seus amigos, desafiando eles também.
Bacharel e Licenciada em Ciências Biológicas pela USP (2016 e 2018), tem 25 anos e é apaixonada pela natureza e por explorar o mundo. Quando não está se aventurando por aí, gosta de aquietar as pernas com livros e séries.
Conheça Mais Sobre o Autor1) (Adaptado UFPI) - Assinale a alternativa que está incorreta no que concerne à entropia:
2) (Puc MG) - Qual dos seguintes estados é o mais desordenado?
3) (Adaptado Enem – 2016) Até 1824 acreditava-se que as máquinas térmicas, cujos exemplos são as máquinas a vapor e os atuais motores a combustão, poderiam ter um funcionamento ideal. Sadi Carnot demonstrou a impossibilidade de uma máquina térmica, funcionando em ciclos entre duas fontes térmicas (uma quente e outra fria), obter 100% de rendimento. Tal limitação ocorre porque essas máquinas
Deixe seu Comentário