Feudalismo: Talha, Corveia e Banalidade – Entenda as obrigações entre servos e senhores

Entenda nesta matéria do Gestão Educacional as três principais obrigações do Feudalismo: a Talha, a Corveia e a Banalidade!

Um capítulo importante para entender como funcionava a sociedade medieval é compreender as obrigações entre servos e senhores, como os pagamentos de Talha, Corveia e Banalidades.

Isso acontecia em um período de muitos conflitos e, para proteção, a população se concentrou no campo, em grandes propriedades rurais. Afinal, esses feudos eram fortificados e tinham condições de exploração.

Os donos das terras permitiam que os plebeus ficassem e utilizassem o terreno para sobrevivência em troca do pagamento de alguns tributos.  

Confira abaixo como funcionavam a Talha, a Corveia e a Banalidade no feudalismo.

Feudalismo: Talha, Corveia e Banalidade - Entenda as obrigações entre servos e senhores (Imagem: Ilustração da Tapeçaria de Bayeux)
Feudalismo: Talha, Corveia e Banalidade – Entenda as obrigações entre servos e senhores (Imagem: Ilustração da Tapeçaria de Bayeux)

Talha

A Talha era um tributo em que o servo deveria passar para o senhor feudal metade do que fosse produzido. Desta forma, se fosse colhido 10 quilos de determinado produto nas terras do feudo, 5 quilos teriam que ser passados diretamente como pagamento.

Corveia

A Corveia era outra obrigação para o pagamento dos serviços nas terras do senhor feudal. Por conta disso, todos os servos eram obrigados a trabalhar na manutenção do castelo por 3 ou 4 dias. Isso incluía limpeza, construção de muros entre outras coisas.

Banalidade

Já com as banalidades, os servos deveriam pagar pelas instalações do castelo que ele utilizasse. Desta forma, se fossem usar o moinho, por exemplo, precisaria pagar uma taxa ao senhor feudal através de mercadoria.

Outras obrigações

No entanto, apesar de mais famosas, a Talha, Corveia e Banalidade não eram as únicas taxas que eram pagas no feudalismo.

Existia a “mão-morta”, em que os servos deviam pagar uma taxa quando o pai morria. Tinha o “Tostão de Pedro”, que se devia pagar 10% de produção para a Igreja da região, entre outras. 

Além dos tributos, saiba também como eram feitas as divisões das terras, para cada tipo de utilização. As distribuições ocorriam por meio do Manso Senhorial, Manso Servil e Manso Comunal.

Você pode conferir mais detalhes sobre a divisão do feudo clicando aqui.

Você também pode gostar de ler:
Sociologia do Trabalho – O que é? Principais Autores e Reflexões

Referências

http://smeduquedecaxias.rj.gov.br/smeportal/wp-content/uploads/2020/05/Hist%C3%B3ria_A-Era-Medival.pdf

https://apppublico.com.br/educacao_ribeiraocorrente/pdf/20210311163703_HIST%C3%93RIA%20-%20SEMANA%203.pdf

Formado em Jornalismo e História, trabalho com comunicação há mais de 10 anos. Passei por editoras, jornais e diversos sites da área. Tenho também o projeto Outro Lado da História, que vista contar a história brasileira com no ponto de vista do povo e sem fake news.

Deixe seu comentário