Guerra Fria – Entenda Mais Sobre a História, Causas e Consequências

O que foi a Guerra Fria?

A Guerra Fria teve início logo após a Segunda Guerra Mundial, em 1945, com as bombas atômicas lançadas sobre Hiroshima e Nagasaki. Trata-se de um conflito de disputa política, ideológica e militar indireto, entre Estados Unidos e a União Soviética.

O nome Guerra Fria se dá por conta da ausência de conflitos diretos, sendo mais caracterizada por disputas em termos de conquistas, seja nos esportes, nos armamentos ou na corrida espacial. Esse confronto também é conhecido como uma guerra entre o capitalismo e o socialismo.

Guerra Fria

Causas

Com o fim das negociações referentes à Segunda Guerra Mundial, as maiores potências mundiais eram União Soviética, que liderou o bloco de países socialistas, e EUA, de países capitalistas, que buscaram implementar suas ideologias, disputando as áreas de maiores influencias mundiais, influenciando os demais países a adotarem as suas políticas.

Durante a Guerra Fria, tanto americanos como soviéticos tinham grande poder nuclear, que se fosse usado poderia extinguir a vida no planeta. Por conta disso, diversas ações indiretas foram adotadas, ao invés do confronto direto, como a repressão ocidental ao comunismo e a perseguição da URSS ao capitalismo.

No ano de 1947, foi lançado o Plano Marshall, pelo secretário norte-americano, George Marshall, que tinha como proposta uma ajuda econômica aos países da Europa Ocidental. Como resposta, a URSS criou o Kominform, um órgão encarregado de propor a união dos principais partidos comunistas europeus. Também era uma de suas tarefas afastar dos países de sua influência a gestão norte-americana , gerando a famosa “Cortina de ferro”.

Envolvimentos indiretos

  • Guerra da Coreia – entre 1951 e 1953, as Coreias entraram em conflito, tendo como plano de fundo a disputa capitalista e socialista. Foi o primeiro conflito armado da Guerra Fria, o que causou receio em todo o mundo;
  • Guerra do Vietnã – essa deu-se entre 1959 e 1975, sendo considerada a mais violenta pós Segunda Guerra Mundial.

Foto Guerra Fria

Consequências

Diversas foram as consequências causadas pela Guerra Fria, não só para os países envolvidos. O reflexo impactou todo o mundo, gerando;

  • Formação de alianças militares – entre os países capitalistas, foi criado uma aliança denominada OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte), enquanto do lado socialista constituiu-se o Pacto de Varsóvia;
  • Houve um aumento da propaganda anticomunista, principalmente nos países capitalistas;
  • Foram desenvolvidos redes e sistemas de espionagem militar e política.

Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply