Genes Dominantes e Recessivos – O que são? Composição e Características

No estudo da genética, os conceitos de genes dominantes e recessivos, provavelmente, são um dos mais antigos. Eles datam dos trabalhos de Mendel, que estudou a hereditariedade das características de ervilhas, sendo usados até hoje, apesar de sabermos que nem sempre esses conceitos se empregam perfeitamente na transmissão de características hereditárias.

É muito comum encontrarmos pessoas com olhos claros, cujos pais possuem olhos escuros, certo? Isso se deve à transmissão dos genes que podem ser dominantes ou recessivos.

Pessoas de olhos claros, têm dois genes recessivos, advindos do pai e da mãe. Os pais, apesar de possuírem olhos escuros, apresentam um gene dominante e um recessivo.

Genes

O que são genes dominantes e recessivos?

Genes são pedaços do DNA, molécula que determina nossas características. Assim, possuímos genes que definem cor da pele, do cabelo, tipo de lábio e muitos outros caracteres.

Esses genes podem ser do tipo dominante ou recessivo, e estão sempre em pares na maioria dos seres vivos, sendo um proveniente da mãe e um do pai.

Genes dominantes são aqueles que, mesmo advindos apenas de um dos progenitores (pais), determinam uma característica.

Por outro lado, genes recessivos apenas se expressam se presentes em dose dupla, ou seja, hereditário do pai e da mãe. Assim, na presença de um gene dominante, eles não se expressam.

Composição 

Genes

Características

Confira, abaixo, algumas características (fenótipos), em humanos, determinadas por genes dominantes ou recessivos:

Genes dominantes:

  • Lobo da orelha deslocado;
  • Lábios grossos;
  • Cabelo escuro;
  • Olhos escuros;
  • Polegar curvado.

Genes recessivos:

  • Lobo da orelha colado;
  • Lábios finos;
  • Cabelo louro;
  • Cabelo ruivo;
  • Olhos claros.

Genes

Outras informações

Há algumas doenças que ocorrem em seres humanos que são causadas pela presença de genes dominantes, ou seja, mesmo que apenas um dos pais apresente a anomalia, os filhos também terão.

É o caso da Polidactilia e da Doença de von Hippel, por exemplo. A polidactilia é a presença de mais de cinco dedos nas mãos ou nos pés.  Já a Doença de von Hippel é caracterizada pela presença de nódulos (ou angiomas) em regiões do corpo que possuem muitos vasos sanguíneos.

Há, também, doenças provocadas por genes recessivos, ou seja, só se expressam se o pai e a mãe tiverem transmitido o mesmo gene causador. Dentre elas estão o daltonismo, quando a pessoa não é capaz de reconhecer todas as cores apropriadamente, e o albinismo, quando há disfunção na codificação de enzimas produtoras de melanina, proteína responsável pela produção de cor de pele, olho e cabelo.

[CONFIRA TAMBÉM: HOMOZIGOTO E HETEROZIGOTO – O QUE SÃO?]

Exercícios resolvidos

1. (CESGRANRIO-RJ) As células de um indivíduo, para um determinado locus, apresentam o mesmo gene em ambos os cromossomos homólogos. Esse indivíduo é denominado:

a) hemizigoto.

b) heterozigoto.

c) heterogamético.

d) homozigoto.

e) haploide.

Alternativa “d”, pois os genes estão em dose dupla recessiva.

2. (CESESP-PE) O gene para albinismo somente se expressa quando está em par, e situa-se no mesmo locus de cromossomos que têm cargas genéticas semelhantes, sendo a cor de pele, o caráter normal, transmitida por um gene que se expressa, mesmo em dose simples.

De acordo com as palavras grifadas, assinale o conceito que lhe parece correto, respectivamente:

a) homólogos, alelos, recessivos, dominantes.

b) alelos, recessivos, alelos, homólogos.

c) recessivos, dominantes, alelos, homólogos.

d) recessivos, alelos, dominantes, homólogos.

e) recessivos, alelos, homólogos, dominantes.

Alternativa “a”. Os genes que estão em pares são chamados de homólogos, e quando na mesma posição são chamados de alelos. O albinismo só se expressa em dose dupla, por ser um gene recessivo. O gene para cor normal é dominante, pois se expressa em dose simples.

3. (Ufv) Os mecanismos da herança apresentam diferentes maneiras pelas quais os genes interagem entre si e com o ambiente para manifestarem seus efeitos no fenótipo dos seres vivos. Com relação aos princípios básicos da hereditariedade, assinale a alternativa CORRETA:

a) Os genes codominantes têm menor influência no fenótipo do que os fatores ambientais.
b) Na expressão gênica, os efeitos do ambiente celular não são considerados.
c) Os genes dominantes são independentes dos fatores ambientais para se expressarem.
d) Pode ser muito difícil determinar se o fenótipo resulta mais do efeito gênico do que o ambiental.
e) Na presença de genes recessivos, apenas o efeito ambiental prevalece no fenótipo.

Alternativa “d”. Fenótipos não representam os genótipos.


Bruna Manuele Campos

Bruna Manuele Campos

Bacharel e Licenciada em Ciências Biológicas pela USP (2016 e 2018), tem 25 anos e é apaixonada pela natureza e por explorar o mundo. Quando não está se aventurando por aí, gosta de aquietar as pernas com livros e séries.

Conheça Mais Sobre o Autor

Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply