Impactos do aquecimento global na vida animal: como as mudanças afetam habitats e populações?

O aquecimento global é um fenômeno que resulta em um aumento gradual da temperatura média da atmosfera e dos oceanos do planeta

O aquecimento global é um fenômeno que tem ocorrido como resultado das atividades humanas. É um aumento gradual da temperatura média da atmosfera e dos oceanos do planeta. O aquecimento global tem sido ligado à extinção de animais e à perda de habitat, o que pode ter efeitos devastadores sobre as populações animais.

Como o aquecimento global afeta os animais?

Impactos do aquecimento global na vida animal como as mudanças afetam habitats e populações
Impactos do aquecimento global na vida animal como as mudanças afetam habitats e populações

O aquecimento global afeta os animais de várias maneiras diferentes. Alguns animais são capazes de se adaptar às condições em mudança melhor do que outros. No entanto, muitas espécies são incapazes de se adaptar com rapidez suficiente para sobreviver nesses novos ambientes.

Alguns animais podem ser capazes de migrar para longe de áreas que se tornam muito quentes ou frias para eles, mas outros podem não ser capazes de se mover com rapidez suficiente, ou podem não ter nenhum outro lugar para onde ir.

As alterações de temperatura também podem afetar os ciclos de reprodução e os padrões de migração, causando problemas para as espécies que dependem desses ciclos para reprodução ou migração.

Veja aqui como os animais mais comuns do mundo são afetados

As aves são especialmente afetadas pelas mudanças climáticas porque são animais migratórios, ou seja, viajam entre diferentes regiões durante diferentes estações do ano. As mudanças nos padrões de temperatura afetaram os padrões de migração das aves de diversas maneiras.

Algumas aves estão agora migrando mais cedo do que antes, enquanto outras estão migrando mais tarde do que o normal. Isto significa que elas permanecem por mais tempo em lugares onde o alimento é escasso ou não é produzido (como o Alasca).

Já no caso dos recifes de coral, eles fornecem abrigo para muitas espécies diferentes de peixes, tornando-os uma parte importante dos ecossistemas marinhos ao redor do mundo. À medida que os recifes de coral se tornam branqueados devido às águas mais quentes e ao aumento da acidez das emissões de dióxido de carbono, eles se tornam menos atraentes como habitat para peixes e outras criaturas marinhas.

Exemplos de impactos no meio ambiente causados pelo aquecimento global

A perda das calotas polares está causando a elevação do nível do mar. Com isso, se espera que as temperaturas mais quentes causem tempestades mais intensas e frequentes.

O aquecimento dos oceanos também mudará as correntes oceânicas. O que poderá perturbar os ecossistemas, alterando os padrões de distribuição de peixes e outras espécies marinhas.

Jornalista formada pela Universidade Veiga de Almeida, Pós-graduanda em Gestão da Comunicação Digital e Mídias Sociais (pela IBMR) e Bióloga graduada pela Unigranrio. Interessada em tudo que envolve a escrita e os meios digitais.

Deixe seu comentário