Corpo humano – Anatomia e Diferenças Entre o Corpo Feminino e o Masculino

Já parou para pensar que o corpo humano funciona como uma máquina? Cada parte, cada órgão, cada osso tem um função essencial para que tudo funcione. Quando um pedacinho não vai bem, prejudica todo o resto.

Existem pele, músculos, nervos, órgãos, ossos, veias, vasos e todos os sistemas, como o nervoso e circulatório. Há, ainda, diferenças claras e visíveis entre os corpos femininos e masculinos. Dessa forma, estudar o corpo humano demanda tempo e dedicação.

Veja, aqui no Gestão Educacional, um resumo completo sobre o assunto!

corpo humano

Anatomia do corpo humano

O corpo humano é fantástico! Tudo existe por um motivo e cumpre exatamente o seu papel. Basicamente, a anatomia humana é dividida em:

  • Cabeça;
  • Face ou rosto;
  • Pescoço;
  • Ombro;
  • Tórax ou peito;
  • Braços;
  • Cotovelos;
  • Antebraços;
  • Pulsos;
  • Mãos;
  • Dedos;
  • Coxas;
  • Joelhos;
  • Pernas;
  • Tornozelos;
  • Dedos dos pés.

É considerado membro superior do braço até as mãos e membro inferior do joelho até os dedos dos pés. Além dessa divisão do corpo humano, ele também é constituído de muita coisa internamente.

Células

O corpo humano é composto de várias células, cada uma com uma função específica. Por exemplo, as células nervosas têm como função receber estímulos como a dor. Já as hemácias são responsáveis por transportar o oxigênio pelo corpo.

São formadas por membrana plasmática, citoplasma e núcleo. Elas podem se renovar em alguns dias, como as da pele, ou durar anos, como é o caso das células ósseas.

corpo

Tecidos

Os tecidos são formados por grupos celulares. Existem 4 tipos: tecido epitelial, conjuntivo, muscular e nervoso. Cada um desses tipos abrange uma função específica na formação do corpo humano.

O tecido epitelial é responsável pela pele; o conjuntivo tem várias funções, basicamente preenchendo os espaços entre os órgãos, oferecendo sustentação, defesa e até nutrição; o muscular tem a capacidade de se contrair e alongar, fazem parte da formação dos músculos; por último, não menos importante, o nervoso, responsável pelas células nervosas – os famosos neurônios.

Há, ainda, outros tecidos que auxiliam na formação do corpo humano.

[CONFIRA TAMBÉM: O QUE É O SISTEMA NERVOSO?]

Órgãos

Cada órgão tem uma função específica e essencial para que o corpo humano funcione adequadamente. Por exemplo, o coração, que bombeia o sangue, o pulmão (responsável pela respiração), o estômago, o intestino, o fígado, o pâncreas, entre outros. A pele também é um órgão, inclusive, o maior que o ser humano possui.

Sistemas do organismo

O organismo é formado por um conjunto de órgãos, contando com vários sistemas para o funcionamento. São eles o respiratório, circulatório, endócrino, excretor, digestório, cardiovascular, nervoso, muscular, linfático, ósseo e reprodutor.

Diferenças entre o corpo masculino e feminino

corpo humano membros

As células, os tecidos, os órgãos e os sistemas do organismo são os mesmos para todas as pessoas. Entretanto, o corpo masculino e feminino possuem diferenças biológicas, principalmente em seu aparelho reprodutor. Veja as diferenças entre eles:

Corpo masculino

Uma das diferenças nítidas é o pomo-de-adão nos homens. Esse corpo possui uma cartilagem ao redor da laringe, protegendo as cordas vocais. Por isso, a voz masculina tende a ser mais grossa.

Devido aos hormônios sexuais andrógenos, como a testosterona, o corpo masculino tende a criar mais pelos do que o corpo feminino. Já o órgão reprodutor externo do homem é o pênis. Logo atrás dele encontra-se o saco escrotal, que protege os testículos. É nesse local que os espermatozoides são produzidos.

Há, ainda, a próstata, responsável por produzir uma secreção nutritiva para os espermatozoides. A uretra do homem, além da urina, também são eliminados o esperma.

Corpo feminino

Os seios femininos são mais salientes do que dos homens, que possuem apenas os mamilos. Isso acontece porque o corpo da mulher tem tudo o que ela precisa para que possa criar seus filhos.

O hormônio sexual feminino é o estrogênio, responsável pelo desenvolvimento do útero e ovário, órgãos que fazem parte do sistema reprodutor da mulher. O estrogênio também tem relação direta com a menstruação e menopausa.

Além dos ovários e do útero, o aparelho reprodutor feminino também possui as tubas uterinas, responsáveis por transportar os óvulos (produzidos pelo ovário) até o útero, local onde o embrião se desenvolve.

A genitália da mulher é chamada de vagina, um canal musculoso que liga o colo do útero com o mundo exterior. A parte externa é chamada de vulva e coberta com pelos. Nessa área, há os grandes e pequenos lábios que protegem a vagina e ficam próximas ao clitóris.


Marcela Mazetto

Marcela Mazetto

Jornalista formada pela PUCPR, tem 21 anos e é viciada em música de todos os tipos, livros e séries. Mestre em curiosidades inúteis, está sempre procurando fugir da rotina.

Conheça Mais Sobre o Autor

Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply