Genética – Origem, O que estuda e Conceitos Básicos

Buscando na literatura antiga, frases como “Você tem os olhos de sua mãe” e “Como pode esta criança ter olhos azuis se os pais têm olhos castanhos?” são expressões comuns que buscavam entender como os filhos se pareciam com os pais ou com alguém da família em específico.

Estas indagações estavam ligadas à transmissão de características de uma geração para a outra.

Para entender o mecanismo por trás destas afirmações, foram realizados experimentos que deram origem ao que hoje chamamos de genética. Confira, abaixo, mais detalhes sobre esse ramo da Biologia e sobre como ele funciona, só aqui no Gestão Educacional!

Genética

O que é e o que estuda?

A genética pode ser dividida em clássica e molecular. De forma geral, a genética clássica foi a base dos estudos sobre transmissão de caracteres e processos de divisão celular, enquanto a genética molecular foca no estudo dos genes e na formação do DNA ao nível molecular.

Origem da genética

Pode-se dizer que a história da genética é formada por três eventos principais, sendo o primeiro deles a origem da genética como ciência.

É marcada pelos experimentos do monge Gregor Mendel, chamado de pai da genética. Ele publicou suas teorias em 1866, detalhando seus experimentos realizados com ervilhas para a determinação de como as características passavam de uma geração para outra.

O segundo momento foi a determinação da estrutura do DNA por Watson e Crick em 1953, os quais descobriram que os genes eram constituídos por ácidos nucleicos e que o DNA possuía uma estrutura helicoidal.

O terceiro momento mais importante para a história da genética foi o projeto Genoma Humano, no qual foi realizado o sequenciamento do DNA dos seres humanos.

Genética

Conceitos básicos de genética

DNA

O ácido desoxirribonucleico, ou DNA, é uma molécula que representa o material hereditário que é transferido de uma geração para outra. É uma estrutura helicoidal, composta por nucleotídeos, que formam os genes.

RNA

É o ácido ribonucleico, formado a partir do DNA em um processo chamado de transcrição. Ele também é formado por nucleotídeos, sendo essencial para a formação de proteínas.

Cromossomos

Uma parte do DNA é o que forma os cromossomos enovelados por proteína. Eles localizam-se no interior de células 2n, com dois conjuntos de DNA ou dois cromossomos homólogos.

Genes

São definidos como as unidades funcionais do DNA, fragmentos de DNA que determinam as características quando codificados.

A composição e a sequência de genes variam de uma espécie para outra.

O conjunto de todos os genes de um organismo é chamado de GENOMA.

Genótipo

Genoma ou genótipo é conjunto de genes de um indivíduo, sendo ele que determina as características de cada ser. No entanto, o fenótipo também tem efeito sobre a manifestação destas características.

Genética

Fenótipo

São os fatores ambientais que influenciam sobre a aparência do indivíduo.

Mitose

É um tipo de divisão nuclear que ocorre nas células e resulta em duas células com material genético idêntico ao da célula original.

Meiose

É um tipo de divisão celular que forma células reprodutivas, ou seja, com metade do número genético da célula original, pois os cromossomos passam por duas divisões e formam quatro células (gametas) com apenas um conjunto cromossômico.

Bacharel e Licenciada em Ciências Biológicas pela USP (2016 e 2018), tem 25 anos e é apaixonada pela natureza e por explorar o mundo. Quando não está se aventurando por aí, gosta de aquietar as pernas com livros e séries.

Deixe seu comentário