Sistema imunológico – O que é? Composição, Funções e Exercícios

Imagine uma simples locomoção entre a sua casa e o shopping ao final de semana. Antes de sair da residência você toma água, que se não for bem tratada pode conter microrganismos causadores de doenças. Ao pisar na rua, está ventando e você sente a poeira no rosto, que pode causar alergias. Quando entra no ônibus, se segura nas estruturas de metal para não cair, mas ela pode conter muco advindo das mãos das outras pessoas que já entraram lá. Se a pessoa que tocou na estrutura estiver doente, você pode entrar em contato com patógeno por ali.

Portanto, podemos perceber que o ambiente ao nosso redor é repleto de agentes que podem nos causar patologias. É por isso que o nosso organismo e o de outros animais precisam ter um sistema capaz de proteger o corpo contra esses agentes. E esta é a função do sistema imunológico.

Sistema imunológico

O que é o sistema imunológico?

O sistema imunológico é uma barreira formada por diferentes células do corpo, que têm como função principal proteger o organismo contra microrganismos e substâncias estranhas que causam doenças.

Esses corpos estranhos são denominados de antígenos, e as células de defesa são chamadas de anticorpos.

Composição do sistema imunológico

As células deste sistema são chamadas de leucócitos e são fabricadas na medula óssea vermelha, que se encontra nas cavidades de alguns ossos.

Confira a função dos diferentes tipos de leucócitos, na tabela abaixo:

Sistema imunológico

Os leucócitos ficam circulando por muito tempo no sangue e sua produção é contínua. Quando há a presença de um antígeno de fato, sua produção é aumentada.

Como acontece a resposta imunológica?

Sistema imunológico

Existem dois tipos de resposta imunológica: a resposta imune inata e a resposta imune adaptativa.

A primeira é o início da linha de ação do corpo contra agentes externos, e chama-se inata por ser natural, ou seja, nasce com a pessoa. Nesta resposta, as principais células de atuação são neutrófilos, macrófagos e células naturais killers (NK).

Os neutrófilos e macrófagos atuam no reconhecimento de antígenos. Já as células NK reconhecem células alteradas (tumorais ou com vírus). Por meio da fagocitose, os neutrófilos e macrófagos se ligam aos antígenos. Já as células NK destroem as células alteradas imediatamente.

 

A segunda (adquirida ou específica) é chamada assim porque o organismo a adquire somente após o contato com o antígeno. Neste processo, participam os linfócitos T e os linfócitos B. Os primeiros somente são ativados depois de entrarem em contato com células que apresentam os antígenos. Assim, começam a se multiplicar e a aumentar de tamanho. Este processo demora alguns dias e pode provocar inchaço na região do linfonodo mais próximo de onde está o antígeno.

Este é o tipo de resposta produzido pelas vacinas, ou seja, criam uma memória no organismo.

Sistema imunológico

Agora que você já sabe um pouco mais a respeito do sistema imunológico, que tal testar os seus conhecimentos nos exercícios que preparamos para você? Basta rolar até o final da página e se divertir! Ah, e não deixe de compartilhar com os seus amigos, desafiando eles também.

Bruna Manuele Campos

Bacharel e Licenciada em Ciências Biológicas pela USP (2016 e 2018), tem 25 anos e é apaixonada pela natureza e por explorar o mundo. Quando não está se aventurando por aí, gosta de aquietar as pernas com livros e séries.

Conheça Mais Sobre o Autor

Teste seus conhecimentos sobre Sistema imunológico – O que é? Composição, Funções e Exercícios

1) (Adaptado FMJ) Nosso corpo constitui um ambiente ideal para a proliferação de organismos invasivos, como vírus e bactérias. Durante o processo evolutivo, desenvolvemos um mecanismo onde os invasores são reconhecidos e, contra eles, são produzidos elementos que os neutralizam. Células são responsáveis por todo esse processo. A identificação do invasor e a produção de anticorpos são efetuadas, respectivamente, por:

  • a) fibroblastos e linfócitos B.
  • b) linfócitos B e eritrócitos.
  • c) eritrócitos e macrófagos.
  • d) macrófagos e linfócitos B.

2) (Adaptado PUC-RIO 2010 – Biologia) A reação do corpo humano a doenças infectocontagiosas é influenciada pelo sistema imunológico. Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE elementos relacionados a esse sistema.

  • a) linfócitos e hemácias.
  • b) plaquetas e leucócitos.
  • c) plaquetas e hemácias.
  • d) macrófagos e linfócitos.

Deixe seu Comentário

WebGo Content