Espermatozoide: conheça a célula reprodutiva masculina

O espermatozoide é produzido nos testículos e armazenado no epidídimo até a ejaculação. Tire todas suas dúvidas sobre ele aqui!

O esperma é uma parte importante da concepção, mas não é a única parte! Os espermatozoides são produzidos nos testículos e armazenados no epidídimo até a ejaculação.

O que é um espermatozoide e qual sua função?

Espermatozoide conheça a célula reprodutiva masculina
Espermatozoide conheça a célula reprodutiva masculina

Os espermatozoides são as células reprodutoras masculinas e são eles que tornam a fertilidade possível. Sem esperma, a gravidez não pode ocorrer. A função dos espermatozoides é fertilizar um óvulo (ovócito) durante a reprodução sexual.

Cada vez que um homem ejacula, ele libera cerca de 250 milhões de espermatozoides em sua uretra. Estes espermatozoides viajam através do trato reprodutivo feminino e até o colo uterino (abertura entre a vagina e o útero). Se chegarem suficientemente às trompas de falópio, eles podem fertilizar seu óvulo.

Como são produzidos e maturados pelo corpo?

Os espermatozoides são produzidos nos testículos, que estão localizados em uma bolsa de pele chamada saco escrotal, localizada abaixo do pênis. O processo de produção dos espermatozoides é chamado espermatogênese. E começa com a divisão da espermatogônia em duas células filhas, que se transformam em espermatócitos primários.

Estas células passam pela meiose para formar espermatócitos secundários, que depois se dividem novamente para formar 4 células haploides chamadas espermátides. Estes espermatozoides são imaturos e têm uma cauda. O processo de maturação dos espermatozoides começa nos túbulos seminíferos e termina no epidídimo.

Entretanto, para que um esperma seja maduro e plenamente funcional, ele deve sofrer alterações em sua cauda após deixar sua célula precursora e antes que a fertilização ocorra.

Formação e principais características estruturais

O processo de formação começa nos testículos, onde as células germinativas passam por uma série de divisões para eventualmente se tornarem espermatozoides. Os espermatozoides são produzidos em pequenos números em túbulos seminíferos, que são aglomerados de células localizadas nas paredes dos túbulos seminíferos dentro de cada testículo.

O espermatozoide é composto de três partes: cabeça, pescoço e cauda. A cabeça contém material genético e outras organelas, tais como mitocôndrias e um núcleo que contém DNA. O pescoço conecta a cabeça e a cauda e tem um axônio que a impulsiona durante a reprodução. A cauda é utilizada para o movimento e contém centríolos que ajudam a criar movimentos celulares no corpo humano.

Processo de ejaculação e fertilização do óvulo

O processo de ejaculação começa com a estimulação do pênis, o que leva à vasodilatação e aumento do fluxo sanguíneo para dentro do pênis. Este processo resulta em uma ereção, que prossegue até a ejaculação.

O processo de fertilização começa com a liberação de um óvulo de um ovário no momento da ovulação. Uma vez liberado, este óvulo é varrido para dentro da trompa de Falópio junto com vários milhões de outros óvulos. Nas trompas de falópio, milhares de espermatozoides estão esperando para encontrar um óvulo.

Os espermatozoides nadam através destas trompas em direção ao óvulo e tentam penetrar sua cobertura externa. Quando isto ocorre, ele libera enzimas que ajudam a dissolver partes desta camada e permitem que ele penetre no citoplasma do óvulo. Este processo é chamado de fertilização e marca o início do desenvolvimento embrionário.

Jornalista formada pela Universidade Veiga de Almeida, Pós-graduanda em Gestão da Comunicação Digital e Mídias Sociais (pela IBMR) e Bióloga graduada pela Unigranrio. Interessada em tudo que envolve a escrita e os meios digitais.

Deixe seu comentário