Sistemas do corpo humano – Quais os principais? Funções e Exemplos

Todos os órgãos do corpo trabalham o tempo todo, com um único objetivo, que é o de manter o equilíbrio. Para isso, dividem funções, compartilham e trocam informações e estão constantemente adaptando-se às novas situações e a alguns desafios.

Para melhor distribuir o trabalho, os órgãos e as estruturas se agrupam em sistemas, realizando conjuntamente funções que são semelhantes. A segui no Gestão Educacional, conheça todos os sistemas do corpo humano, quais são as suas principais funções e quais órgãos os compõem.

Osteomuscular

O sistema osteomuscular pode ser separado em ósseo e muscular, mas como que estão intrinsecamente relacionados. Em algumas ocasiões, são unidos em uma única classificação.

Como é de se esperar, o sistema é formado por todos os músculos e ossos do corpo, com funções primordiais, como:

  • Garantem sustentação;
  • Permitem a articulação dos movimentos;
  • Protegem os órgãos internos;
  • Contêm a medula, que produz células sanguíneas;
  • Armazenam minerais (principalmente os ossos);
  • Controlam a temperatura do corpo.

Sistema nervoso

sistema nervoso

Quando se trata de sistema nervoso, remete-se a todas as estruturas nervosas do organismo. Portanto, deve-se levar em conta a seguinte divisão:

  • Sistema nervoso central: composto de encéfalo e medula espinhal;
  • Sistema nervoso periférico: inclui o restante dos nervos e das estruturas nervosas.

Pode-se imaginar a complexidade e as inúmeras funções desenvolvidas, das quais se destacam:

  • Responsabilidade pela transmissão de sinais e “informações”;
  • Auxilio no controle e na atividade dos outros sistemas, por meio da condução de impulsos nervosos;
  • Desenvolvimento e processamento de memória, fala, informações, e muito mais.

Sistema endócrino

Sistema endócrino2

Para que todas as funções do organismo sejam desempenhadas da forma correta, é preciso que substâncias químicas e hormônios atuem como sinalizadores, ativando ou inibindo funções. É exatamente neste ponto que o sistema endócrino é encarregado!

Alguns órgãos o compõem, sendo os responsáveis pela síntese de hormônio. São eles: hipotálamo, hipófise, glândula tireoide, glândulas paratireoides, glândula pineal, timo, glândulas suprarrenais, rim, coração, tecido adiposo, trato digestório, pâncreas, testículos e ovários.

Sistema circulatório

O sangue é o responsável por carregar nutrientes, oxigênio e água para todo o organismo. Para que ele seja conduzido de forma adequada, existem extensas redes de vasos, que formam o sistema circulatório.

Dentro dele, encontramos:

  • Artérias: são vasos encarregados de levar o sangue rico em oxigênio (exceto as artérias pulmonares, que carregam sangue venoso);
  • Veias: são responsáveis pela condução do sangue rico em gás carbônico (exceto nas veias pulmonares, onde corre o sangue arterial).

Estes vasos se ramificam ao chegar aos tecidos, formando arteríolas, vênulas e capilares.

Sistema linfático

Assim como o sistema circulatório, o linfático também é formado por vasos que carregam um líquido, que desta vez, é a linfa.

A principal função deste conjunto de tecidos é a de remover toxinas e excesso de líquidos do corpo. Também, possui órgãos encarregados da produção de células imunes, sendo formado por linfonodos, timo, baço e vasos linfáticos.

Sistema respiratório

Sistema respiratório 3

Lembra-se que anteriormente comentamos sobre a importância que o sistema circulatório desempenhava ao carregar o sangue oxigenado pelo organismo? Pois, para permitir que este gás esteja presente, é fundamental o papel do sistema respiratório.

Ele é composto por nariz, cavidade nasal, seios nasais, laringe, traqueia e dois pulmões, tendo como papel principal:

  • Aquecer e tornar o ar passível de chegar aos pulmões;
  • Possibilitar o equilíbrio de gases no organismo (oxigênio e gás carbônico);
  • Produzir sons envolvidos na fala;
  • Impedir que micro-organismos entrem no corpo pelo ar.

Sistema digestório

Para que todos os órgãos e sistemas funcionem de forma adequada, é preciso que se tenha energia. Para tal, obtém-se substrato energético da alimentação.

O sistema digestório é o encarregado por processar os alimentos, garantir que sejam absorvidos os nutrientes e excretar o que não for útil. Além disso, está envolvido numa complexa produção hormonal, para desencadear sinais como fome, saciedade, náusea e outros.

É formado por boca, esôfago, estômago, intestino grosso e delgado, pâncreas, fígado e ânus.

Sistema urinário

Formado por rins, ureter, bexiga e uretra, o sistema urinário é extremamente complexo, e tem papel fundamental na manutenção do equilíbrio do corpo.

Os rins são encarregados de filtrar constantemente o sangue e, assim, remover toxinas ou compostos considerados inúteis ou prejudiciais. Além disso, desempenham papel hormonal, auxiliando, por exemplo, no controle da pressão arterial.

Sistema genital

corpo humano membros

O sistema reprodutor ou genital possui diferença estrutural nos homens e nas mulheres, mas, em geral, compartilha da mesma função: a de garantir a reprodução e consequente perpetuação da espécie. Também, produz hormônios responsáveis por dar as características a cada sexo.

Nas mulheres, é formado por ovários, tubas uterinas, útero e vagina; nos homens, constitui-se de testículos, vesículas seminais, ducto deferente, epidídimo, próstata, glândulas bulbouretrais, uretra e pênis.

Gostou? Então, confira, também, Células do corpo humano – Quais são? Funções e Exemplos!

Nicole Alessi

Sou Nicole Alessi, tenho 20 anos, estou cursando o 4º ano de medicina nas Faculdades Pequeno Príncipe e sou apaixonada pelo que faço! Nas horas vagas, gosto de transformar em palavras todo o conhecimento que adquiro na graduação, com o intuito de promover a educação em saúde e, consequentemente, gerar bem-estar e qualidade de vida!

Conheça Mais Sobre o Autor

Um comentário

Deixe seu Comentário

WebGo Content