Sistema Nervoso – O que é? Para que serve? Como se divide e Importância

O sistema nervoso é extremamente importante para o corpo humano, pois é ele que executa algumas funções vitais no organismo, relacionadas ao sistema fisiológico, respiratório, cardíaco, digestivo e outros.

Ele é formando por um conjunto de nervos, responsáveis por pegar as informações e realizar os estímulos externos, respondendo cada um deles para que os comandos de todos os movimentos corporais sejam atendidos. Isso é válido tanto para o movimento voluntário como involuntário.

A maioria das pessoas não sabe, entretanto, se não fosse o sistema nervoso, seria impossível perceber os estímulos externos, como cheiros, sabores e toques, da mesma forma que os estímulos internos, como as sensações de fome, dor e outros.

[CONFIRA TAMBÉM: SISTEMA DIGESTIVO]

Como se divide o sistema nervoso?

nervoso sistema

O sistema nervoso está dividido em duas partes: central e periférico.

1º Parte – Sistema Nervoso Central

Fazem parte do SNC a medula espinhal e o encéfalo, que são protegidos pelas meninges – três membranas dessa região.

1- Encéfalo

Fica posicionado na caixa do crânio e, a partir dele, há 3 órgãos: cérebro, cerebelo e tronco encefálico.

  • Cérebro – é, certamente, a parte mais importante do sistema nervoso. Esse é o órgão mais volumoso do encéfalo, pois está dividido em duas partes (hemisfério direito e hemisfério esquerdo).

É justamente nesse órgão – mais propriamente dito, na camada externa do cérebro – que algumas funções importantes são realizadas, como visão, fala, audição, paladar, escrita, memória e cognição humana;

  • Cerebelo – fica um pouco abaixo do cérebro, tendo a função de controlar o equilíbrio do corpo e monitorar o tônus muscular, além de regular as contrações dos músculos em repouso;
  • Tronco encefálico – fica localizado na parte inferior do encéfalo, sendo ele que conduz os impulsos nervosos do cérebro à medula espinhal, e vice-versa. Essa região também é a grande responsável pelos movimentos involuntários das atividades vitais do corpo, como os reflexos, os batimentos cardíacos, a tosse, a respiração e outros.

2- Medula Espinhal

Localizada no interior da coluna vertebral, sua principal atribuição é conduzir os impulsos do sistema nervoso de todo corpo ao cérebro.

2ª Parte – Sistema Nervoso Periférico

Esse é totalmente formado por nervos, que servem para conectar todo corpo ao sistema nervoso central, por meio da medula espinhal e do encéfalo.

Existem 2 tipos de nervos no SNP: cranianos e raquidianos.

  • Cranianos – transmitem as mensagens do sistema motor e sensorial para a cabeça e o pescoço;
  • Raquidianos – são formados por neurônios sensoriais, que estão espalhados por todas as partes do corpo. Eles captam os impulsos externos e levam até o sistema nervoso central.

Mas, as divisões do Sistema Nervoso Periférico não acabam por aí. Ainda estão presentes:

  • Sistema Nervoso Somático – aquele que regula as ações voluntárias e a musculatura esquelética de todo o corpo;
  • Sistema Nervoso Autônomo– atua diante de ações involuntárias, juntamente com o sistema nervoso central. Também, esse possui mais 2 subdivisões: o sistema nervoso simpático e o parassimpático.

O primeiro estimula o bom funcionamento dos órgãos, enquanto que o segundo faz o contrário, inibe. Em suma, eles possuem funções contrárias, por exemplo, enquanto o sistema nervoso simpático aumenta os batimentos do coração, o sistema nervoso parassimpático diminui. Ambos são extremamente importantes.

A importância do Sistema Nervoso no corpo humano

sistema nervoso

A maioria das pessoas não assimila que o cérebro é um dos órgãos mais importantes do corpo humano, pois é justamente ele que controla todos os movimentos, os pensamentos, a memória, o reflexo e os estímulos internos e externos.

O cérebro e o Sistema Nervoso andam lado a lado. Ao longo da medula espinhal, estão localizados os nervos, que atuam como se fosse uma linha de Internet, levando o sinal para todas as partes do corpo.

São os nervos que carregam as mensagens dos órgãos ao cérebro e vice-versa. Desse modo, todas elas são direcionadas ao destino correto, a fim de que o corpo humano funcione adequadamente.

Quando isso não ocorre, as pessoas passam a ter alguns problemas relacionados aos movimentos, à memória e à falta de controle dos estímulos.

Ainda, algumas doenças podem atingir o sistema nervoso e prejudicar permanentemente o seu funcionamento, são elas: epilepsia, esclerose múltipla, Alzheimer, AVC, entre outras.


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply