Homozigoto e Heterozigoto – O que são? Composição e Características

Seres humanos e a maioria dos seres vivos são diploides, o que significa que possuem em todas as células cromossomos em pares, também chamados de cromossomos homólogos.

Cromossomos são formados por genes, que são partes do DNA. Cada par de gene, quando localizado na mesma posição (locus) em cromossomos homólogos, recebe o nome de alelos, e são responsáveis por determinada característica.

A presença de alelos iguais ou diferentes em cromossomos homólogos é o que define o organismo como homozigoto ou heterozigoto para expressão de determinada característica.

Quando o organismo é heterozigoto, o alelo dominante mascara o efeito do alelo recessivo. Isto se deve ao fato de alelos recessivos só se expressarem quando em pares, enquanto alelos dominantes se expressam quando estão em pares (alelos homozigoto) ou em dose simples (heterozigose).

homozigoto heterozigoto

O que são homozigoto e heterozigoto?

Dizer que um organismo é homozigoto indica que o indivíduo contém dois genes (alelos) iguais para determinada característica, sendo um provindo do pai e um da mãe.

Por outro lado, organismos heterozigotos apresentam par de genes (alelos) diferentes para determinado caractere, cada um proveniente de um progenitor.

Composição

Os alelos são, geralmente, representados por letras, sendo as maiúsculas para genes dominantes e as minúsculas para recessivos. Assim, se forem organismos homozigotos dominantes, a representação é BB (ou qualquer outra letra maiúscula); se forem homozigotos recessivos, a representação é bb (ou qualquer outra letra minúscula).

Entretanto, organismos heterozigotos são sempre representados por uma letra maiúscula e uma minúscula como Bb, por exemplo.

homozigoto heterozigoto

[LEIA MAIS SOBRE GENES DOMINANTES E RECESSIVOS, AQUI!]

Característica fundamental

Em relação à produção de gametas, indivíduos homozigotos (BB ou bb), sempre produzem gametas (células reprodutivas) iguais. Ou seja, apenas B ou b. Enquanto isso, indivíduos heterozigotos produzem gametas diferentes, B e b, aumentando a variabilidade genética.

Informações importantes

Para estudar a hereditariedade dos genótipos, é possível utilizar o heredograma, um diagrama que representa o histórico familiar para determinada característica, seus progenitores e seus descendentes.

Assim, se observarmos o cruzamento entre indivíduos normais que geraram herdeiros afetados por uma característica recessiva, ambos progenitores são obrigatoriamente heterozigotos (Bb, por exemplo) e os filhos afetados são homozigotos recessivos (bb).

É importante ressaltar que casamento consanguíneo (entre indivíduos que são parentes próximos) aumenta as chances de alelos recessivos estarem presentes nos descendentes. Por isso, é recomendável que esses casais busquem por geneticistas, médicos especializados no estudo dos genes, para fazer uma avaliação das probabilidades dos filhos herdarem alguma doença genética.

Exercícios resolvidos

1. (PUC-SP) Casais de pigmentação da pele normal, que apresentam genótipo __(I)__ podem ter filhos albinos. O gene para o albinismo é __(II)__ e não se manifesta nos indivíduos __(III)__. São albinos apenas os indivíduos de genótipo __(IV)__.”

No trecho acima, as lacunas I, II, III e IV devem ser preenchidas correta e respectivamente por:

a) AA, dominante, homozigoto e aa.

b) AA, recessivo, homozigoto e Aa.

c) Aa, dominante, heterozigotos e aa.

d) Aa, recessivo, heterozigotos e aa.

e) aa, dominante, heterozigotos e AA.

Alternativa “d”. Como o albinismo é expresso por par de alelos recessivos (aa), os pais não afetados só podem apresentar genótipo Aa para essa característica. Assim, indivíduos heterozigotos (Aa) não manifestam a doença.

2. (UFMG) Um casal normal para a hemofilia – doença recessiva ligada ao cromossoma X – gerou quatro crianças: duas normais e duas hemofílicas. Considerando-se essas informações e outros conhecimentos sobre o assunto, é INCORRETO afirmar que

a) a mãe das crianças é heterozigótica para a hemofilia.

b) a probabilidade de esse casal ter outra criança hemofílica é de 25%.

c) as crianças do sexo feminino têm fenótipo normal.

d) o gene recessivo está presente no avô paterno das crianças.

Alternativa “c”. Não é possível dizer se as meninas possuem fenótipo normal, uma vez que elas podem ter herdado ambos os cromossomos X afetados da mãe e do pai.

3. (UFG-GO) Após seu retorno à Inglaterra, Darwin casou-se com sua prima Emma, com quem teve dez filhos, dos quais três morreram. Suponha que uma dessas mortes tenha sido causada por uma doença autossômica recessiva. Nesse caso, qual seria o genótipo do casal para esta doença?

a) aa e aa.

b) AA e aa.

c) AA e Aa.

d) AA e AA.

e) Aa e Aa.

Alternativa “e”. Por ser uma doença autossômica recessiva, ela só se expressa quando encontrada em ambos os alelos nos descendentes. Como os pais não expressavam tal doença, eles só podem ser heterozigotos para a característica, portanto Aa.


Bruna Manuele Campos

Bruna Manuele Campos

Bacharel e Licenciada em Ciências Biológicas pela USP (2016 e 2018), tem 25 anos e é apaixonada pela natureza e por explorar o mundo. Quando não está se aventurando por aí, gosta de aquietar as pernas com livros e séries.

Conheça Mais Sobre o Autor

Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply