Biomas do mundo – Saiba são os 7 principais biomas do Brasil e do Mundo

Há diversas definições de biomas. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), bioma é definido como o agrupamento da flora e da fauna de um ambiente que possui características ambientais parecidas e de mesma origem histórica.

A classificação dos ambientes nos ajuda a entender as relações entre sua posição geográfica e suas características ambientais. Confira, abaixo, os principais biomas terrestres do mundo.

[VEJA TAMBÉM: QUAIS OS BIOMAS BRASILEIROS?]

Tundra

Tundra

Localizado no hemisfério norte, ocorre em países da América do Norte, Europa e Ásia, cobrindo aproximadamente 20% do planeta.

Sua principal característica é a presença de extensas planícies com vegetação esparsa ou ausente. A neve cobre este bioma por mais de seis meses, formando uma camada chamada de permafrost. Em algumas regiões, a temperatura pode chegar a -32ºC no inverno e máxima de 4ºC no verão.

Em relação à fauna, poucos animais conseguem sobreviver a condições tão extremas, mas a rena, a raposa-do-ártico e o urso-polar habitam a região.

Durante o verão, há diversas espécies de aves por lá que migram no inverno.

Taiga

Taiga

Este bioma, também conhecido por floresta boreal, é localizado no hemisfério Norte, ocorrendo em países como Canadá, Alasca, Rússia, Suécia e China.

Seu clima possui um inverno longo, com dias curtos, e muita chuva. A temperatura média é de -10ºC.

A vegetação é composta por árvores persistentes, ou seja, que não perdem suas folhas em nenhuma estação, porém não há muita variedade de espécies, que, em sua maioria, são coníferas, como o Pinus.

A fauna é representada por lebres, ursos, linces e lobos.

Floresta temperada

Floresta temperada

As florestas temperadas ocorrem no hemisfério Norte e Sul, ocupando países da América do Norte, Europa, Ásia e a Nova Zelândia.

O clima possui estações bem definidas e temperatura que varia entre -30º e 30ºC.

Sua vegetação é caracterizada por plantas de folhas largas. A fauna é bastante diversa, composta por espécies de ursos, raposas, veados, esquilos, lobos e inúmeras espécies de aves, répteis e invertebrados.

Floresta equatorial e tropical

Floresta Amazônica

Estes biomas são muito parecidos. As flores equatoriais, como o nome diz, ocupam regiões próximas ao equador; e as tropicais ficam próximas aos trópicos de câncer e de capricórnio. Ao todo, ocupam regiões da América Central e Sul, e parte da África, Ásia e Austrália.

A maior floresta tropical do mundo é a Floresta Amazônica, que cobre cerca de 40% das terras Brasileiras, e cerca de 5% da superfície do planeta.

O clima é quente e úmido, com alta pluviosidade, exceto nas florestas australianas.

A vegetação é composta em estratos, com inúmeras espécies de plantas, desde musgos e samambaias, até imensas figueiras e cipós. A fauna destas florestas é bastante diversa, abrigando grandes felinos, como a onça-parda e a onça-pintada em países do continente americano, chipanzé e gorilas, e muitos outros.

Savanas

Savana

As savanas ocupam diversos países da América do Sul, Austrália e Ásia, sendo o mais extenso deles localizado na África.

O clima deste bioma é caracterizado por ser seco e quente, com alguma chuva ocasionalmente. A temperatura varia entre 10º e 30ºC.

Sua vegetação é esparsa, composta principalmente por arbustos e gramíneas. Porém, as espécies variam de acordo com a região.

A fauna é principalmente composta por animais que pastam, já que gramíneas são um dos principais tipos de vegetação. Os mais conhecidos são os animais africanos, como a zebra, o gnu, os rinocerontes e os carnívoros leão e guepardo, que se alimentam dos herbívoros.

Também, abrigam uma diversidade considerável de répteis e invertebrados.

Campos

Pampa

Este bioma ocorre em países da América do Norte e Sul, Eurásia e Austrália.

Como o nome já diz, a vegetação deste bioma também é caracterizada pela presença de gramíneas, mas com clima mais ameno. A temperatura média varia entre 15º e 35ºC nas regiões tropicais, e entre -18º e 40ºC nos campos temperados.

A fauna é caracterizada por veados, roedores e espécies de carnívoros, como a onça-pintada, na América do Sul, e também diversas espécies de aves.

Desertos

Deserto

Os desertos são áreas extremamente secas e de vegetação esparsa, estando localizados em países da América do Sul, Ásia, África e Austrália. No entanto, algumas definições propõem que desertos são qualquer região em que quase não há vegetação, mesmo que seja coberto de gelo.

O clima é árido, praticamente sem precipitação.  Durante o dia, a temperatura é alta, atingindo temperaturas acima de 40ºC, porém abaixa consideravelmente à noite.

A vegetação é composta por arbustos baixos e cactos. A fauna mais diversa ocorre em desertos da Austrália, que contêm várias espécies de répteis e alguns mamíferos marsupiais e roedores. 

Bruna Manuele Campos

Bacharel e Licenciada em Ciências Biológicas pela USP (2016 e 2018), tem 25 anos e é apaixonada pela natureza e por explorar o mundo. Quando não está se aventurando por aí, gosta de aquietar as pernas com livros e séries.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content