O que é Lamarckismo? Características dos pensamentos de Lamarck

Antes da Teoria da Evolução como conhecemos hoje, as ideias sobre o surgimento da vida na Terra estavam muito ligadas à religião. No entanto, os pensamentos sobre a constante mudança dos organismos que habitam a terra estiveram em pauta ainda antes mesmo de Darwin, o Pai da evolução. No século XVII, o naturalista Buffon e outros autores já haviam se questionado sobre o fato da vida não ser a mesma desde o surgimento da Terra. Em 1801, o naturalista Jean Baptiste Pierre Antoine de Monet propôs a primeira Teoria Sobre a Evolução.

Apesar dessa Teoria ter ficado mais famosa após as publicações de Charles Darwin, antes dele o naturalista Lamarck também propôs alternativas para as modificações sofridas pelos organismos ao longo do tempo. As ideias de Lamarck deram origem ao que chamamos hoje de Lamarckismo.

O que é Lamarckismo?

O que é o Lamarckismo?

Lamarckismo se refere às ideias propostas pelo biólogo botânico e naturalista francês Jean-Baptiste de Lamarck. Apesar de suas ideias não terem sido comprovadas, elas foram fundamentais para o avanço da Teoria da Evolução.

Características dos pensamentos de Lamarck

Uma das ideias de Lamarck, compartilhadas de Buffon, era o fato de que a vida poderia ser gerada espontaneamente, através da força dos fluidos ativos, pela água, terra, fogo e ar. Além disso, Lamarck acreditava que a evolução sempre significava que os organismos se tornavam mais complexos. Ou seja, que a evolução ocorria de maneira linear. No Lamarckismo, o papel do meio ambiente como fator que influencia na modificação e na seleção dos organismos teria papel secundário.

Lamarck também não havia sugerido ainda que espécies pudessem ser extintas. Para eles, as espécies sumiam do ambiente porque teriam evoluído em outra, sempre para um ser mais complexo. Para ele, o surgimento de novas espécies não poderiam ser causadas pelo mero acaso.

As principais ideias que fundamentavam as ideias de Lamarck era a Lei do Uso e Desuso e a Lei da Herança dos Caracteres Adquiridos. A Lei do uso e desuso é simplesmente o fato de que quanto mais um órgão é utilizado, mais ele irá se desenvolver e, consequentemente, será transferido para as próximas geração. No entanto, isso nem sempre acontece. Por exemplo, uma pessoa que malha com frequência na academia e desenvolve músculos maiores não irá transferir esta característica para seus filhos.

Por outro lado, a Lei sobre a herança dos caracteres adquiridos, propostas por Gregor Mendel, prevalece até hoje. No entanto, para Lamarck as estruturas que fossem utilizadas seriam transferidas para os descendentes, e as que não fossem usadas, não eram transferidas.

 

Principal Teoria que contrapõe

A Teoria de Lamarck, como mencionamos, foi proposta cerca de 50 anos antes das ideias de Charles Darwin sobre a evolução. O trabalho de Darwin foi publicado em 1859, no livro A Origem das Espécies. O Lamarckismo também contrapõe as ideias de Wallace, similares a de Darwin, sobre a evolução.

A principal ideia que diferencia as duas teorias é que Darwin não acreditava que a evolução sempre deixava os organismos mais complexos. Para ele, a evolução não é linear, mas ocorre de processos divergentes a partir de um ancestral comum.

Além disso, a ideia central da teoria de Darwin é que existe uma seleção natural, provocada pelo meio, que seleciona os organismos que estão mais aptos àquele ambiente.

Essas duas ideias são a base da Evolução que aprendemos hoje, pois possuem comprovações científicas de que ocorreram e continuam a acontecer.

História do Lamarck

Para saber mais detalhes nada melhor do que saber qual é a história do próprio Lamarck:

Jean-Baptiste de Lamarck

Lamarck nasceu e faleceu na França. No início de sua carreira, era botânico, mas também atuou também como Zoólogo, Paleontólogo e Evolucionista.

Além da criação de uma das Teorias sobre a evolução das espécies, Lamarck foi também um dos fundadores do Musée National d’Histoire Naturelle. Além disso, esse pesquisador foi quem sugeriu a divisão do Reino Animal nas categorias de vertebrados e invertebrados.

Apesar de suas teorias não terem sido corroboradas pela ciência, esse pesquisador foi fundamental para o surgimento das ideias sobre a evolução das espécies. Até hoje, há uma estátua em sua homenagem na entrada dos jardins das plantas em Paris. Essa estátua traz a seguinte frase: fundador da doutrina da evolução, como uma maneira de honrar seus trabalhos iniciais nesse campo da Biologia. Infelizmente, quando faleceu, Lamarck estava desacreditado em seus trabalhos por ter sido duramente criticado.

Bruna Manuele Campos

Bacharel e Licenciada em Ciências Biológicas pela USP (2016 e 2018), tem 25 anos e é apaixonada pela natureza e por explorar o mundo. Quando não está se aventurando por aí, gosta de aquietar as pernas com livros e séries.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content