Lei da Conservação de Massas – O que é? Exemplos e Exercícios

Em ciências, há muitas leis que foram criadas a partir de experimentos que explicam como a natureza funciona. Em química, há um conjunto de leis chamado de Leis Ponderais das Reações. Elas tratam das massas das substâncias de uma reação química. Dentre elas, há a Lei de Proust ou das proporções constantes; Lei de Dalton ou das proporções múltiplas; e a Lei de Lavoisier ou Lei da Conservação de Massas.

Lei de conservação de massas

Neste artigo, trataremos da Lei de Lavoisier. Ela foi publicada em 1774 pelo pesquisador francês Antoine Laurent Lavoisier. Como seu objetivo era demostrar que muitos experimentos não funcionavam porque a quantidade de reagentes empregada não estava correta, ele sempre usava balança em seus experimentos, daí também o símbolo deste químico ser a balança.

Realizando experimentos de combustão e calcinação ele observou que, em sistemas fechados, a massa não variava. Entenda mais como funciona, a seguir, só no Gestão Educacional!

O que é a Lei da Conservação de Massas?

A Lei da Conservação de Massas, ou simplesmente Lei de Lavoisier, surgiu dos experimentos realizados pelo pesquisador. A conclusão foi de que, em um sistema fechado, a massa das substâncias envolvidas permanece constante, ou seja, a soma das massas dos reagentes é igual à soma das massas dos produtos.

Dessa forma, a lei foi enunciada como:

  • “Numa reação química que ocorre em um sistema fechado, a massa total antes da reação é igual à massa total após a reação”.

De forma filosófica, a lei foi enunciada como:

  • “Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”.

Exemplos

Por exemplo, em um sistema fechado, se reagirmos 2 gramas de H (hidrogênio) com 16 gramas de O (oxigênio), forma-se 18 gramas de H2O (água).

Ou ainda, 12 gramas de C (carbono), reagindo com 32 gramas de O, formam-se 44 gramas de CO2 (gás carbônico).

Bruna Manuele Campos

Bacharel e Licenciada em Ciências Biológicas pela USP (2016 e 2018), tem 25 anos e é apaixonada pela natureza e por explorar o mundo. Quando não está se aventurando por aí, gosta de aquietar as pernas com livros e séries.

Conheça Mais Sobre o Autor

Teste seus conhecimentos sobre Lei da Conservação de Massas – O que é? Exemplos e Exercícios

1) (Adaptado Fuvest-SP) Quando 96g de ozônio se transformam completamente, a massa de oxigênio comum produzida é igual a:

  • a) 32 g.
  • b) 48 g.
  • c) 64 g.
  • d) 96 g.

2) (Adaptado PUC) Querendo verificar a Lei da Conservação de Massas (Lei de Lavoisier), um estudante realizou a experiência esquematizada a seguir: Terminada a reação, o estudante verificou que a massa final era menor que a massa inicial. Assinale a alternativa que explica o ocorrido:

  • a) A Lei de Lavoisier só é válida nas condições normais de temperatura e pressão.
  • b) A Lei de Lavoisier não é válida para reações em solução aquosa.
  • c) De acordo com a Lei de Lavoisier, a massa dos produtos é igual à massa dos reagentes, quando estes se encontram no mesmo estado físico.
  • d) Para que se verifique a Lei de Lavoisier é necessário que o sistema seja fechado, o que não ocorreu na experiência realizada.

3) (Adaptado PUC-RS) Antoine Laurent Lavoisier (1743-1794) foi um hábil e criterioso experimentador, cujo trabalho, condensado no célebre Traité Élémentaire de Chimie, publicado em 1789, verdadeiramente revolucionou a Química. Nele, Lavoisier não apenas elucida muitas das dúvidas e corrige interpretações equivocada dadas aos experimentos de combustão, como lança um novo sistema de nomenclatura química. - NEVES, Luiz S. das; FARIAS, Robson F. de. História da Química. Campinas, SP: Ed. Átomo. 2008, p. 54 (com adaptações) O mais importante estudo realizado por Lavoisier tem relação direta com I. a produção de energia elétrica por uma reação química. II. as proporções das massas entre reagentes e produtos de uma reação química. III. a estrutura interna dos átomos que participam de uma reação química. IV. a ideia de que a queima de uma substância é uma reação química.

  • a) I e II
  • b) II e IV
  • c) I e III
  • d) II e III

Deixe seu Comentário

WebGo Content