Modelo Atômico de Rutherford – O que é? Características e Exercícios

A composição da matéria é um assunto que intriga pensadores, filósofos e cientistas desde o século V antes de Cristo, data em que se tem registro de escritos sobre o assunto, na Grécia. Na época, deram o nome da estrutura da matéria de átomo, que, em grego, significa indivisível.

Os modelos atômicos, surgiram na tentativa de explicar como seria a estrutura e composição do átomo. A partir dos experimentos feitos por cientistas, descobriu-se que o átomo não é indivisível como pensavam, mas o nome prevaleceu.

O primeiro modelo atômico foi apresentado em 1808, por John Dalton, seguido por Thomson, e depois Rutherford, em 1911. E é sobre esse último modelo que detalharemos no artigo de hoje.

O que é o modelo atômico de Rutherford?

Não satisfeito com os modelos sugeridos por Dalton e Thomson, Rutherford seguiu realizando experimentos sobre a estrutura atômica. No início do século XX, ele bombardeou uma lâmina de ouro muito fina, encoberta por zinco, com partículas α (alfa) emitidas pelo elemento químico Polônio.

O resultado foi que uma pequena quantidade de partículas não atravessava a lâmina, enquanto a maioria atravessava e apenas algumas sofriam desvio de rota. Assim, ele hipotetizou que a massa da lâmina de ouro estaria distribuída em pequenos pontos, mas que o tamanho do átomo deveria ser muito maior do que o núcleo, havendo espaços vazios, por onde a maioria das partículas atravessou. As que não atravessaram, teriam, hipoteticamente, colidido com os núcleos.

O modelo proposto por ele, então, foi de que o átomo seria composto por um núcleo pequeno com carga positiva e uma região ao redor dele, chamada de eletrosfera, de carga negativa, onde os elétrons ficariam em órbita. Em resumo, ele descobriu que o átomo não é uma esfera maciça, como sugerido por Dalton.

Como funciona

O modelo atômico de Rutherford ficou conhecido como modelo planetário:

  • O núcleo é representado pelo Sol, na região central do átomo, e suas características são: carga positiva (prótons), baixo volume, maior massa e densidade;
  • Os elétrons são representados pelos planetas em órbita ao redor do núcleo. As características são: carga negativa (elétrons) e imensos espaços vazios entre eles.

Modelo Rutherford

Exercícios resolvidos

1. (UERJ)Em 1911, o cientista Ernest Rutherford realizou um experimento que consistiu em bombardear uma finíssima lâmina de ouro com partículas α, emitidas por um elemento radioativo, e observou que:

  • A grande maioria das partículas α atravessava a lâmina de ouro sem sofrer desvios ou sofrendo desvios muito pequenos;
  • Uma em cada dez mil partículas α era desviada para um ângulo maior do que 90°.

Com base nas observações acima, Rutherford pôde chegar à seguinte conclusão quanto à estrutura do átomo:

a) o átomo é maciço e eletricamente neutro.

b) a carga elétrica do elétron é negativa e puntiforme.

c) o ouro é radioativo e um bom condutor de corrente elétrica.

d) o núcleo do átomo é pequeno e contém a maior parte da massa.

Alternativa “d”. Após seu experimento, Rutherford criou a hipótese de que a massa da matéria, da lâmina de ouro, neste caso, estaria localizada em pequenos pontos, denominados núcleos.

2. (PUC) Uma importante contribuição do modelo de Rutherford foi considerar o átomo constituído de:

a) elétrons mergulhados numa massa homogênea de carga positiva.

b) uma estrutura altamente compactada de prótons e elétrons.

c) um núcleo de massa desprezível comparada com a massa dos elétrons.

d) uma região central com carga negativa chamada núcleo.

e) um núcleo muito pequeno de carga positiva, cercada por elétrons.

Alternativa “e”.  Rutherford deduziu, a partir do seu experimento, que o núcleo seria muito pequeno em relação ao tamanho do átomo, teria carga positiva em função da presença dos prótons e seria cercado por elétrons.

3. (UCDB-MT) No modelo atômico de Rutherford, os átomos são constituídos por um núcleo com carga ……, onde …… estaria concentrada. Ao redor do núcleo estariam distribuídos os ….. . A alternativa que completa corretamente a frase é:

a) negativa – toda a massa – elétrons.

b) positiva – metade da massa – elétrons.

c) positiva – toda a massa – elétrons.

d) negativa – toda a massa – nêutrons.

e) positiva – toda a massa – nêutrons.

Alternativa “c”. “No modelo atômico de Rutherford, os átomos são constituídos por um núcleo com carga positiva, onde toda a massa estaria concentrada. Ao redor do núcleo estariam distribuídos os elétrons”.


Bruna Manuele Campos

Bruna Manuele Campos

Bacharel e Licenciada em Ciências Biológicas pela USP (2016 e 2018), tem 25 anos e é apaixonada pela natureza e por explorar o mundo. Quando não está se aventurando por aí, gosta de aquietar as pernas com livros e séries.

Conheça Mais Sobre o Autor

Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply