A química inorgânica é a que estuda os compostos que não possuem carbono. Dentro dessa divisão, encontram-se substâncias denominadas de ácidos e bases, dois grupos que se relacionam.
Tais compostos estão presentes em nosso cotidiano e até mesmo dentro do nosso organismo, como o ácido clorídrico do suco gástrico.
Os ácidos também podem ser encontrados em fertilizantes e em baterias de carro. Já as bases são vistas em produtos de limpeza doméstica, medicamentos e também em fertilizantes.
O significado da palavra ácido, em latim acidus, é azedo ou adstringente. E foi primeiramente empregado para se referir ao vinagre, que contém ácido acético (CH3COOH). Já as bases têm sabor amargo.
Há inúmeras definições para os conceitos de ácido e base. Arrhenius foi o primeiro a definir tais substâncias, no final do século XIX. Ele propôs que ácidos são as substâncias que sofrem ionização, liberando cátions H+.
Já as bases são as que liberam íons OH– (hidroxila). No entanto, sua definição mostrou-se limitada a substâncias dissolvidas em água.
Brønsted e Lowry sugeriram, independentemente, em 1923, que ácido é todo elemento químico que doa prótons H+ e bases são as que recebem prótons H+. Como esta definição é mais abrangente, ela foi melhor aceita pela sociedade.
Ácidos e bases possuem características peculiares, que podem ser vistas na tabela, abaixo:
Ácidos:
Bases:
Agora que você já sabe um pouco mais a respeito dos ácidos e das bases, que tal testar os seus conhecimentos nos exercícios que preparamos para você? Basta rolar até o final da página e se divertir! Ah, e não deixe de compartilhar com os seus amigos, desafiando eles também.
Bacharel e Licenciada em Ciências Biológicas pela USP (2016 e 2018), tem 25 anos e é apaixonada pela natureza e por explorar o mundo. Quando não está se aventurando por aí, gosta de aquietar as pernas com livros e séries.
Conheça Mais Sobre o Autor1) (Adaptado FGV SP) A amônia é um composto muito versátil, pois seu comportamento químico possibilita seu emprego em várias reações químicas em diversos mecanismos reacionais, como em I- HBr(g) + NH3(aq) → NH4+(aq) + Br–(aq) II- NH3(g) + CH3–(g) → CH4(g) + NH2–(g) De acordo com o conceito ácido-base de Lewis, em I a amônia é classificada como _______. De acordo com o conceito ácido-base de Brösnted-Lowry, a amônia é classificada em I e II, respectivamente, como _______ e _______. Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas.
2) (Adaptado PUCCAMP) - A respeito das substâncias denominadas ácidos, um estudante anotou as seguintes características: I - têm poder corrosivo; II - são capazes de neutralizar bases; III - são compostas por dois elementos químicos; IV - formam soluções aquosas condutoras de corrente elétrica. Ele cometeu erros SOMENTE em
3) (Adaptado Fuvest) - Assinale a alternativa que apresenta dois produtos caseiros com propriedades ácidas.
Deixe seu Comentário