Propriedades da Água – Características, Composição e Exercício

Água é um líquido inorgânico essencial para a vida, e o único que ocorre naturalmente na Terra. O brasileiro chega a usar mais de 200L diariamente, sendo cerca de 2L apenas para bebermos. Mas, sabemos da onde ela vem?

Alguns cientistas acreditam que a água do Planeta Terra foi originada dos cometas, por meio da colisão com a Terra, quando estes estavam congelados, vaporizando água. No entanto, outros pesquisadores encontraram vestígios provando que a água estava presente aqui desde a origem da Terra, cerca de 4,6 bilhões de anos atrás, quando até o Sistema Solar estava sendo formado.

Propriedades da água

Propriedaddes da água

[VEJA TAMBÉM: ESTADOS DA ÁGUA]

Estado Físico

A água pode ser naturalmente encontrada no estado sólido, líquido ou gasoso. Em temperatura ambiente (considerada ser de 20ºC), apresenta-se em estado líquido. No entanto, seu ponto de ebulição ao nível do mar é de 100ºC, quando começa a evaporar. E a partir de 0ºC ela se torna sólida.

Adesão e Coesão

Quando a água se liga a outras substâncias, estamos nos referindo ao seu nível de adesão. Isso se deve a outra propriedade, chamada de polaridade. Já a coesão é a ligação da água consigo mesma, mantendo-se unida (coesa) por meio das quatro pontes de hidrogênio que ela consegue fazer. É por meio dessa capacidade que uma gota de chuva mantém seu formato por tanto tempo.

Polaridade

A capacidade de aderir a outras moléculas é em função da sua polaridade, ou seja, possui um lado com carga negativa e outro de carga positiva, ligando-se à outras substâncias também polares.

Tensão Superficial

A água é o líquido que contém maior tensão superficial, ou seja, que é mais resistente a uma força externa. Essa propriedade está intimamente ligada à coesão. Tal característica permite que lagartos do gênero Basiliscus sp. consigam andar sobre a água, por exemplo.

Solvente Universal

A água é considerada o líquido que mais é capaz de dissolver substâncias, então considerada solvente universal. Esta propriedade está intimamente ligada à sua capacidade de transportar minerais e nutrientes, por exemplo.

Calor específico

Ela possui alto valor de calor específico, se comparado a outros elementos. Também, precisa absorver 4,184 J de calor para alterar sua temperatura em 1°C.

Condutividade elétrica

A água pura, destilada, sem outras substâncias, não conduz eletricidade. Mas, em sua forma natural, ela é perigosa.

pH

O valor de pH mede a acidez, neutralidade ou alcalinidade das substâncias. Este valor é essencialmente importante na água, pois pode afetar a sobrevivência dos organismos aquáticos, por exemplo.

Funções da água

Propriedaddes da água

Esse líquido exerce inúmeras funções. No corpo humano, é responsável pela regulação térmica, pelo transporte de nutrientes, pela estabilização do pH sanguíneo, pela produção de urina e muitas outras.

Outros animais também precisam de água para realizar tais funções. Em plantas, atua no transporte de minerais, na produção de seiva e no processo de fotossíntese e respiração, por exemplo.

Composição

Representada pelo símbolo H2O, ela contém dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio, ligados por pontes de hidrogênio (chamadas também de ligação covalente, na qual os elétrons são compartilhados). Sua representação química é H-O-H, formando uma estrutura com ângulo de 104º40’.

[LEIA TAMBÉM: DENSIDADE DA ÁGUA]

Gostou? Então, confira, também, o conteúdo completo sobre Importância da água – Ciclo da água e Medidas de Preservação!

Agora que você já sabe um pouco mais a respeito das propriedades da água, que tal testar os seus conhecimentos nos exercícios que preparamos para você? Basta rolar até o final da página e se divertir! Ah, e não deixe de compartilhar com os seus amigos, desafiando eles também.

Bruna Manuele Campos

Bacharel e Licenciada em Ciências Biológicas pela USP (2016 e 2018), tem 25 anos e é apaixonada pela natureza e por explorar o mundo. Quando não está se aventurando por aí, gosta de aquietar as pernas com livros e séries.

Conheça Mais Sobre o Autor

Teste seus conhecimentos sobre Propriedades da Água – Características, Composição e Exercício

1) (Adaptado UDESC 2010) “Um dos principais desafios mundiais, na atualidade, é o atendimento à demanda por água de boa qualidade. O crescimento populacional, a necessidade de produção de alimentos e o desenvolvimento industrial devem gerar sérios problemas no abastecimento de água nos próximos anos. A água é um recurso fundamental para a existência da vida, na forma que nós conhecemos. Foi na água que a vida floresceu, e seria difícil imaginar a existência de qualquer forma de vida na ausência deste recurso vital.” (Química Nova na Escola, maio, 2001.) Assinale a alternativa incorreta sobre a molécula de água e suas propriedades:

  • a) A molécula de água se estabiliza por ligação iônica, onde o oxigênio doa elétrons ao hidrogênio.
  • b) A água é uma molécula polar e, devido a isso, consegue dissolver várias outras moléculas polares.
  • c) Na água, existem forças de atração intermolecular muito fortes, e estas são conhecidas de ligações de hidrogênios.
  • d) Uma propriedade importante da água é que a forma líquida apresenta uma densidade maior que a forma sólida. Se o contrário fosse verdade, durante o inverno, as águas de inúmeros rios e lagos localizados no hemisfério norte do nosso planeta, ao se congelarem, ficariam depositadas no fundo destes.

Deixe seu Comentário

WebGo Content