Metáfora – Conheça essa Figura de Linguagem, Como Usar e Exemplos

A metáfora é mais uma dos diversos tipos de figura de linguagem que existe. A figura de linguagem é uma estrutura da língua portuguesa, que permite intensificar e dar ainda mais ênfase para uma frase, podendo, até mesmo, mudar completamente o significado final daquilo que foi dito.

As figuras de linguagem permitem uma maior personificação dentro da literatura, atribuindo a personagens um jeito único. Muitas vezes, de tão comum que elas são na língua portuguesa, acabamos as utilizando figuras sem ao menos perceber.

Uma das mais usadas entre elas é a metáfora. Apesar de ser recorrente, a metáfora ainda causa dúvidas nas pessoas. Aprenda sobre ela:

O que é Metáfora?

aprender metáfora

A metáfora é um recuso semântico chamado de figura de linguagem, que melhora a expressividade de um texto literário para seus escritores e leitores. Ela revela a semelhança entre dois termos que não estão necessariamente ligados ao seu sentido literal.

Do latim, metaphora significa “mudança” e “transposição”. Ela é uma comparação de palavras, em que um termo substitui outro. Você não fala que isso se parece com aquilo. Ela é abreviada, o verbo fica subentendido, não estando expresso. Por exemplo:

  • Minha prima é um doce.

A prima da frase não é de fato feita de açúcar ou se parece fisicamente como um pirulito ou um pedaço de bolo. Porém, essa comparação indica que ela é muito meiga, gentil e querida. Assim, a menina é comparada com a delicadeza e suavidade de um doce, porém sem fazer uma comparação direta, mantendo alguns termos ocultos. Mesmo assim, é possível a total compreensão da frase.

A comparação acontece por meio da analogia de duas palavras, ou seja, pela semelhança de duas coisas distintas. Para que surja essa analogia, é preciso que haja semelhança entre os dois termos usados.

A metáfora é tão comum que, durante uma conversa de 1 minuto, o ser humano tende a utilizá-la, em média, 4 vezes. Porém, essa figura de linguagem, assim como muitas outras, está tão enraizadas na nossa cultura que nem nos damos conta de estarmos as utilizando.

Veja mais Exemplos de Metáforas:

metáfora

  • Estou sempre carregando o mundo nas costas.

A pessoa não poderia jamais, por questões de física, carregar qualquer planeta nas costas. Porém, significa que ela está cuidando demais de coisas que não são delas. Está tentando resolver o problema de todo mundo e aguentando coisas a mais do que deveria para a sua saúde mental. O mundo é muito “pesado”, assim como os últimos acontecimentos da vida desta pessoa.

  • Ganhei rios de dinheiro depois de largar a faculdade.

A pessoa que desistiu da sua formação não ganhou mesmo um rio com muito dinheiro dentro. Mas, assim como o fluxo constante das correntezas desse rio, a conta bancária dela recebeu dinheiro da mesma maneira.

  • Você acordou azeda hoje, hein!

Ninguém lambeu a pessoa e percebeu que ela estava com um sabor ácido. Essa frase associa-se à pessoa de mau-humor, difícil de lidar, quando está emburrada e não sendo tão agradável – assim como o gosto muito azedo desagrada algumas pessoas.

Conseguiu entender a metáfora? Entre as figuras de linguagem, essa é uma das mais fáceis de decorar, devido à recorrência do seu uso no vocabulário. Conheça todas as figuras de linguagem, para não perder nenhum desses recursos incríveis da Língua Portuguesa!


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply