Mitose e Meiose – Fases e Explicação de Como Acontece a Divisão Celular

Mitose é um dos tipos de divisão celular, processo que faz com que as células se multipliquem num organismo. Nos humanos, por exemplo, isso ocorre na maior parte das células.

É justamente o processo de divisão celular da mitose – ou da meiose- que permitem que um tecido se regenere, prevenindo o envelhecimento e recuperando-se de danos.

Quando você se machuca, por exemplo, pode perceber que, depois que a ferida cicatriza, a pele se forma novamente no local, o que só é possível porque as células da derme se multiplicam, formando um novo tecido epitelial na região afetada.

Fases da Mitose

Para facilitar o seu estudo, a biologia divide os processos da mitose em fases. São elas: prófase, metáfase, anáfase e telófase.

Prófase

A prófase é a fase mais longa da mitose e, basicamente, consiste na preparação da célula para que a divisão ocorra. Nela acontecem:

  • Modificações no núcleo: se sucede porque o citoplasma doa água para o núcleo, tornando-o mais volumoso;
  • Espiralização cromossômica: os cromossomos ficam mais curtos e mais largos;
  • Desaparecimento do nucléolo: a organela vai diminuindo de tamanho, até desaparecer completamente da estrutura celular. Isso acontece também por conta da síntese do RNA dos cromossomos que unem-se;
  • Duplicação dos centríolos: após a duplicação, eles migram para os pólos do citoplasma, ficando nas beiras da célula;
  • Formação de fibras: criam-se fibras contínuas e as cromossômicas que, posteriormente, vão ajudar na divisão celular.

prófase mitose

Metáfase

Nesse momento, os cromossomos se condensam ainda mais, até que aconteça a sua desfragmentação total. Quando isso ocorre, eles migram para os polos da célula, ligando-se às fibras formadas na fase anterior.

Ao mesmo tempo, diversas organelas celulares vão também para a região equatorial da célula, onde permanecerão por algum tempo.

metáfase mitose

Anáfase

Fase em que, de fato, ocorre a divisão celular. Nesse momento, os cromossomos são duplicados e separam-se. Agora, eles passam a ser chamados de cromossomos-irmãos, os quais possuem exatamente a mesma informação genética, tal como uma genuína cópia.

A fase da anáfase termina quando cada um dos cromossomos-irmãos volta para os polos da célula.

anáfase mitose

Telófase

A telófase é a última fase da mitose, em que se concretiza a divisão celular, finalizando o processo. Nessa etapa, ocorre o agrupamento e a descompactação dos cromossomos que ficaram armazenados em extremidades opostas. Então, carioteca e nucléolo se formam novamente, enquanto as fibras desaparecem.

Quando os núcleos acabam por se dividir, as células também terminam de se dividir e agora funcionam individualmente.

telófase mitose

Diferença da mitose e da meiose

A meiose é uma outra forma de divisão celular. A diferença entre uma e outra é que, na mitose, o processo resulta em duas células-filhas, geneticamente iguais, que se formam a partir de uma única célula.

Enquanto isso, na meiose, a divisão celular acontece por meio da única célula original, que forma outras quatro células-filhas, cada uma com metade do número de cromossomos daquela que lhe deu origem.


Rafaela Cortes

Rafaela Cortes

Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Revoltada por natureza, vê na comunicação uma oportunidade de extravasar a sua paixão por curiosidades, arte e conhecimento.

Conheça Mais Sobre o Autor

Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply