Mitose e Meiose – Fases e Explicação de Como Acontece a Divisão Celular
Mitose é um dos tipos de divisão celular, processo que faz com que as células se multipliquem num organismo. Nos humanos, por exemplo, isso ocorre na maior parte das células.
É justamente o processo de divisão celular da mitose – ou da meiose- que permitem que um tecido se regenere, prevenindo o envelhecimento e recuperando-se de danos.
Quando você se machuca, por exemplo, pode perceber que, depois que a ferida cicatriza, a pele se forma novamente no local, o que só é possível porque as células da derme se multiplicam, formando um novo tecido epitelial na região afetada.
Fases da Mitose
Para facilitar o seu estudo, a biologia divide os processos da mitose em fases. São elas: prófase, metáfase, anáfase e telófase.
Prófase
A prófase é a fase mais longa da mitose e, basicamente, consiste na preparação da célula para que a divisão ocorra. Nela acontecem:
- Modificações no núcleo: se sucede porque o citoplasma doa água para o núcleo, tornando-o mais volumoso;
- Espiralização cromossômica: os cromossomos ficam mais curtos e mais largos;
- Desaparecimento do nucléolo: a organela vai diminuindo de tamanho, até desaparecer completamente da estrutura celular. Isso acontece também por conta da síntese do RNA dos cromossomos que unem-se;
- Duplicação dos centríolos: após a duplicação, eles migram para os pólos do citoplasma, ficando nas beiras da célula;
- Formação de fibras: criam-se fibras contínuas e as cromossômicas que, posteriormente, vão ajudar na divisão celular.
Metáfase
Nesse momento, os cromossomos se condensam ainda mais, até que aconteça a sua desfragmentação total. Quando isso ocorre, eles migram para os polos da célula, ligando-se às fibras formadas na fase anterior.
Ao mesmo tempo, diversas organelas celulares vão também para a região equatorial da célula, onde permanecerão por algum tempo.
Anáfase
Fase em que, de fato, ocorre a divisão celular. Nesse momento, os cromossomos são duplicados e separam-se. Agora, eles passam a ser chamados de cromossomos-irmãos, os quais possuem exatamente a mesma informação genética, tal como uma genuína cópia.
A fase da anáfase termina quando cada um dos cromossomos-irmãos volta para os polos da célula.
Telófase
A telófase é a última fase da mitose, em que se concretiza a divisão celular, finalizando o processo. Nessa etapa, ocorre o agrupamento e a descompactação dos cromossomos que ficaram armazenados em extremidades opostas. Então, carioteca e nucléolo se formam novamente, enquanto as fibras desaparecem.
Quando os núcleos acabam por se dividir, as células também terminam de se dividir e agora funcionam individualmente.
Diferença da mitose e da meiose
A meiose é uma outra forma de divisão celular. A diferença entre uma e outra é que, na mitose, o processo resulta em duas células-filhas, geneticamente iguais, que se formam a partir de uma única célula.
Enquanto isso, na meiose, a divisão celular acontece por meio da única célula original, que forma outras quatro células-filhas, cada uma com metade do número de cromossomos daquela que lhe deu origem.
Deixe seu comentário