O que é literatura – Definição, Função e Exemplos

A definição de literatura é tema frequente em provas, especialmente no ENEM, o Exame Nacional do Ensino Médio. No entanto, não é todo mundo que domina o assunto. Esse é o seu caso? Então, confira, aqui no Gestão Educacional, o que é literatura e outros detalhes relevantes para aumentar seu conhecimento!

Definição de literatura

A literatura é uma modalidade de arte, desenvolvida com base na palavra. O próprio termo “literatura” entrega essa característica: é originário do latim littera, que significa letra.

Essa expressão artística tem como principal característica imitar a vida, retratando verdades e situações que são comuns a todo ser humano. Ao construir essas realidades, a obra literária acaba por despertar emoções no leitor, bem como pensamentos, fazendo com que se aumente conhecimento de mundo e capacidade crítica.

o que é literatura

Muitas obras literárias também são reflexos de um determinado período, o que ajuda o leitor a conhecer formas de pensamento e realidades de outros tempos.

Para atingir esses resultados, o autor se vale de algumas características pontuais, que se transformam em marcas registradas de obras que se encaixam na definição de literárias. Entre elas, destaque para as seguintes características:

  • Criação com função estética, geralmente com a finalidade de entreter o leitor;
  • Recriação subjetiva da realidade;
  • Uso da função emotiva e poética, de forma a tornar o texto expressivo e despertar reações / sentimentos no leitor;
  • Utilização de linguagem conotativa, figuras de linguagem e demais recursos estilísticos;
  • Apresentação de uma reflexão sobre uma determinada realidade, ainda que isso não seja feito de forma explícita.

Os textos que apresentam essas características são divididos e encaixados em categorias chamadas gêneros literários. Ao todo, existem três gêneros literários: o lírico (associado ao poema), o narrativo (remete à prosa) e o dramático (inerente ao teatro, portanto, com textos que podem ser encenados).

[LEIA TAMBÉM: O QUE SÃO GÊNEROS LITERÁRIOS?]

Função da literatura

literatura o que é

A literatura tem como função retratar realidades, ou seja, a sociedade, o homem e as suas ações, de modo a provocar reações específicas no leitor, como emoção e reflexão, além de aumentar o seu conhecimento de mundo.

Inclusive, há várias personalidades importantes que defendem a literatura como uma “expressão da sociedade” (frase do filósofo francês Louis Gabriel Ambroise) ou uma “construção de objetos autônomos (…) e forma de conhecimento” (Antonio Candido, em O direito à literatura).

Texto literário X texto não literário

A literatura é definida como uma expressão artística realizada por meio da palavra, no entanto, é preciso tomar um cuidado: nem todo texto é considerado literário. É justamente nesse ponto que muitos erram em provas.

Basta se lembrar que a finalidade da literatura / de obras literárias é entreter o leitor. Se determinado texto não tiver como fim o entretenimento, ele não será considerado literário.

De modo geral, um texto não literário se caracteriza por ter as seguintes características de maneira marcante e facilmente identificáveis:

  • Função utilitária, com a finalidade de fornecer alguma informação ao leitor;
  • Uso de linguagem denotativa, o que torna o texto objetivo;
  • Preservação da impessoalidade e imparcialidade, sem expressar opiniões;
  • Ausência de recursos estilísticos, como as figuras de linguagem, reforçando a objetividade do conteúdo.

Tais características são encontradas em textos jornalísticos, bulas de medicamentos, entrevistas, artigos científicos, dicionários, guias técnicos de equipamentos e eletrônicos, entre outros.

[CONFIRA TAMBÉM: O QUE SÃO GÊNEROS TEXTUAIS?]

Para elucidar essa questão, separamos exemplos de criações que são consideradas textos literários e não literários. Confira, a seguir, quais são eles:

Texto literário

“QUADRILHA

João amava Teresa que amava Raimundo
que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili,
que não amava ninguém.
João foi para os Estados Unidos, Teresa para o convento,
Raimundo morreu de desastre, Maria ficou para tia,
Joaquim suicidou-se e Lili casou com J. Pinto Fernandes
que não tinha entrado na história”.

Poema Quadrilha, de Carlos Drummond de Andrade, em Alguns Poemas.

Texto não literário

INFORMAÇÕES AO PACIENTE

  1. PARA QUE ESTE MEDICAMENTO É INDICADO?

Este medicamento é indicado como analgésico (medicamento para dor) e antitérmico (medicamento para febre).

  1. COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA?

Dipirona é um medicamento à base de dipirona, utilizado no tratamento das manifestações dolorosas e de febre. Os efeitos analgésico e antitérmico podem ser esperados em 30 a 60 minutos após a administração e, geralmente, persistem por, aproximadamente, 4 horas.

Trecho da bula do medicamento Dipirona, disponibilizada pela Anvisa.


Referências utilizadas neste conteúdo:

Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada da USP. Acessado em 11/12/2018. <http://www.dtllc.fflch.usp.br/>

Dipirona. Acessado em 11/12/2018. <http://www.anvisa.gov.br/datavisa/fila_bula/frmVisualizarBula.asp?pNuTransacao=9436362013&pIdAnexo=1857552>


Rafaela Mustefaga

Rafaela Mustefaga

Graduada em Letras Português/Inglês, pela PUCPR, é revisora e editora de textos informativos, apaixonada por línguas e literatura e professora nas horas vagas.

Conheça Mais Sobre o Autor

Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply