A definição de literatura é tema frequente em provas, especialmente no ENEM, o Exame Nacional do Ensino Médio. No entanto, não é todo mundo que domina o assunto. Esse é o seu caso? Então, confira, aqui no Gestão Educacional, o que é literatura e outros detalhes relevantes para aumentar seu conhecimento!
A literatura é uma modalidade de arte, desenvolvida com base na palavra. O próprio termo “literatura” entrega essa característica: é originário do latim littera, que significa letra.
Essa expressão artística tem como principal característica imitar a vida, retratando verdades e situações que são comuns a todo ser humano. Ao construir essas realidades, a obra literária acaba por despertar emoções no leitor, bem como pensamentos, fazendo com que se aumente conhecimento de mundo e capacidade crítica.
Muitas obras literárias também são reflexos de um determinado período, o que ajuda o leitor a conhecer formas de pensamento e realidades de outros tempos.
Para atingir esses resultados, o autor se vale de algumas características pontuais, que se transformam em marcas registradas de obras que se encaixam na definição de literárias. Entre elas, destaque para as seguintes características:
Os textos que apresentam essas características são divididos e encaixados em categorias chamadas gêneros literários. Ao todo, existem três gêneros literários: o lírico (associado ao poema), o narrativo (remete à prosa) e o dramático (inerente ao teatro, portanto, com textos que podem ser encenados).
[LEIA TAMBÉM: O QUE SÃO GÊNEROS LITERÁRIOS?]
A literatura tem como função retratar realidades, ou seja, a sociedade, o homem e as suas ações, de modo a provocar reações específicas no leitor, como emoção e reflexão, além de aumentar o seu conhecimento de mundo.
Inclusive, há várias personalidades importantes que defendem a literatura como uma “expressão da sociedade” (frase do filósofo francês Louis Gabriel Ambroise) ou uma “construção de objetos autônomos (…) e forma de conhecimento” (Antonio Candido, em O direito à literatura).
A literatura é definida como uma expressão artística realizada por meio da palavra, no entanto, é preciso tomar um cuidado: nem todo texto é considerado literário. É justamente nesse ponto que muitos erram em provas.
Basta se lembrar que a finalidade da literatura / de obras literárias é entreter o leitor. Se determinado texto não tiver como fim o entretenimento, ele não será considerado literário.
De modo geral, um texto não literário se caracteriza por ter as seguintes características de maneira marcante e facilmente identificáveis:
Tais características são encontradas em textos jornalísticos, bulas de medicamentos, entrevistas, artigos científicos, dicionários, guias técnicos de equipamentos e eletrônicos, entre outros.
[CONFIRA TAMBÉM: O QUE SÃO GÊNEROS TEXTUAIS?]
Para elucidar essa questão, separamos exemplos de criações que são consideradas textos literários e não literários. Confira, a seguir, quais são eles:
“QUADRILHA
João amava Teresa que amava Raimundo
que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili,
que não amava ninguém.
João foi para os Estados Unidos, Teresa para o convento,
Raimundo morreu de desastre, Maria ficou para tia,
Joaquim suicidou-se e Lili casou com J. Pinto Fernandes
que não tinha entrado na história”.
Poema Quadrilha, de Carlos Drummond de Andrade, em Alguns Poemas.
INFORMAÇÕES AO PACIENTE
Este medicamento é indicado como analgésico (medicamento para dor) e antitérmico (medicamento para febre).
Dipirona é um medicamento à base de dipirona, utilizado no tratamento das manifestações dolorosas e de febre. Os efeitos analgésico e antitérmico podem ser esperados em 30 a 60 minutos após a administração e, geralmente, persistem por, aproximadamente, 4 horas.
Trecho da bula do medicamento Dipirona, disponibilizada pela Anvisa.
Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e pós-graduanda em Negócios Digitais. Tem mais de 600 artigos publicados em sites dos mais variados nichos e quatro anos de experiência em marketing digital. Em seus trabalhos, busca usar da informação consciente como um instrumento de impacto positivo na sociedade.
Conheça Mais Sobre o Autor
Deixe seu Comentário