9 melhores cursos para melhorar seu português

Aqui estão os nove melhores cursos de Português disponíveis na internet. Eles vão fazer você melhorar de forma significativa o uso da língua em seu cotidiano, o que pode abrir portas no mercado de trabalho e melhorar sua interação entre nativos e estrangeiros.

Você certamente já ouviu falar que essa é uma das línguas mais difíceis do planeta. Mas existem cursos para melhorar seu português que podem desmistificar essa afirmação e fazer você pensar de uma forma diferente.

A língua portuguesa é cheia de variações, rica em sinônimos e em possibilidades de articulações. É por isso que muita gente acaba se atrapalhando.

Porém, bastam algumas aulas, ou mesmo algumas dicas, para melhorar o uso da língua e facilitar a comunicação entre nativos. Veja agora algumas dicas de como melhorar seu português.

Dicas: Como melhorar o Português?

Para melhorar o seu português escrito, as principais dicas são:

  • Consulte sempre o dicionário
  • Pratique bastante
  • Escreva todos os dias
  • Revise seus textos detalhadamente
  • Abandone o corretor
  • Conheça sinônimos
  • Recorra à gramática

 

Você deve usar sempre o dicionário para poder conhecer o significado e a grafia das palavras. Ele é um aliado fundamental para quem quer escrever corretamente e com qualidade.

Praticar e escrever diariamente é uma forma de se familiarizar com a língua e criar o hábito de escrever. Isso vai facilitar quando for necessário escrever uma redação para um teste em alguma empresa, por exemplo.

Para melhorar o português falado, as dicas são:

  • Leia bons livros
  • Converse com outras pessoas
  • Ouça Podcasts de língua portuguesa
  • Estude por gramáticas tradicionais
  • Incorpore novas palavras ao seu vocabulário
  • Assista vídeo aulas de assuntos diversos
  • Não tenha medo de falar

Todas essas dicas farão com que você tenha contato direto com a língua portuguesa falada. É ouvindo que você vai aprender a se comunicar melhor e fazer bom uso da língua. Mesmo a leitura de livros fará você ter contato com a língua falada através das falas dos personagens ou mesmo da forma informal da escrita.

Formas de enriquecer o seu vocabulário

Um bom vocabulário vai ajudar você em suas relações pessoais e profissionais, por isso é bom sempre enriquecê-lo. Algumas formas de fazer isso são:

Conheça e utilize sinônimos: é sempre mais rica uma comunicação onde não se repete várias vezes a mesma palavra, mas se usam diferentes sinônimos para ela.

Ler diferentes estilos literários: conhecer novas palavras pode ser mais prazeroso se ocorrer de forma orgânica, ou seja, naturalmente. Ler diferentes estilos literários pode melhorar seu português, já que cada um tem uma variedade linguística e uma forma particular.

Dicionário: É um grande aliado, pois tem quase todas as palavras que existem na nossa língua, informando o gênero e a classe de cada uma. Além disso, alguns contam com tradução para outros idiomas.

Como falar corretamente o português

Para falar corretamente é necessário um conjunto de todas as dicas anteriores. Além de conhecer as palavras e o emprego de cada uma delas nas frases, é preciso entender os contextos e ter uma boa leitura de mundo.

Desenvoltura e articulação são outros dois aspectos que contam muito quando se trata de falar bem. Para quem não tem essa facilidade, existem cursos gratuitos em diversas plataformas que ajudam você a trabalhar essas habilidades.

Melhores cursos para melhorar seu português

Para quem se sente inseguro ou precisa melhorar o português, existem 9 excelentes opções de cursos que podem ser muito úteis.

Alfabetização e Letramento – Curso Escola e Educação

Quem já lê e escreve, com certeza, passou por algum processo de alfabetização numa época da vida. Essa é uma etapa de extrema importância e precisa ser um trabalho executado com muita qualidade.

Profissionais da educação que trabalham com letramento, precisam aprender técnicas e ter habilitação necessária para trabalhar com as diferentes formas de aprendizado. Uma boa ideia é fazer um curso complementar de Alfabetização e letramento, que é encontrado na Cursos Escola e Educação. 

Neste curso você aprende: alfabetização; sons e letras; soletração; produção de textos; aprendizagem; e muito mais. O curso tem uma carga horária de 40 horas e prepara o profissional para o mercado de trabalho, enriquecendo o currículo e acrescentando horas às atividades acadêmicas.

Reforma Ortográfica da Língua Portuguesa – Pensar Cursos

A Língua Portuguesa passa por reformas e acordos ortográficos constantemente. Para ficar por dentro de tudo o que mudou e aprender as novas regras você precisa fazer esse curso sobre a reforma ortográfica.

Ele explica quais foram as mudanças e como tudo passou a ser escrito desde a última modificação. A carga horária é de 40 horas e ele pode ser feito de forma bem livre, sem exigência de cumprimento de aulas síncronas.

Ao final, o aluno pode requerer um certificado, que poderá enriquecer seu currículo e abrir portas para novas oportunidades de trabalho.

Um bom profissional é sempre medido por suas habilidades. Falar e escrever bem são umas das mais importantes. Um e-mail bem escrito passa total confiança, já um enviado com erros de escrita é mal visto e pode até ser interpretado como spam.

Português  Básico – Pensar Cursos

Todo nativo acredita que sabe pelo menos o básico da língua portuguesa, mas esse curso pode te provar o contrário. Se você é brasileiro, é uma ótima oportunidade de rever gratuitamente tudo o que foi ensinado na escola e ver se sabe mesmo o básico do seu idioma.

Esse é um curso de 60 horas que vai ensinar sobre ortografia;flexão verbal e nominal; frases; regência e concordância verbal e nominal; e muitas outras coisas. Todos os conteúdos que esse curso aborda são pedidos em provas de concursos, inclusive.

Então, se dá pra aprender todo o básico da língua de graça e em poucos dias, você não tem porque não fazer. Ele também oferece certificado e pode ser muito bom para estrangeiros que já falam a língua e querem se aperfeiçoar.

Ensino de Língua Portuguesa – Pensar Cursos

Uma excelente oportunidade para estudantes de graduação é este curso de ensino de Língua Portuguesa. Ele complementa muita coisa que é vista na universidade, mas que você não teve tempo de ver com tanta profundidade.

O aluno estuda de forma mais livre, acessando as aulas que já estão gravadas e disponíveis nas plataformas. A única exigência para finalização do curso é concluir todas as aulas e passar num teste que é aplicado no final.

Ensino de Língua Portuguesa – Unova Cursos 

Este mesmo curso de Ensino de língua portuguesa está disponível na plataforma da Unova Cursos. Segue a mesma metodologia do anterior e o conteúdo programático é bastante completo.

O curso aborda metodologias de ensino e práticas pedagógicas, que são base do currículo de qualquer curso de licenciatura. Isso pode ser muito útil para quem deseja complementar horas em seu currículo.

Outros conteúdos abordados são: Aquisição de linguagem; Práticas de leitura e escrita; Variação linguística; Aquisição de linguagem; e muito mais.

Literatura Brasileira e Literatura Portuguesa – Pensar Cursos

Outro curso excelente e que pode ser de grande utilidade para quem está inscrito ou vai se inscrever em concursos públicos. O conteúdo aborda com bastante precisão os estilos literários e suas características, como romantismo, arcadismo, classicismo e humanismo.

Além disso, aborda a literatura portuguesa, que teve muita influência nos primeiros séculos do nosso país. São 50 horas de curso gratuito, que conta com material didático bem estruturado e aulas muito elucidativas.

Redação Enem – Unova Cursos

Esse curso vai ensinar a você o que é e como fazer um texto dissertativo-argumentativo.

Ele é voltado para pessoas que estão se preparando para o ENEM, mas pode ser feito por qualquer pessoa.

Ele é tão completo e prático que sua avaliação recebeu a nota máxima pelos alunos. São 50 horas e o conteúdo é exclusivo e elaborado com muito cuidado.

Variedades Linguísticas – Fundação Bradesco

As diferentes formas de se expressar são o tema principal deste curso. Ele aborda os aspectos históricos, regionais e sociais que permeiam a sociedade e modificam a forma de se comunicar através da língua.

O curso é bem curto, tem apenas 03 horas de duração, e o prazo que o aluno tem para terminar depois que se inscreve é de até 60 dias. O único pré-requisito é ter mais de 14 anos de idade.

Língua Portuguesa sem Complicações – Fundação Bradesco

Um curso de 20 horas que elucida as maiores dúvidas dos falantes nativos do Português brasileiro. São abordados temas como acentuação, regência, crase, concordância, coesão e coerência. Todos os tópicos são abordados de forma leve e de fácil compreensão.

Ao longo do curso, são propostos desafios e atividades que ajudarão o aluno a fixar bem o conteúdo antes de passar para a próxima fase. É um bom investimento para alunos que estão prestes a prestar vestibular ou pessoas que desejam reforçar seus conhecimentos e conseguir se diferenciar de outros candidatos em possíveis propostas de emprego.

Estes são os nove melhores cursos para melhorar o seu português. Todos são oferecidos de forma gratuita e com excelente material didático. Vale a pena conferir e dar um upgrade em seu currículo sem gastar nada.

Gestão Educacional

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content