Substantivo comum – O que é? Exemplos e Exercícios Resolvidos

Há vários tipos de substantivo na língua portuguesa. Neste artigo, veremos um dos mais comuns (como o nome sugere): os substantivos comuns!

Confira tudo a respeito dele neste artigo completo que nós, do Gestão Educacional, preparamos para você!

O que é substantivo comum?

Os substantivos comuns são aqueles que designam, de forma genérica, todos os seres de uma mesma espécie. Eles são sempre grafados com a primeira letra minúscula (a não ser que estejam no início da frase). Veja os exemplos:

  • Rio;
  • Gato;
  • Menino.

Peguemos o primeiro exemplo e vamos analisá-lo melhor: “rio”, nesse caso, não está fazendo menção a um rio em especial, mas à noção de rio, de uma maneira geral. A mesma coisa com os demais exemplos: com gato, não estamos nos referindo a um gato em particular; com menino, não estamos nos referindo a um menino em particular.

Estamos tratando, então, em cada um desses exemplos, da totalidade de seres de uma mesma espécie, e não de um indivíduo em particular da espécie em questão. Os substantivos dos exemplos são, portanto, substantivos comuns.

Por espécie, vale ressaltar, não estamos nos referindo apenas à espécie animal ou vegetal, por exemplo, mas a diversos tipos: plantas, animais, objetos, lugares, profissões, etc.

Cuidado apenas para não confundir substantivo próprio com substantivo coletivo, um erro bastante comum. Os substantivos coletivos são aqueles que dão nome a uma coleção de seres, e não à totalidade de seres. São exemplos de substantivos coletivos: alcateia (coletivo de lobos), banca (de examinadores/de advogados), conclave (de cardeais), etc.

Substantivo comum x substantivo próprio

Se os substantivos comuns servem para designar todos os seres de uma mesma espécie, os substantivos próprios, ao contrário, dão nome a determinados indivíduos dessa espécie. Veja a comparação abaixo:

  • Substantivo comum: cidade;
  • Substantivo próprio: Curitiba.

Com esses exemplos, é fácil perceber a diferença. O substantivo comum “cidade” dá nome à totalidade de seres da espécie “cidade”. Já o substantivo próprio “Curitiba” é um exemplo de espécie dessa categoria.

Vale observar que alguns substantivos comuns podem virar próprios simplesmente escrevendo-os com a primeira letra maiúscula. É o caso, por exemplo, do substantivo comum “coelho” que, se escrito “Coelho”, passa a indicar um possível sobrenome, como em “Fernanda Coelho” ou “Elouise Coelho”. O processo por trás dessa formação de palavras pela simples alteração da primeira letra, sem mudar a estrutura da palavra, é o chamado derivação imprópria.

Exemplos de substantivos comuns

Confira alguns exemplos de substantivos comuns, divididos por categoria:

  • Pessoas: pai, mãe, homem, mulher, menino, menina, criança, idoso, etc.;
  • Objetos: caderno, caixa, livro, garfo, meia, tapete, televisão, celular, computador, etc.;
  • Frutas: maçã, banana, ameixa, goiaba, melancia, manga, coco, damasco, etc.;
  • Animais: gato, cachorro, baleia, tamanduá, capivara, macaco, tartaruga, etc.;
  • Lugares: cidade, bairro, rua, município, estado, país, continente, avenida, etc.

E outros.

Formado em Letras Português/Inglês pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), com foco em Teoria da Literatura, Literatura Brasileira, Poesia e Tradução, é editor da WebGo Content e tem experiência com revisão, redação para web e gerenciamento de pessoas.

Deixe seu comentário