O que são usinas elétricas? Como elas funcionam?

Para chegar até esse texto, você, certamente, precisou de energia elétrica. Se está usando um computador, precisou da energia para ligá-lo; se for um notebook ou celular, precisou de uma tomada para carregar suas respectivas baterias. Em todos os casos, precisou de Internet, que possivelmente também precisa de uma fonte de energia para funcionar.

Mas, você sabe como toda essa energia chega até a sua casa, a sua escola, o seu trabalho ou a qualquer outro lugar? É comum o abastecimento elétrico vir por meio de usinas elétricas. Elas são responsáveis por produzir energia e fornecê-la a quem precisa.

Vamos entender mais sobre o assunto e como essas usinas funcionam? Confira tudo, agora, no Gestão Educacional! 

Energia eletrica 2

O que são usinas elétricas

As usinas elétricas, também conhecidas como usinas hidrelétricas ou hidroelétricas, utilizam da correnteza dos rios para conseguir produzir a energia que chega até os lares brasileiros. Por esse motivo, são construídas em locais onde há possibilidade de usar o curso dos rios com maior eficácia.

As usinas, além de produzirem a energia elétrica, acabam tornando-se atração turística, por sua barreira e também pela represa em que são construídas. Quanto maior for a usina, mais água ela irá precisar para funcionar. Isso significa que, em alguns casos, é necessário alagar algumas regiões para conseguir a quantidade de água necessária – oque pode ser um problema para o ecossistema e também para os animais que vivem nessa região.

[CONFIRA TAMBÉM: O QUE É ECOSSISTEMA?]

A maior usina elétrica do mundo é brasileira! A Usina Hidrelétrica de Itaipu, que usa as águas do Rio Paraná para funcionar, fica entre o Paraná e o Alto Paraná, no Paraguai, tendo capacidade de 14.000MW. Ela tornou-se um ponto de atração e parada para quem visita o Paraguai, por conta da sua incrível beleza.

No Brasil, ainda há muitas outras usinas elétricas de vários portes. Uma das mais recentes é a Usina Hidrelétrica Teles Pires, que usa as águas do rio Teles Pires, entre o Mato Grosso e o Pará. Sua capacidade é de 1.820MW, ocupando a 10ª colocação entre as maiores usinas brasileiras. Sua construção começou em 2010 e terminou em 2015.

Como funcionam

O funcionamento é bem simples. O princípio é que a força da água possa girar as turbinas que irão acionar os geradores de energia. Ou seja, é construída uma represa para que a força da queda de d’água seja usada para girar as turbinas. Essas, por sua vez, são semelhantes a um cata-vento gigante, que, quando giram, são capazes de acionar os geradores, produzindo, assim, a energia elétrica.

Essa energia produzida sai dos geradores até as subestações de transmissão. Nesse ponto, a voltagem é aumentada e a energia segue o seu caminho pelas linhas de alta tensão. A energia é sempre transportada pelas linhas com altíssima voltagem, para garantir e evitar as perdas energéticas. As Torres de Alta Tensão são as responsáveis por levar a energia por longas distâncias.

Antes de a energia chegar até a rede de distribuição, ela passa pelas subestações de distribuição, com o intuito de diminuir a voltagem. Só então a energia está pronta para ser distribuída. No entanto, antes de chegar até as residências, ainda passa pelos transformadores de distribuição, para diminuir ainda mais a voltagem. Só depois alcança a fiação dos postes da rua e, por fim, as residências.

Todo esse processo acontece enquanto a energia é produzida. Ou seja, se a usina elétrica parar, a distribuição de energia também para.

 

Outras formas de produção de energia

Fonte de energia eólica.

As usinas hidrelétricas são as mais usadas, por usarem a força d’água. No entanto, além da possibilidade de causarem um impacto ambiental, elas também podem parar, devido os períodos de seca – afinal, sem chuva, a água da represada pode não ser suficiente para acionar os geradores.

As usinas termoelétricas produzem a energia usando pela queima de um combustível. Mas, esse processo produz muitos gases poluentes, prejudicando o meio ambiente. Há, também, as usinas nucleares, onde a energia é produzida pelo choque de moléculas com o vapor d’água. Nesse processo, o combustível usado é o urânio, um composto bem menos poluente que outros combustíveis. Mas, em casos de acidentes, as usinas nucleares podem causar grandes catástrofes, devido às substâncias radioativas o lixo atômico, como nos casos de Chernobyl e Hiroshima.


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply