Os 5 piores desastres de mineração da história

A mineração é um trabalho perigoso, e os piores desastres de mineração da história ainda são fatais até hoje

A mineração é um trabalho perigoso, e os piores desastres de mineração da história ainda são fatais até hoje. Muitos destes desastres foram causados por desmoronamentos ou explosões que mataram centenas ou até milhares de mineiros de uma só vez.

Os 5 piores desastres de mineração da história

Veja, a seguir, os 5 piores desastres de mineração que aconteceram no mundo:

Catástrofe em Courrières

O desastre mineiro de Courrières aconteceu no ano de 1906 e foi o desastre mais mortal da Europa. Em 10 de março, um incêndio deflagrou em uma mina de carvão perto da cidade de Courrières, França.

A explosão foi causada pelo gás metano, que havia se acumulado devido à ventilação inadequada. A explosão matou 1.099 mineiros, incluindo menores, e feriu outros milhares.

Desastre na mineração de Coalbrook

O desastre mineiro de Coalbrook de 1910 na África do Sul, também conhecido como a explosão da Mina Anglo American, ocorreu em 15 de dezembro de 1910. Foi causado por uma explosão de grisu que matou 46 homens e meninos.

O acidente ocorreu às 22h30min, quando o grisu explodiu durante um turno de entrada que tinha acabado de começar a trabalhar no início do dia. Inicialmente, a explosão enviou uma enorme nuvem de poeira para fora do poço da mina e, por fim, se espalhou por toda a vila de Coalbrookdale (agora chamada Middelberg), cobrindo-a com fuligem e detritos a mais de 200 metros de distância de sua fonte.

Acidente com Benxihu Colliery

Em 9 de dezembro de 1942, ocorreu uma explosão na Benxihu Colliery, na província chinesa de Shandong. A explosão foi causada por um acúmulo de gás metano que havia sido incendiado por tochas de trabalhadores usadas para incendiar explosivos. Estima-se que 1.549 homens foram mortos neste desastre e outros 585 ficaram feridos.

A maioria das mortes ocorreu quando dois poços de minas se cruzaram e enviaram mineiros caindo a 91 metros (300 pés) em um nível inferior da mina. Aqueles que sobreviveram usaram escadas ou cordas amarradas por companheiros mineiros que sobreviveram à explosão inicial.

A explosão foi provavelmente causada por vários fatores: ventilação deficiente; acúmulo de metano devido à negligência das precauções de segurança (como o corte dos eixos da mina); medidas de resposta de emergência inadequadas; e fiação elétrica defeituosa usada perto de locais de armazenamento de explosivos.

Dhanbad desastre na mina de carvão

O desastre da mina de carvão de Dhanbad, também conhecida como explosão de gás de Dhanbad, ocorreu em 28 de maio de 1965 na cidade de Dhanbad, Índia. O desastre matou cerca de 585 pessoas e foi causado por uma explosão em uma mina de carvão.

A causa deste desastre foi devido à falta de medidas de segurança durante o trabalho em minas. O que resultou em muitas mortes quando houve uma explosão acidental dentro de uma das minas em que as pessoas estavam trabalhando.

Desastre mineiro de Aberfan

O desastre de Aberfan foi uma tragédia ocorrida em 1966. Um deslizamento de terra ocorreu acima da vila de Aberfan, no País de Gales, matando 116 crianças e 28 adultos. A água de uma mina de carvão atravessou o vilarejo e carregou os detritos por uma encosta até duas escolas e casas.

Além das pessoas mortas, 514 pessoas ficaram feridas neste incidente. A devastação foi tão grave que exigiu uma investigação do que havia acontecido para ajudar a evitar que acidentes futuros como este voltassem a ocorrer.

Posteriormente, houve muitas mudanças feitas dentro da indústria de mineração a fim de torná-la mais segura para os trabalhadores que trabalham no subsolo onde estes desastres ocorrem com mais freqüência (e onde eles são mais prováveis). Alguns exemplos incluem:

  • Interrupção das operações de mineração a céu aberto perto de áreas residenciais;
  • Armazenamento de resíduos

Desastres de mineração são fatais até nos dias de hoje

A mineração é uma ocupação perigosa. Há sempre novos desafios para se superar; novas maneiras de aumentar a eficiência e a produtividade, mantendo ao mesmo tempo os padrões de segurança.

No entanto, medidas de segurança devem ser levadas a sério em qualquer ambiente de trabalho onde haja pessoas trabalhando em conjunto para um objetivo ou causa comum, especialmente em locais que há risco de vida.

Você também pode gostar de ler:
Praga de Atenas: conheça a epidemia que devastou a Grécia Antiga por anos

Jornalista formada pela Universidade Veiga de Almeida, Pós-graduanda em Gestão da Comunicação Digital e Mídias Sociais (pela IBMR) e Bióloga graduada pela Unigranrio. Interessada em tudo que envolve a escrita e os meios digitais.

Deixe seu comentário