Relação do Brasileiro com os Livros – 30% nunca comprou um livro

Foi  divulgado em 2016 os dados que assustaram sobre o nível educacional dos brasileiros. O estudo Pesquisa Retrato da Leitura no Brasil anunciou que 44% da população nunca sequer leu um livro e outros 30% nunca comprou um livro. Apesar dos dados estarem em discordância com os dados do restante da América Latina, houve um crescimento na média.

A ligeira melhora significou 0,94% no gráfico. Do total de livros lidos, cerca de 2,43 foram realmente terminados (lidos até o fim) e os demais 2,53 lidos em partes – as vezes, nem mesmo finalizados. A média anterior, calculada pelo mesmo estudo em 2014, foi de 4 livros por ano. A pesquisa foi feita com cerca de 93% da população brasileira.

No entendimento dos pesquisadores, é considerado leitura aquele que leu inteiro ou em parte, pelo menos, 1 livro nos últimos 3 meses. Já aquele que não é leitor, significa quem não leu nada nos últimos 12 meses.

No final da pesquisa, fica fácil entender que a relação do brasileiro com os livros é algo ainda muito frio e que carece de enormes incentivos para que se alcance valores aceitáveis. Para que isso aconteça, ainda será preciso desprender o interesse pela literatura – uma papel da escola e da família na formação do indivíduo. Confira aqui mais condições da educação no Brasil. 

Tipos de livros lidos pelo brasileiro

A bíblia é o livro mais lido no Brasil, independente da escolaridade do individuo. Afinal, o livro religioso não aparece no topo das métricas somente no Brasil, mas, também, em vários outros países mundo a fora. Ela aparece em todas as listas: os últimos livros lidos, o mais marcante ou o preferido.

Cerca de 74% da população brasileira não comprou nenhum livro nos últimos 3 meses, o que significa que ainda precisam de estímulos sérios. Entre os que compraram, uma parcela foi por vontade própria e outra deu preferência ao e-book do que o impresso. 30% nunca nem mesmo comprou um livro, somente adquiriu por meio de terceiros ou, então, emprestado de bibliotecas e outros meios.


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply