Ponto Ótimo – O que é? Qual a relação com as enzimas?

Você sabe o que quer dizer ponto ótimo da enzima? Nesta matéria do Gestão Educacional, você tira todas as suas dúvidas!

Enzimas são proteínas que catalisam reações químicas. Elas são ativadas por faixas específicas de pH e temperatura, de modo que você pode usá-las em seus estados ideais para tornar os processos mais rápidos e mais eficientes. Mas você sabe o que quer dizer ponto ótimo da enzima?

Ponto Ótimo da enzima

O ponto ótimo da enzima é seu estado ideal de funcionamento, ou seja, está relacionado ao pH ideal. O ph ideal é quando a enzima está trabalhando em sua velocidade mais rápida.

O pH é uma medida de acidez ou alcalinidade que vai de 0 a 14, sendo 7 neutro, 0 altamente ácido e 14 altamente alcalino.

Cada mudança de unidade na escala representa uma mudança dez vezes maior na acidez ou alcalinidade (pH 4 é dez vezes mais ácido que pH 5). A maioria das enzimas funcionam melhor em pontos específicos deste espectro: algumas são otimizadas para phs muito baixos (como a pepsina), outras para altos (como a tripsina).

Funções das enzimas

As enzimas são encontradas no corpo humano, onde auxiliam na digestão e em outros processos. As enzimas são utilizadas nas plantas para quebrar os alimentos e facilitar a digestão dos animais.

Elas são ainda mais importantes quando se trata do sistema imunológico: as enzimas combatem doenças matando bactérias e vírus antes que eles possam infectar células, razão pela qual as vacinas contêm vírus vivos que foram enfraquecidos pelas enzimas.

Tipos de enzimas

Confira 3 principais enzimas com funções essenciais para o funcionamento do corpo:

  • Lactase: permite a hidrólise da lactose;
  • Lipase: atua na digestão de lipídios;
  • Tripsina: contribui com a degradação de proteínas que não foram digeridas no estômago.

Você também pode gostar de ler:
Etapas da Respiração Celular – Glicólise, Ciclo de Krebs e Fosforilação Oxidativa

Referência

MARZZOCO, Anita; TORRES, Bayardo Baptista. Bioquímica básica. 3. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007.

Jornalista formada pela Universidade Veiga de Almeida, Pós-graduanda em Gestão da Comunicação Digital e Mídias Sociais (pela IBMR) e Bióloga graduada pela Unigranrio. Interessada em tudo que envolve a escrita e os meios digitais.

Deixe seu comentário