Predicado verbo-nominal – O que é, tipos e exemplos

O predicado verbo-nominal é um dos três tipos de predicado. Diferentemente dos predicados nominal (que possui como núcleo um nome, desempenhando a função de predicativo do sujeito) e verbal (que possui como núcleo um verbo significativo), o predicado verbo-nominal é composto tanto por um verbo significativo, quanto por um predicativo do sujeito.

Embora pareça um assunto difícil, o predicado verbo-nominal é mais fácil de entender do que você imagina! Se você deseja tirar todas as suas dúvidas, de uma vez por todas, a respeito desse assunto, continue lendo este artigo completo do Gestão Educacional!

Predicado verbo-nominal

O que é um predicado?

Quando estudamos a oração, descobrimos a existência de dois termos essenciais: o sujeito e o predicado, termos que compõem aquilo que chamamos “oração”. Primeiramente, para entendermos o predicado, que é o que nos interessa, é fundamental que também entendemos o que é o sujeito.

O sujeito é basicamente o ser sobre o qual se faz alguma declaração na oração. O predicado, por outro lado, é basicamente tudo aquilo de que se fala a respeito desse sujeito. Confira um exemplo para visualizar melhor essa questão:

  • O bebê dormiu bem.

Nesse exemplo, é fácil distinguir o sujeito do predicado. O sujeito é o ser sobre o qual se está fazendo uma declaração, ou seja, “o bebê”. Por outro lado, o predicado é a declaração feita a respeito do bebê, ou seja, “dormiu bem”.

O que determina o tipo de predicado é a classe gramatical do termo que ocupa o núcleo do predicado. Se o núcleo for ocupado por um nome, por exemplo, o predicado será nominal. Se por um verbo, ele será verbal.

Além disso, fora os predicados verbais e nominais, há um terceiro tipo, que veremos a seguir de maneira mais aprofundada: o predicado verbo-nominal.

O que é predicado verbo-nominal?

Antes de entender o que é o predicado verbo-nominal, recomendamos que você compreenda o que são os predicados verbais e nominais.

O predicado nominal, também chamado “misto”, é o tipo de predicado que possui como núcleo tanto um verbo significativo quanto um nome, que qualifica o sujeito desempenhando a função de predicativo do sujeito. É como se o verbo significativo exercesse a função de um verbo de ligação, embora ainda indicasse uma ação.

Confira um exemplo de predicado verbo-nominal para compreender melhor:

  • Jorge saiu do treino cansado.

O sujeito da oração acima é “Jorge”, o ser sobre o qual se está fazendo uma declaração. Todo o restante é o predicado. Porém, perceba que o predicado possui tanto um verbo significativo (o verbo “saiu”), quanto um predicativo do sujeito (o adjetivo “cansado”). Esses dois termos disputam a posição de núcleo do predicado, fazendo com que o predicado seja do tipo verbo-nominal.

Além disso, nesse tipo de predicado, é como se duas declarações fossem feitas ao mesmo tempo, em relação ao sujeito. Por exemplo, tomando como base o exemplo mencionado acima, podemos identificar duas constatações:

  • A de que o Jorge saiu do treino;
  • A de que o Jorge estava cansado.

Perceba que foi possível desdobrar duas outras orações daquele predicado. A primeira oração (1) tem um predicado do tipo verbal, e a segunda (2) um predicado do tipo nominal. A junção desses dois tipos, numa única oração, resulta em um predicado do tipo verbo-nominal, em que ambos os termos disputam pelo núcleo do predicado.

Por fim, veja outros exemplos de predicados verbo-nominais e exercite sua análise:

  • Os candidatos entraram preocupados.
  • A semana começou chuvosa.
  • O avião decolou atrasado.

Em todos estes exemplos, os predicados acima são do tipo verbo-nominal, já que possuem tanto um nome, quanto um verbo como núcleo.

Outros tipos de predicado

Por fim, agora que você compreendeu o que é o predicado verbo-nominal, confira algumas sugestões de artigos do Gestão Educacional relacionados ao assunto que você acabou de estudar e amplie seus conhecimentos:

Ficou alguma dúvida? Deixe nos comentários e nos ajude avaliando este post!

Alexandre Garcia Peres

Alexandre Garcia Peres, formado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), gosta de arte, literatura, língua portuguesa, poesia e do seu gato.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content