Que papel as trincheiras tiveram na Primeira Guerra Mundial?

As trincheiras eram buracos, similares a grandes valas, feitas pelos soldados e amplamente utilizadas ao longo da Primeira Guerra Mundial

As trincheiras eram buracos, similares a grandes valas, feitas pelos soldados e amplamente utilizadas ao longo da Primeira Guerra Mundial. Isso formava uma linha de defesa no formato de um grande corredor. 

Estas trincheiras ficavam em regiões estratégicas das cidades para evitar o avanço de exércitos inimigos. Desta forma, os soldados conseguiam manter posições conquistadas enquanto planejava novos avanços. 

Essas valas tinham cerca de dois metros de profundidade, para ter tamanho para cobrir totalmente um homem. O exército ainda usava madeiras para escorar a terra.

Estima-se que ao longo da frente ocidental foram cavados 400 km de trincheiras

Situações precárias

Se estrategicamente as trincheiras eram excelentes, por outro lado as condições que os soldados viviam eram precárias. 

Isso porque os soldados tinham que ficar nessas valas por meses, passando por todos os tipos de condições climáticas possíveis. Encaravam sol, neve e chuvas sem poder sair do lugar. Por diversas vezes tinham que ficar mergulhados em água e lama sem poder sair.

Somava-se a isso também o fato de serem alvos de ataques com bombas de gás, lançamento de morteiros e outros bombardeios. 

Para completar, como já foi dito, tratava-se de uma posição que os soldados não podiam deixar. Portanto, todas as necessidades fisiológicas tinham que ser feitas também nas trincheiras. 

Desta forma, todos os soldados, mesmo os feridos, tinham que conviver nesses ambientes, que ficavam cheios de animais, insetos e bactérias. 

Este cenário fazia com que muitos morressem ou tivessem perdas de dedos ou dos pés em decorrência de doenças provocadas por tudo isso.

Guerra das Trincheiras

As Trincheiras foram tão simbólicas para a primeira Guerra Mundial que virou o nome da segunda fase do conflito. O período da “Guerra das Trincheiras” durou de 1915 e 1917. Esta fase foi um momento de muito equilíbrio do confronto.

A situação começa a mudar em 1917, com a entrada dos Estados Unidos na Guerra. Este fator novo causou o desequilíbrio que empurrou o conflito para o final. 

Você também pode gostar de ler:
Por que a Alemanha foi considerada culpada pela Primeira Guerra Mundial?

Formado em Jornalismo e História, trabalho com comunicação há mais de 10 anos. Passei por editoras, jornais e diversos sites da área. Tenho também o projeto Outro Lado da História, que vista contar a história brasileira com no ponto de vista do povo e sem fake news.

Deixe seu comentário