Revolução de Veludo: conheça a revolução que deu fim à Checoslováquia

A Revolução de Veludo foi um importante movimento pacífico que ocorreu na antiga Checoslováquia. O objetivo era romper com o regime comunista

A Revolução de Veludo foi um importante movimento pacífico que ocorreu na antiga Checoslováquia. O objetivo era romper com o regime comunista da União Soviética e promover reformas econômicas e democráticas. Confira abaixo como isso ocorreu e como ajudar a surgir duas nações: A República Checa e a Eslováquia.

Onda separatista

A revolução de Veludo acontece em um momento de colapso do comunismo nos países satélites da então União Soviética. Algo que aconteceu inclusive devido à política do líder soviético, Mikhail Gorbachev. 

Com isso, além do que se viu na Checoslováquia, ocorreram movimentos de separação na Polônia, Hungria, Bulgária, Romênia, Alemanha Oriental entre outros neste mesmo período.

A Revolução de Veludo

Em 1989, a polícia da Checoslováquia reprimiu de forma violenta uma manifestação de estudantes em Praga.  A repressão deixou mais de 600 feridos entre os cerca de 10 mil participantes. 

A ação fez com que diversos estudantes e atores declarassem greve no dia seguinte. Entre eles estava Vaclav Havel, que fundou o Fórum Cívico em Praga, o primeiro partido de oposição no país. Ao mesmo tempo, era criada a Sociedade contra a Violência na parte eslovaca do país. 

Os dois blocos da oposição começam as negociações com o Partido Comunista, enquanto mais pessoas continuam saindo às ruas em protesto.

Com isso, em 27 de novembro, os comunistas deixam o poder no país e em 10 de dezembro surge um novo governo. Vaclav Havel se torna o Presidente do país ainda em 1989.

Divisão da Checoslováquia

Logo após a dissidência com a União Soviética, a Checoslováquia observa mais uma divisão. Devido às diferentes posições políticas, a República é dividida em duas. Em 1º de janeiro de 1993 nasce a República Checa e a Eslováquia.

A primeira se une à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), e a segunda se junta à Aliança Atlântica. Só que ambas aderem à União Europeia, em 2004 e 2009 respectivamente.

Você também pode gostar de ler:
5 países que participaram da Copa do Mundo e que já NÃO EXISTEM mais!

Referências

https://www.cp2.g12.br/blog/re2/files/2017/02/Dissolu%C3%A7%C3%A3o-da-Uni%C3%A3o-Sovi%C3%A9tica-Folha-6.pdf

http://memorialdademocracia.com.br/card/comeca-a-revolucao-de-veludo-em-praga

 

Formado em Jornalismo e História, trabalho com comunicação há mais de 10 anos. Passei por editoras, jornais e diversos sites da área. Tenho também o projeto Outro Lado da História, que vista contar a história brasileira com no ponto de vista do povo e sem fake news.

Deixe seu comentário