Sede ou cede? Significado, Como se escreve? Exemplos e Exercícios [QUIZ]

Sede e cede possuem a mesma pronúncia e escrita semelhante, o que acaba gerando confusão no momento de utilizá-las. Por incrível que pareça, sede e cede existem na língua portuguesa e estão corretamente grafadas. A diferença é que cada palavra tem seu próprio significado.

Se sua intenção foi registrar que está com vontade de beber água, então, a palavra a ser utilizada é “sede”, escrita com “s”. Trata-se de um substantivo que é pronunciado com a primeira sílaba fechada (com ê).

Agora, caso queira se referir à principal unidade de uma empresa, a escrita correta é “sede”, com “s”. Nesse caso, a palavra também é um substantivo, só que sua pronúncia é com a primeira sílaba aberta (com é).

Quer pedir para alguém sedar (anestesiar) outra pessoa ou animal? A palavra também é “sede”, que corresponde ao verbo sedar conjugado na primeira ou terceira pessoa do singular do presente do subjuntivo.

Sua única vontade é dizer que uma pessoa desiste de algo a favor de alguém? Então, a grafia correta da palavra é “cede”, com “c”, porque vem do verbo ceder. Nesse caso, trata-se da conjugação na terceira pessoa do singular.

Confira e entenda ainda mais sobre o assunto e veja dicas de uso desses termos só aqui, no Gestão Educacional!

Sede ou cede

Significado de “sede”

Pode designar a vontade de beber água, sendo um substantivo feminino. Em alguns casos, também significa ânsia, ambição, desejo e ganância, como nos exemplos a seguir:

  • Tenho muita sede no verão;
  • Estou com sede, quero água;
  • Ele tem sede de vingança.

Além disso, a palavra pode designar a unidade principal de uma empresa ou o centro de ação de um evento ou uma entidade pública ou privada. Tais características são notadas nesses exemplos:

  • A sede da empresa abriga mais de 20 setores;
  • O Japão será sede dos próximos Jogos Olímpicos;
  • A sede do Governo Federal foi atacada por protestantes.

A palavra sede também pode significar anestesiar, vindo do verbo sedar. Nesse caso, há a conjugação na primeira ou na terceira pessoa do singular do presente do subjuntivo, bem como na terceira pessoa do imperativo:

  • Que eu sede o gato para acalmá-lo;
  • Que ele sede o cachorro antes da operação;
  • Sede o gato!

Significado de “cede”

Cede corresponde ao verbo ceder, conjugado na terceira pessoa do singular do presente do indicativo ou na segunda pessoa do singular do imperativo afirmativo. Ceder significa abrir mão de algo ou se dar por vencido, como notado nos exemplos a seguir:

  • Ele não cede seu lugar no ônibus para idosos e gestantes;
  • Cede teu lugar ao idoso;
  • Aposto que João não aguenta a pressão e cede;
  • Cede muito por seu trabalho.

Agora que você já sabe um pouco mais a respeito da diferença de sede e cede, que tal testar os seus conhecimentos nos exercícios que preparamos para você? Basta rolar até o final da página e se divertir!

Ah, e não deixe de compartilhar com os seus amigos, desafiando eles também.

Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e pós-graduanda em Negócios Digitais. Tem mais de 600 artigos publicados em sites dos mais variados nichos e quatro anos de experiência em marketing digital. Em seus trabalhos, busca usar da informação consciente como um instrumento de impacto positivo na sociedade.

Deixe seu comentário