Tecidos do corpo humano – Quais são? Funções e Tipos

O corpo humano é formado por vários tecidos, que, basicamente, são conjuntos de células – as menores unidades funcionais do organismo.

Sendo assim, os tecidos são especializados em funções distintas, podendo participar da composição de órgãos e sistemas distintos. Deve-se lembrar que eles sempre atuam em conjunto, visando o equilíbrio de todo o organismo.

A seguir no Gestão Educacional, saiba quais são os tecidos do corpo humano, composição e funções!

Tecidos

Tecido epitelial

O tecido epitelial é composto por células epiteliais, que têm a função essencial de proteger o organismo. Pode ser considerado um tecido de revestimento, estando presente na composição da pele, das glândulas, dos vasos sanguíneos, do sistema respiratório, urinário e muito mais.

Ainda, o tecido epitelial pode ser de diversos tipos, dependendo da forma de suas células e de como se dispõe:

  • Epitélio simples pavimentoso;
  • Epitélio simples cúbico;
  • Epitélio de transição;
  • Epitélio pavimentoso estratificado.

Tecido conjuntivo

O tecido conjuntivo tem como função geral permitir a união de estruturas. Também, possui outras particularidades, como a elasticidade e a capacidade de absorver impactos.

O tecido conjuntivo pode ser encontrado em diversos locais e desempenhando funções distintas. Por exemplo, ele está envolvido na formação das articulações – permitindo o movimento e amenizando impactos.

Pode ser classificado conforme os seus tipos:

  • Adiposo: é o tecido responsável por acumular gorduras;
  • Cartilaginoso: está presente em diversas partes do corpo, com funções distintas. A orelha, por exemplo, é formada por cartilagem;
  • Ósseo: os ossos são tecidos conjuntivos com particularidades, extremamente rígidos e que dão sustentação ao corpo;
  • Sanguíneo: o sangue é formado por uma série de células, as quais desempenham funções no transporte de gases (como o oxigênio) e nutrientes, além de que têm função imune.

Tecidos

 

Tecido muscular

Como o próprio nome sugere, o tecido muscular é o responsável por formar os músculos do corpo. Mas, isso vai muito além, pois diversos órgãos, vasos sanguíneos e outras estruturas também possuem tecido muscular em sua composição.

A principal função é a de possibilitar a contratilidade e o movimento. Além de garantirem a locomoção, estes tecidos permitem o funcionamento do coração (um órgão formado essencialmente por músculo), das veias e das artérias, do sistema digestório, e outros órgãos.

Existem tipos de tecidos, sendo eles:

  • Músculo esquelético: é a porção envolvida no movimento e na locomoção. Tem controle voluntário (isto é, de acordo com a vontade do indivíduo);
  • Músculo cardíaco: como dito anteriormente, possibilita a contratilidade cardíaca e o bombeamento do sangue para todo o organismo;
  • Músculo liso: é um tecido que possui controle involuntário, estando presente principalmente nos órgãos.

Tecido nervoso

O tecido nervoso é encontrado em todos os órgãos e sistemas do corpo, sendo formado principalmente pelas células da glia e pelos neurônios. Estes últimos são células altamente especializadas na condução do impulso nervoso, transmitindo, portanto, informações para todo o organismo.

Já as células da glia são as grandes responsáveis por manter os neurônios funcionando, visto que garantem a sustentação e a nutrição do tecido.

[LEIA MAIS SOBRE O TECIDO NERVOSO, AQUI!]

A principal função deste tecido é a de transmitir informações por todo o corpo, tanto motora quanto química e sensitiva. Sua alta especialização no encéfalo permite o desenvolvimento de respostas complexas aos estímulos do corpo, a memória, a cognição, e muito mais.

Gostou? Então, confira, também, Células do corpo humano – Quais são? Funções e Exemplos!

Nicole Alessi

Sou Nicole Alessi, tenho 20 anos, estou cursando o 4º ano de medicina nas Faculdades Pequeno Príncipe e sou apaixonada pelo que faço! Nas horas vagas, gosto de transformar em palavras todo o conhecimento que adquiro na graduação, com o intuito de promover a educação em saúde e, consequentemente, gerar bem-estar e qualidade de vida!

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content