Tipos de Esponjas – Asconoides, Siconoides e Leuconoides

As esponjas são uma das formas mais antigas e mais primitivas de vida multicelular. Veja neste artigo 3 tipos de esponjas!

As esponjas são uma das formas mais antigas e mais primitivas de vida multicelular. Na verdade, elas são tão antigas que são anteriores aos animais (que evoluíram das esponjas) em centenas de milhões de anos. Veja neste artigo os 3 tipos de esponjas!

Conheça as esponjas

As esponjas são criaturas simples, mas que podem ter estruturas internas complexas, incluindo tecidos especializados para filtrar água, bem como para a reprodução. Há três tipos principais de esponjas com base em sua forma: Asconóides, siconóides e leuconóides.

Asconóides: A mais simples das esponjas

As asconóides pertencem a um dos três principais tipos de esponjas. Elas têm forma de tubo e seus poros são pequenos porque são feitos a partir de uma única camada de células. Os orifícios permitem que a água flua para dentro da cavidade, onde é filtrada por pequenos pelos chamados coanócitos.

As asconóides não têm espículas ou fibras esponjosas (como outros tipos), portanto, não podem ser retirados facilmente da água. Em vez disso, devem depender de correntes para trazer os alimentos e as partículas de resíduos ao seu alcance.

Siconóides: Uma Forma Primitiva com Área de Superfície Aumentada

Os siconóides são a forma mais comum de esponja e são encontrados tanto em águas rasas quanto em águas profundas. Estas esponjas têm uma área de superfície aumentada, o que significa que requerem menos energia para filtrar a água do mar do que outros tipos de esponjas. Os siconóides também são a forma mais simples de esponja. Isto significa que elas são fáceis de identificar durante a prática de mergulho.

Leuconóide: Forma altamente desenvolvida da Esponja

Os leuconóides são os mais avançados dos três tipos de esponjas. Possuem corpos grandes e complexos que consistem de numerosas câmaras e poros. Os leuconóides são encontrados em águas profundas e se alimentam de pequenos animais marinhos chamados plâncton.

Os outros dois tipos de esponjas, asconóides e siconóides, não têm tantas câmaras ou poros como os leuconóides.

Com informações de UFG.

Você também pode gostar de ler:
Animais Invertebrados – Quais são? Características, Exemplos e Exercícios!

Jornalista formada pela Universidade Veiga de Almeida, Pós-graduanda em Gestão da Comunicação Digital e Mídias Sociais (pela IBMR) e Bióloga graduada pela Unigranrio. Interessada em tudo que envolve a escrita e os meios digitais.

Deixe seu comentário