Animais invertebrados – Quais são? Características, Exemplos e Exercícios [QUIZ]

Os animais invertebrados fazem parte da classificação biológica que corresponde a todos os bichos que não possuem coluna dorsal, nem crânio, o que faz com que tenham corpos moles. Alguns animais invertebrados, no entanto, são revestidos por um exoesqueleto de calcário, que os deixam um pouquinho mais firmes, como é o caso dos besouros.

No total, os invertebrados somam 97% das espécies de animais de todo o mundo, compondo algo em torno de 1,5 milhões de gêneros. Entre eles, o grupo mais diverso é a classe dos insetos, que abrange mais de 950 mil espécies no planeta.

Exemplos de animais invertebrados

Lembre-se que, na biologia, os animais são classificados em invertebrados e vertebrados e, também, em filos ou reinos. Sendo assim, são exemplos de animais invertebrados:

? Insetos: cigarras, borboletas, besouros, formigas, abelhas, vespas;

? Crustáceos: caranguejos, siris, camarões, lagostas;

? Miriápodes: lacraias, centopeias;

? Aracnídeos: aranhas, ácaros, carrapatos;

? Moluscos: polvos, lesmas, caramujos, mexilhões;

? Equinodermos: estrelas-do-mar, ouriços;

? Anelídeos: vermes, minhocas, sanguessugas;

? Cnidários: águas-vivas, corais, anêmonas;

? Platelmintos: vermes, como a tênia, e esquistossomos;

? Poríferos: esponjas do mar;

? Nematelmintos: vermes cilíndricos, como lombriga.

animais invertebrados exemplo

Características dos animais invertebrados

Cada gênero animal possui algumas características, que servem para quase todas as espécies abrangentes daquela determinada classe. No caso dos animais invertebrados, as principais características são:

? Aeróbicos: animais invertebrados respiram oxigênio da atmosfera ou água, possuindo, mesmo que de forma primitiva, algum tipo de sistema respiratório;

? Pluricelulares: são formados por várias células, com funções distintas;

? Simetria bilateral: as duas partes do corpo são simétricas (aranhas, por exemplo, têm quatro patas em cada lado do corpo; besouros possuem duas antenas, e assim por diante). Há somente uma exceção, entre os equinodermos, que podem apresentar simetria radial;

? Sexuados: a forma com que se reproduzem é a partir de contato entre o órgão sexual um do outro, mesmo que seja pela liberação de óvulos;

? Heterótrofos: alimentam-se de outros seres vivos, sejam plantas ou animais, e não são capazes de produzir o próprio alimento;

? Locomovem-se: são capazes de locomover-se com seus próprios membros, com exceção das esponjas.

Onde vivem os animais invertebrados?

Os animais invertebrados podem ocupar diferentes habitantes.

Alguns são terrestres (formigas, caracóis, minhocas, etc.), outros marinhos de água salgada (anêmonas, camarões, lagostas, etc.) ou de água doce (siri, caranguejo, etc.) e alguns aéreos (moscas, borboletas, besouros).

Além desses, também, há os parasitas, aqueles que só sobrevivem dentro de hospedeiros, como é o caso da pulga, do pilho, da lombriga, entre outros.

Nomes de animais invertebrados em extinção

O Instituo Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, no começo de 2018, um mapa com 130 espécies de invertebrados ameaçados de desaparecerem do mundo. Na lista, incluem-se 96 insetos e outros 34 gêneros terrestres.

Algumas espécies conhecidas de animais invertebrados por ameaça de extinção são:

  • Abelhas;
  • Espécies de formigas;
  • Espécies de aranhas;
  • Libélulas;
  • Tipos de besouros.

Alguns dos animais listados são consideradas, pelo IBGE, em fase de extinção crítica, pois podem interferir no equilíbrio do ecossistema de algumas regiões – caso das abelhas, que são fundamentais na polinização das flores.

Agora que você já sabe um pouco mais a respeito dos animais invertebrados, que tal testar os seus conhecimentos nos exercícios que preparamos para você? Basta rolar até o final da página e se divertir! Ah, e não deixe de compartilhar com os seus amigos, desafiando-os também.

Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e pós-graduanda em Negócios Digitais. Tem mais de 600 artigos publicados em sites dos mais variados nichos e quatro anos de experiência em marketing digital. Em seus trabalhos, busca usar da informação consciente como um instrumento de impacto positivo na sociedade.

1 comentário

  • Eu. Adoro. Estudar. Biologia

Deixe seu comentário