Triângulo Isósceles: ângulos, fórmula da área e mais

Conhecido como um polígono que possui três lados, o triângulo isósceles tem dois desses denominados congruentes, que apresentam a mesma medida. O lado diferente é a base e o ângulo formado pelos dois lados é chamado de ângulo do vértice.

É importante conhecer os tipos de triângulos existentes para não se confundir. Podemos encontrar o escaleno, que tem todos as medidas dos lados diferentes, além do equilátero, que tem todos os lados com a mesma medida. Leia, aqui no Gestão Educacional, informações completas sobre o isósceles.

Triângulo Isósceles: Informações

Todos os triângulos isósceles possuem as seguintes características obrigatórias:

  • O ângulo das bases são sempre congruentes;
  • A bissetriz formada no ângulo do vértice é a mesma com a altura relativa da base e a mediana.

Como encontrar a área?

A fórmula utilizada para encontrar a área do triângulo isósceles é a mesma de um triângulo qualquer, no caso:

Em que:

  • A: é a área;
  • B: é a medida da base;
  • H: é a medida da altura em relação à base.

Eixo de simetria: o que é?

O eixo de simetria é quando uma reta divide o triângulo em duas partes, formando duas figuras iguais, que, quando dobradas pelo eixo de simetria, sobrepõem-se de forma equivalente.

O triângulo isósceles é um que conta com um eixo de simetria, localizado na reta que divide o ângulo do vértice entre dois ângulos iguais – chamado de bissetriz.

Marcela Mazetto

Jornalista formada pela PUCPR, tem 21 anos e é viciada em música de todos os tipos, livros e séries. Mestre em curiosidades inúteis, está sempre procurando fugir da rotina.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content