Macetes de matemática para o ENEM – 5 Dicas para você não errar!

A prova do ENEM é uma das oportunidades que estudantes do Brasil inteiro possuem para obter acesso ao Ensino Superior em universidades particulares e públicas. Essa prova acontece atualmente em dois domingos, sendo o segundo domingo reservado para exercícios de matemática e ciências da natureza.

Nessa prova, são cobradas 180 questões, sendo 45 questões de matemática e suas tecnologias, que abrangem todo o conteúdo do Ensino Médio. Porém, nem sempre é possível conseguir aprender tudo o que é necessário e estar totalmente preparado para uma prova como essa.

Pensando nisso, é muito importante aprendermos macetes para facilitar a realização dessas questões e assim obter uma maior nota. Confira, a seguir, as dicas que nós, do Gestão Educacional, preparamos para você!

Dê prioridade para as questões mais fáceis

A prova do ENEM é elaborada de maneira que sua correção seja facilitada e assim uma nota justa possa ser atribuída a cada aluno. Ou seja, mesmo acertando a mesma quantidade de questões de matemática que seu amigo, vocês ainda podem ter notas diferentes.

Isso ocorre pelo critério de correção que essa prova possui, o TRI. Se você acertar todas as questões que são classificadas como fáceis, sua nota será maior do que caso de você acertar poucas fáceis e algumas difíceis. Portanto, não perca tempo tentando fazer uma questão de matemática que você acha muito difícil. Pule para a próxima questão e, caso ainda sobre tempo, volte nas que você empacou por algum motivo.

Use notação cientifica para fazer cálculos com números muito pequenos ou muito grandes

Em alguns exercícios, podemos nos deparar com operações que envolvem números grandes ou números pequenos. Nesse caso, vale a pena usar notação científica para facilitar.

Por exemplo, no ENEM de 2018, a questão número 165 do caderno amarelo dizia: “Utilize 0,0131 como aproximação para ln (1,0132)”. Nesse caso, teríamos que realizar operações de multiplicação e divisão por 0,0131, o que não é algo muito rápido. Ao invés disso, podemos escrever esse número em notação cientifica da seguinte maneira:Macetes de matemáticaUtilizar o número 131 pode ser bem mais rápido em seus cálculos.

Calcule a multiplicação de números grandes

Se durante a prova você chegar em uma multiplicação de dois números grandes, como 32 x 125, basta fazer o seguinte truque: divida o primeiro número por 2 e multiplique o segundo por 2, até que você chegue em uma conta mais fácil de fazer.

Realizando esse processo no exemplo que citamos acima, temos:

  • 32 x 125 = 16 x 250 = 8 x 500 = 4 x 1000 = 4000.

Analise as alternativas

Caso você não consiga responder à questão de maneira direta, observe cada uma das alternativas: tente eliminar as que são mais absurdas e fique entre as que fazem algum sentido.

Na prova do ENEM de 2018, a questão 145 do caderno amarelo apresentava o seguinte enunciado:Macetes de matemáticaFica difícil montar a função pedida caso a pessoa tenha dificuldades nesse conteúdo. Então, vamos analisar as alternativas.

Primeiramente, basta ficar atento ao ponto em que x = 0. No gráfico apresentado, no ponto x = 0, a função nos dá o resultado f(0) = 88.

Vamos começar a análise pela alternativa A, calculando f(0), de acordo com a função dada nessa alternativa.

  • f(0) = 80 sen(0) + 88 = 88.

Ou seja, obtemos exatamente o que procuramos. Em x = 0, a função nos dá o resultado f(0) = 88. A resposta certa é, então, é a alternativa A.

Faça todas as questões de análise gráfica e estude probabilidade, PA e PG

As questões de análise gráfica geralmente são rápidas e fáceis de serem feitas. Vale a pena realizar questões dessa área, pois elas garantem grandes chances de acerto.

Além disso, nos últimos anos, a prova do ENEM sempre possui alguma questão de probabilidade e progressões aritméticas e geométricas. Esses são assuntos que você pode ter certeza que irá cair em sua prova.

Observe a questão a seguir:Macetes de matemáticaEssa é uma questão que envolve conhecimentos em probabilidade, porém não é necessário realizar nenhuma conta para responde-la! Basta saber que:

  • P = casos favoráveis/ casos possíveis;
  • P = 20/100.

Portanto, a resposta é a alternativa C. Essa é uma questão bem simples, que poderia ser perdida caso você não se recordasse da fórmula usada para calcular a probabilidade de algo.

Referências utilizadas neste conteúdo:

http://portal.inep.gov.br/provas-e-gabaritos

Natália Alves

Graduanda em licenciatura e bacharelado em Matemática pela Universidade Estadual Paulista (UNESP).

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content