Viagem ou viajem – Significado e Exemplos

As palavras “viagem” com “g” e “viajem” com “j” causam muita confusão, pois ambas estão corretas. No entanto, cada uma delas deve ser usada em um determinado momento. Apesar de possuírem a mesma sonoridade, a grafia é diferente.

Saiba como diferenciar e aprenda a usar “viagem” ou “viajem”, a seguir no Gestão Educacional!

vIagem ou viajem

Significado de “viagem”

Quando escrita com a letra “g”, a palavra “viagem” tem função de substantivo. Sendo assim, deve ser utilizada para tratar de um passeio para determinado lugar ou para quando se quer referir a uma metáfora.

Na língua portuguesa, todos os substantivos terminados em -agem, -igem e -ugem devem ser escritos com “g”. Para esclarecer melhor, analise os exemplos:

  • Faremos uma viagem em família no mês que vem;
  • As crianças dormiram durante a viagem;
  • O seu trabalho de história está bem confuso, que viagem foi essa?

Significado de “viajem”

Essa é a forma verbal conjugada na 3ª pessoa do plural do presente do subjuntivo, ou ainda na 3ª pessoa do plural do imperativo. Ou seja, “viajem” com a letra “j” é um verbo, e deve ser usada quando tem essa função nas orações.

Veja alguns exemplos:

  • Prefiro que vocês viajem durante o dia;
  • Não é bom que vocês viajem à noite com chuva.

Como saber qual usar?

Guarde essa regrinha básica:

  • Viagem = substantivo;
  • Viajem = verbo.

Veja qual é o contexto e os outros elementos da frase para saber qual a forma correta de escrever. Os substantivos, por exemplo, podem vir acompanhados com preposições como “a” ou “em”. Nesses casos, a grafia correta é “viagem”. Mas, se a oração estiver relacionada ao ato de viajar, significa que a palavra terá função de verbo, devendo ser escrita com “j”: viajem.

Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e pós-graduanda em Negócios Digitais. Tem mais de 600 artigos publicados em sites dos mais variados nichos e quatro anos de experiência em marketing digital. Em seus trabalhos, busca usar da informação consciente como um instrumento de impacto positivo na sociedade.

Deixe seu comentário