7 segredos de líderes bem-sucedidos: o que eles fizeram de diferente?

Se você quer ser um líder bem-sucedido, tem que saber ouvir, ser decisivo e agir rapidamente, incentivar a inovação e reconhecer as realizações. É tudo uma questão de empatia, comprometimento e resultados e não de desculpas.

Como ser um bom líder?

Um ponto principal para quem deseja ser um líder bem-sucedido, é dedicar um tempo necessário para ouvir os funcionários. Ou seja, é fundamental que você seja empático e encorajador. Uma maneira de fazer isso é reconhecendo as realizações de seus funcionários sempre que possível – não só quem tem grandes cargos, mas também quem tem cargos pequenos.

Isso os faz sentir-se importantes e valorizados como parte da equipe, o que gera confiança entre todos, ao mesmo tempo em que incentiva a inovação em todos os níveis. Separamos 7 segredos de líderes bem-sucedidos:

1. Seja um bom ouvinte

Para ser um líder bem-sucedido, você deve ter confiança em suas habilidades, mas não ser arrogante. Os melhores líderes são aqueles que incentivam seus funcionários a ter voz ativa e compartilhar opiniões. Isto significa ser um bom ouvinte que pode ouvir com eficácia, ao mesmo tempo em que incentiva a inovação e novas ideias de outros. Ou seja, você não pode liderar se não ouvir os que estão ao seu redor, tanto dentro como fora de sua organização.

Ter a força de agir quando necessário sem sentir a necessidade de obter a contribuição de todos.

2. Seja confiante em suas habilidades, mas não arrogante

Tenha confiança em suas habilidades: Estar confortável com quem você é como líder ajudará com confiança ao tomar decisões ou lidar com situações difíceis. Se você não estiver seguro de si mesmo, isso pode se mostrar na forma como as pessoas respondem a você e percebem seu estilo de liderança – e isso pode ter consequências negativas para os membros de sua equipe, assim como para você mesmo.

3. Seja decisivo e aja rapidamente

Para ser um bom líder, você deve ser capaz de tomar decisões rápidas que ajudarão sua organização a crescer e prosperar. Quando você está confiante no que está fazendo, fica mais fácil para outras pessoas ao seu redor acompanharem qualquer tarefa ou projeto que precise ser feito em seguida. Você não terá nenhum problema em agir rapidamente quando necessário, por causa de quão seguro de si mesmo você se sente sobre o trabalho em questão.

Portanto, quando você vir algo que precisa ser consertado ou melhorado, aja rapidamente! Não espere até que as coisas desmoronem antes de iniciar a mudança – tenha certeza de que você é sempre pró-ativo quando se trata de fazer mudanças positivas dentro de sua organização.

4. Reconheça as realizações de seus funcionários

É importante reconhecer as realizações de seus funcionários, mas é preciso ter cuidado para não elogiá-los tanto. Se você está constantemente elogiando alguém por cada pequena coisa que ele faz bem, isso pode fazê-lo sentir que não tem mais espaço para melhorias ou que ele nunca mais fará nada de errado aos seus olhos.

O líder quer pessoas que são desafiadas por seu trabalho e se esforçam para melhorar a si mesmas porque sabem que merecem resultados melhores do que aqueles que estão obtendo agora. Por outro lado, se você criticar constantemente um funcionário (ou humilhá-lo publicamente), sua confiança diminuirá rapidamente até que ele sinta que nada que ele faça é suficientemente bom – e então não haverá mais espaço para inovação.

5. Ofereça críticas construtivas

Oferecer críticas construtivas é uma forma de incentivar a inovação e as melhorias. Se possível, é importante que o feedback seja em particular. Nesta hora, é preciso que o líder seja sincero, objetivo e específico em suas colocações. Tente ter uma solução em mente quando você der o feedback. Isto facilita para a pessoa que recebe o feedback compreender o que precisa fazer de diferente na próxima vez.

Esteja ciente de sua linguagem corporal e expressões faciais enquanto dá ou recebe feedback. Eles podem fazer toda a diferença em como alguém interpreta o que está sendo dito ou feito.

6. Tenha um planejamento estratégico

Um bom líder sabe o que quer e pode explicar aos outros de uma forma que os ajude a compreendê-lo também. Além disso, ele antecipa o futuro através de alguns questionamentos:

  • O que acontecerá a seguir?
  • Quem será afetado por nossas decisões?
  • Como manter todos engajados?

7. Um bom líder prioriza o trabalho em equipe

Em outras palavras, um bom líder percebe que a melhor maneira de alcançar seus objetivos é conseguir que todos participem. Eles sabem que liderança envolve trabalhar juntos, e entendem que isso significa ajudar os outros a alcançar seus objetivos.

Por fim, um bom líder também aproveita ao máximo os talentos das pessoas, garantindo que elas sejam colocadas em posições onde possam prosperar e tirar proveito de seus pontos fortes.

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Jornalista formada pela Universidade Veiga de Almeida, Pós-graduanda em Gestão da Comunicação Digital e Mídias Sociais (pela IBMR) e Bióloga graduada pela Unigranrio. Interessada em tudo que envolve a escrita e os meios digitais.

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