Digestão – O que é? Como funciona? Tempo e Exercícios Resolvidos

Fome é uma sensação que temos diariamente. Algumas pessoas, no entanto, sentem fome com maior frequência do que outras. Isso depende do alimento que foi ingerido e de sua proporção.

Mas, o que exatamente é fome? É uma sensação fisiológica que nos impulsiona a procurar alimentos para obtermos os nutrientes e a energia necessária para o funcionamento do nosso corpo.

Após a ingestão destes alimentos, a sensação da fome é substituída pela saciedade, que ocorre pelo processo chamado de digestão.

O que é digestão?

Digestão

Digestão é um processo químico e mecânico que ocorre nos animais para transformar os alimentos ingeridos em energia para os processos metabólicos, bem como realizar a quebra dos nutrientes para que possam ser absorvidos.

Este processo ocorre de maneira similar nos animais, mas há certas peculiaridades de acordo com o grupo.

Como funciona a digestão?

Em humanos, a digestão ocorre no trato digestivo, que é composto por cavidade oral, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso e glândulas associadas.

A boca é a estrutura pela qual o alimento entra no nosso corpo. Ali, os dentes e a língua farão a quebra mecânica dos alimentos. Ocorre também a digestão química dos carboidratos, por meio de uma enzima chamada amilase salivar, secretada na saliva.

Depois deste processo, o alimento é direcionado ao esôfago por meio da faringe. O esôfago realiza movimentos peristálticos que transportam o alimento até o estômago.

O estômago também realiza estas contrações e secreta suco gástrico, um liquido ácido que faz a digestão química das proteínas.

Digestão

Depois do estômago, o bolo alimentar se direciona ao intestino, que é composto pelo duodeno, jejuno e íleo. O duodeno recebe o bolo alimentar (quimo) que está bem ácido após o processo sofrido no estômago. Assim, o pâncreas e o fígado secretam suco pancreático e bile, respectivamente, para auxiliar na digestão. Depois da digestão no duodeno, o bolo alimentar se direciona para o jejuno e íleo, porções do intestino que apresentam vários dobramentos, onde os nutrientes serão absorvidos. Estes dobramentos aumentam a superfície de absorção da região.

Então forma-se o bolo fecal, que é a parte que deve ser expelida do corpo. Este bolo se direciona então para o intestino grosso, órgão dividido em ceco, cólon e reto. Nesta região, ocorre a reabsorção de água. Depois disso, o bolo fecal se direciona ao ânus, que é a porção final do intestino grosso. Sua função é armazenar fezes até que a digestão tenha sido finalizada e possa ser expelida.

[PARA MAIS INFORMAÇÕES SOBRE COMO FUNCIONA O SISTEMA DIGESTIVO, CLIQUE AQUI!]

Tempo

O tempo da digestão varia de acordo com o alimento consumido. Carboidrato é o grupo alimentar de mais fácil digestão, ocorrendo entre 1 e 2 horas.

Já as proteínas demoram entre 2 a 4 horas, enquanto as gorduras, que são mais complexas, levam entre 6 e 8 horas. É importante lembrar, também, que este tempo varia de acordo com a quantidade do alimento consumido na refeição.

Digestão

Agora que você já sabe um pouco mais a respeito da digestão, que tal testar os seus conhecimentos nos exercícios que preparamos para você? Basta rolar até o final da página e se divertir! Ah, e não deixe de compartilhar com os seus amigos, desafiando eles também.

Bacharel e Licenciada em Ciências Biológicas pela USP (2016 e 2018), tem 25 anos e é apaixonada pela natureza e por explorar o mundo. Quando não está se aventurando por aí, gosta de aquietar as pernas com livros e séries.

Deixe seu comentário